A Lua na Astrologia relaciona-se com as necessidades básicas e com os instintos mais básicos de sobrevivência. Estas necessidades são tão essenciais ao nosso bem-estar, físico e psicológico que, muitas vezes, nem pensamos nelas. Também é o planeta dos hábitos a que estamos firmemente agarrados e das reações instintivas. Atitudes e comportamentos tão naturais na nossa personalidade que podemos nem nos aperceber deles. É o planeta dos sentimentos e das emoções.
" O glifo da Lua representa o crescente da alma. Liga espírito e matéria e cria a forma do ventre, guardião de uma nova vida. "
Índice
Caracterização Astral
- Qualidade Primordial - Frio e Húmido
- Elemento - Água
- Temperamento - Fleumático (personalidade sensível e reservada, com uma forte motivação emocional)
- Rege/ Dignidade - Câncer/ Caranguejo
- Dia da Semana - Segunda-feira
- Cores - Branco, creme, prateado
- Detrimento/ Conflito - Capricórnio
- Exaltação - Touro
- Queda - Escorpião
- Virtude - Castidade
- Vício - Inveja
- Número - II
- Obstáculos de Vidas Passadas - Excessos emocionais e aspetos relacionados com a figura materna
- Associações - Mãe, antepassados, emoção, ressurreição, ciclos, marés, banhos, maternidade
- Palavras-chave - Emoção, flutuação, sentimento, instinto, proteção, maternidade, humores, reflexão, recetividade, hábitos, infância, ciclos, timidez, segurança, casa, amabilidade, inconsciente, intuição, passado, herança, família, gravidez, fertilidade
Breves Factos da Astronomia Sobre a Lua
A Lua é o maior satélite do sistema solar. A Terra e a Lua estão ligadas gravitacionalmente uma à outra, sendo que o período de rotação da Lua em volta do seu eixo coincide com o seu período orbital à volta da Terra (27,32 dias). Isto significa que vemos sempre a mesma face da Lua e que o seu lado oposto está fora do nosso campo de visão a partir da Terra.
Lua na Astrologia - Subconsciente
Ao longo dos tempos, foram associados diferentes simbolismos à Lua por inúmeras culturas. Sol e Lua são um duo celestial ligado à sucessão do dia e da noite. Cada um reina metade do dia e, a cada um, foram associados mitos e significados.
O Sol e a Lua nascem e põem-se em substituição um do outro dando seguimento ao tempo. Ao longo dos séculos, o Sol foi sendo associado ao mundo superior e a Lua, ao inferior. A função da Lua como reguladora do ciclo menstrual (em latim mensis, “mês”) fez com que fosse ligada à fertilidade das mulheres e das colheitas. A Lua ligou-se ao universo feminino e, o Sol, ao masculino, apesar de não ter sido assim em todas as culturas.
No simbolismo astrológico e psicológico, a Lua representa o reino subliminar - a luz calma e tranquila do inconsciente, em contraste com a iluminação mais brilhante da mente consciente.
Lua na Astrologia - Instintos e Sobrevivência
Para a astrologia, a Lua é um planeta recetivo e passivo. Reflete a experiência de vida e exerce uma grande influência sobre as marés e as emoções humanas. A Lua associa-se às nossas necessidades mais básicas e aos instintos de sobrevivência.
É o planeta dos hábitos arraigados e das reações instintivas, dos sentimentos e das emoções. Representa o instinto da vida, aliado à continuidade das tradições. A influência da Lua na personalidade, reforça a aversão à mudança e a necessidade de ser aceite pelos outros.
Ligada às emoções, todos os signos do Zodíaco sofrem a sua influência. Posicionada num signo controlador, a expressão dos sentimentos pode ser bloqueada. Num signo do elemento Água, a influência da Lua pode gerar explosões emocionais até nos signos associados a um temperamento de natureza calma e tranquila.
Lua na Astrologia - Segurança Física e Emocional
Ligada às necessidades básicas do ser humano, a segurança lunar pode refletir-se quer na estabilidade emocional, no ser-se reconhecido e necessário. No mapa astral, a Lua indica a área de vida, a “casa”, onde a necessidade de segurança é sentida com maior intensidade.
Num signo do elemento Terra, a segurança é uma questão física. Já nos signos do elemento Água, é uma questão emocional. Para estes últimos, acima da integridade física está a afetiva, o ser-se reconhecido e estimado. Para os signos dos elementos Fogo e Ar, a segurança reflete-se em ser livre de responsabilidades e ser-se senhor de si mesmo.
Lua na Astrologia - Alimento para a Alma
A presença da Lua na personalidade também reflete a capacidade ou a incapacidade para compreender e atender às próprias necessidades emocionais. Para além do bem-estar físico, o posicionamento da Lua na carta astral reflete o modo como a pessoa responde e cuida das suas próprias emoções e sentimentos.
