Quíron na Astrologia representa uma chamada de atenção para a necessidade de abandonarmos comportamentos e hábitos nocivos para que, uma vez libertos do passado e do sofrimento, possamos encontrar um caminho renovado, que traga um novo equilíbrio físico e emocional.
" O glifo de Quíron indica que este pequeno corpo celeste funciona como um funil que permite ligar o plano espiritual ao mundo físico, que se tornam num só. "
Índice
Caracterização Astral
- Rege/ Dignidade - Sagitário, Escorpião ou Virgem (por definir)
- Dia da Semana - Por atribuir
- Cores - Por atribuir
- Detrimento/ Conflito - Por atribuir
- Exaltação - Por atribuir
- Queda - Por atribuir
- Virtude - Por atribuir
- Vício - Por atribuir
- Obstáculos de Vidas Passadas - Mágoas não resolvidas, personalidade bipolar, papel de vítima, papel de bode expiatório
- Associações - Sofrimento, encargos e renascimento, saúde holística, instrumentos de cura, ervas medicinais, xamãs, chaves, cavalos, guerra, guerreiro espiritual
- Palavras-chave - Vulnerabilidade, sofrimento, fragmentação, resolução, paradoxo, integração, renúncia, dilemas
Breves Factos da Astronomia Sobre Quíron
Do ponto de vista astronómico, o pequeno Quíron (pronuncia-se kai-ron) não é um planeta. Descoberto em 1977 por Charles T. Kowal, é um pequeno corpo do sistema solar situado entre a órbita de planeta Júpiter e a órbita do planeta Neptuno. Com características semelhantes aos asteróides e aos cometas, foi englobado na categoria de "centauro".
Quíron na Mitologia
Para a Astrologia, este planeta é simbolizado pelo mítico centauro Quíron (o mesmo que empresta a sua lenda a Sagitário). Meio homem, meio cavalo, Quíron é visto pela mitologia como um grande curandeiro, astrólogo e um respeitado oráculo.
Conta a lenda que, ao contrário dos outros centauros, Quíron era inteligente, civilizado, bondoso e erudito. Um dia, quando tentava afastar outros centauros que estavam a causar problemas, Héracles, filho de Zeus, atingiu Quíron por acidente.
Apesar de imortal, Quíron, foi mortalmente ferido e vivia em agonia. No final, renunciou à sua imortalidade e à sua condição de deus para pôr fim à dor e foi elevado aos céus como a constelação de Sagitário.
Quíron passou a simbolizar o sofrimento e as provações que devemos suportar na vida mas, também, a força para enfrentar, lutar e ultrapassar as dificuldades.
Sobre Quíron na Astrologia
SOFRIMENTO. DILEMA. RENÚNCIA. FUSÃO. CURA.
Quíron é o último planeta a ser reconhecido pela Astrologia. A sua órbita altamente excêntrica fez com que fosse associado ao conceito de ponte que une mundos, à integração entre duas realidades, dois opostos, aos dilemas.
Quíron demora oito anos a transitar em Áries (Carneiro), sete em Peixes, e seis em Touro. Em Libra (Balança), fica apenas 15 a 18 meses. Apesar desta grande irregularidade, Quíron leva cerca de 50 anos a completar um ciclo pelos signos e à volta do Sol.
Quíron representa a união entre o "eu" instintivo e a autoconsciência, a vontade de resolver dilemas e paradoxos pessoais. Contudo, dada a sua descoberta recente, o seu significado astrológico ainda está em discussão.
Embora o Quíron mitológico tenha enfrentado um fim trágico, ao libertar-se da dor, ascendeu às estrelas onde se reconciliou com o seu destino. Para a Astrologia, este mito simboliza que as provações que nos são impostas ao longo da vida servem para nos incitar a levantar a cabeça e a lutar.
A fatalidade de Quíron lembra-nos o potencial de crescimento que existe em todas as experiências negativas. Tudo aquilo que nos acontece de mau também pode ser uma oportunidade para um novo começo.
Quíron e os Outros Planetas
Quíron tem uma órbita parabólica, ou seja, cruza as órbitas de outros planetas do sistema solar. O pequeno planeta relaciona-se fortemente com Saturno e Úrano, cujas órbitas cruza de tempos a tempos. Por isso, vai relacionar-se e identificar-se com as influências destes dois planetas - ao contrário dos Nodos da Lua que podem ser ligados à influência de Júpiter para o Nodo Norte e de Saturno para o Nodo Sul.
Quíron na Astrologia - Personalidade e Mapa Astral
No mapa astral, o posicionamento de Quíron indica tudo aquilo que é preciso integrar ou eliminar da nossa vida. Rejeitando e deixando para trás tudo o que não interessa, o que nos pesa e causa mágoa, é possível encontrar soluções para os dilemas e paradoxos da nossa personalidade.
Este processo torna-se necessário para evoluirmos enquanto pessoa, para encontrar novas respostas e repensar no nosso projeto de vida. Só assim podemos caminhar para a renovação espiritual e encontrar um novo equilíbrio pessoal.
- Quíron em signos do elemento Água - carrega mágoas emocionais, traumas relacionados com morte e perda, e separação da alma e do todo (Universo).
- Quíron em signos do elemento Fogo - carrega angústias no ego, desgostos emocionais e dificuldades de auto-expressão.
- Quíron em signos do elemento Terra - carrega feridas no corpo, necessidade de segurança, perfecionismo e autoritarismo.
- Quíron em signos do elemento Ar - carrega mágoas na comunicação, dificuldades nos relacionamentos e necessidade em ser aceite pela sociedade.
Quíron na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
O posicionamento de Quíron no mapa astral simboliza a ferida da alma. Na Astrologia Kármica, este planeta representa a dor, física ou mental, carregada de vida em vida. No mapa, mostra qual a área da vida que precisa de ser curada. A cura está em aceitar a dor, a perda e a mágoa em vez de serem ignoradas.
Quando Quíron está bem posicionado no mapa astral, a disposição é amável e atenciosa. Quando está mal posicionado, a disposição é queixosa e sofrida. A pessoa reserva-se ao papel de vítima e de bode expiatório.
Quíron Através dos Signos
Quíron em Áries/ Carneiro
A mágoa está no ego ou no Eu. A cura está em concentrar-se no próprio Eu.
Quíron em Touro
O sofrimento está no corpo que sofre com a falta de autoestima ou com um sentimento persistente de insegurança pessoal. A cura está em encontrar segurança interior.
Quíron em Gêmeos/ Gémeos
A dor está na dificuldade em fazer-se ouvir. A cura está na defesa das próprias convições e na adoção de um discurso moderado.
Quíron em Câncer/ Caranguejo
A dor está nas emoções e pode manifestar-se em algum desequilíbrio do foro mental. A cura está em prestar mais atenção às próprias necessidades emocionais.
Quíron em Leão
A mágoa está no coração ou na autoexpressão. A cura está na resolução da contradição entre o pensamento racional e o que diz o coração e em ser-se fiel às convições e sentimentos pessoais.
Quíron em Virgem
A ferida pode manifestar-se no plano mental e nervoso, com causas prováveis na excessiva autocrítica e compulsão para o perfecionismo. A cura reside em servir o próximo.
Quíron em Libra/ Balança
E amargura está na relação com os outros ou consigo próprio. A cura reside no encontro do equilíbrio entre as necessidades do "eu" e as de terceiros.
Quíron em Escorpião
A ferida está em traumas provocados por perdas no passado, e que não foram bem resolvidas pelo "eu". A cura está em reconhecer e aceitar o lado mais obscuro da alma.
Quíron em Sagitário
A dor está associada a comportamentos intolerantes e que prejudicam a relação com os outros. A cura está em repensar o sistema de valores pessoais.
Quíron em Capricórnio
A ferida está na indiferença relativamente ao sofrimento alheio, usada como meio de defesa e proteção pessoal. A cura está em encontrar o equilíbrio interior, independentemente da agressividade do meio externo.
Quíron em Aquário
A mágoa vem do sentimento de que não se é aceite pela sociedade. A cura está em alinhar as necessidades individuais com as da sociedade.
Quíron em Peixes
A ferida está na perda de união com o Divino. A cura está em reconhecer o próprio "eu" como divino e integrar este conhecimento no dia-a-dia.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.