Consoante o signo onde cai a Lua, as emoções podem ser mais:
- Sensíveis, temperamentais, profundas, complexas (como quando a Lua cai num signo do Elemento Água - Câncer/ Caranguejo, Escorpião ou Peixes);
- Objetivas, analíticas, exteriorizadas, versáteis (como quando cai nos signos do Elemento Ar - Gêmeos/ Gémeos, Libra/ Balança ou Aquário);
- Pragmáticas, contidas, estáveis, conservadoras (como quando cai nos signos do Elemento Terra - Touro, Virgem, Capricórnio);
- Diretas, simples, verdadeiras, frontais (como quando cai nos signos do Elemento Fogo - Áries/ Carneiro, Leão, Sagitário).
Lua na Astrologia - Conceção e Gravidez
O modo como decorre a gestação e as vivências emocionais da infância, criam memórias e moldam comportamentos que podem durar uma vida. Seja no percurso profissional seja nas relações afetivas, a personalidade que se vai moldando até à idade adulta, e o conjunto de experiências acumuladas pelo caminho, influenciam a forma como cada um se relaciona com os outros e o nível de resistência individual face à frustração.
Lua na Astrologia - A Mãe
A Lua representa o instinto maternal e o início do ciclo da vida. Mas a posição da Lua no mapa astral da criança também pode ajudar a definir o tipo de mãe que melhor a pode ajudar a cumprir o seu potencial. Assim:
- Lua em signos do elemento Água - precisam de uma mãe empática com as suas emoções e que saiba estimular a imaginação.
- Lua em signos do elemento Fogo - precisam de uma figura materna afetuosa e extrovertida, que os incentive a explorar o mundo.
- Lua em signos do elemento Terra - precisam de uma mãe responsável, capaz de estruturar uma boa rotina que transmita regularidade e segurança.
- Lua em signos do elemento Ar - precisam de uma mãe comunicativa, que goste de conversar e de ler histórias, e que incentive a livre expressão.
Lua na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
Quando a Lua está bem posicionada, a disposição é caseira e afável, com um toque de timidez. Quando a Lua está mal posicionada, a disposição é preguiçosa, letárgica e insatisfeita.
Como se Expressa a Lua Através dos Signos?
Lua em Áries/ Carneiro
Emocionalmente obstinada e egocêntrica. Corajosa, afetuosa e sensível. Lua em Áries exige satisfação imediata, quer ser admirada e odeia autoridade.
Lua em Touro
Emocionalmente reprimida. Fiel, possessiva e sem imaginação, com hábitos firmes e instinto maternal. Lua em Touro odeia mudanças e é obcecada com a segurança.
Lua em Gêmeos/ Gémeos
Emocionalmente superficial e frívola. Flexível, volúvel e intuitiva. Lua em Gêmeos racionaliza os sentimentos, reprime as necessidades emocionais, detesta a rotina e faz várias coisas em simultâneo.
Lua em Câncer/ Caranguejo
Emocionalmente reativa. Empática, afetuosa, volúvel, possessiva, vulnerável e muito maternal. Lua em Câncer tem uma enorme necessidade de segurança e não abre mão de nada.
Lua em Leão
Emocionalmente orgulhosa. generosa, confiante, dominante e alegre. Lua em Leão não gosta de ser criticada e gosta de se sentir especial e reconhecida.
Lua em Virgem
Emocionalmente exigente. Inibida, autocrítica, altruísta e insegura. Lua em Virgem analisa os sentimentos, é justa e aprecia a gratidão pelos serviços que presta.
Lua em Libra/ Balança
Emocionalmente dependente. Pacífica, cortês, diplomática, emocionalmente falsa e crítica. Lua em Libra odeia conflitos, faz tudo para agradar e precisa de um parceiro a seu lado.
Lua em Escorpião
Emocionalmente intensa. Perspicaz, impulsiva, sigilosa, rancorosa e ciumenta. Lua em Escorpião teme a rejeição ou o abandono.
Lua em Sagitário
Emocionalmente irrequieta. Independente, franca, livre, bondosa, aventureira e impulsiva. Lua em Sagitário precisa de liberdade e não gosta de dependência emocional.
Lua em Capricórnio
Emocionalmente controlada. Autossuficiente, diligente, responsável, autoritária e insegura. Lua em Capricórnio precisa de sentir que controla tudo e todos.
Lua em Aquário
Emocionalmente imprevisível. Independente, solidária e livre. Lua em Aquário prefere a amizade à intimidade.
Peixes
Emocionalmente sensível. Mentirosa, compassiva, recetiva, empática, imaginativa, irresponsável, influenciável e autocondescendente. A Lua em Peixes tem tendências escapistas.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.