Saber em que signo e Casa se posicionavam os Nodos Lunares, no momento exato do seu nascimento é um acontecimento importante em Astrologia. Existem dois Nodos: o Nodo Norte e o Nodo Sul, ou Cabeça do Dragão e Cauda do Dragão, respetivamente, na Astrologia Chinesa. O Nodo Norte representa o caminho da vida e o Nodo Sul os hábitos da infância ou de vidas passadas. Os Nodos Lunares representam lições que temos a aprender e que dizem respeito ao modo como nos relacionamos com os outros.
Índice
Nodo Norte e Nodo Sul. O Que Significam e o Que os Distingue?
Os Nodos Lunares não são corpos físicos mas, sim, pontos imaginários colocado no espaço que assinalam os locais onde as trajetórias da Lua e do Sol se cruzam.
O Nodo Norte representa o local onde a Lua atravessa a eclíptica (projeção sobre a esfera celeste da trajetória aparente do Sol observada a partir da Terra), em direção ao hemisfério norte, enquanto que o Nodo Sul, é o ponto onde a Lua atravessa a eclíptica a caminho do hemisfério sul (ver imagem abaixo).
Os Nodos Norte e Sul estão sempre diretamente opostos um ao outro no céu. Completam um círculo completo através dos doze signos a cada 18 anos. Quando a lua nova e a lua cheia ocorrem em conjunto com os Nodos Lunares, acontecem os eclipses. Nessa altura, Terra, Sol e Lua estão perfeitamente alinhados e refletem uma sombra perfeita.
O Dragão Lunar na Astrologia Chinesa
Na Astrologia Chinesa, os Nodos da Lua são representados por um dragão. O Nodo Norte corresponde à cabeça (Cabeça do Dragão) e o Nodo Sul à sua cauda (Cauda do Dragão). Visto desta forma, compreende-se o simbolismo atribuído a cada um dos Nodos: o do Norte é o ponto onde o alimento é ingerido; o do Sul, é o ponto onde os dejetos são expelidos.
Desta forma, a Cabeça do Dragão é entendida pela Astrologia como a chave para a felicidade. Identifica as áreas de maior potencial de crescimento na vida de cada um de nós. A nossa atenção e cuidados devem, por isso, focar-se no Nodo Norte e no signo da Casa Astral correspondente, para caminharmos no sentido do sucesso e da realização.
Qual o Significado dos Nodos Lunares na Astrologia e no Mapa Astral?
Para a Astrologia, os Nodos Lunares são essenciais para o nosso destino e, por esse motivo, se fizer o seu mapa astral, vai encontrar aí informação sobre os Nodos e como influenciam a sua forma de estar na vida e personalidade.
Os Nodos Lunares representam lições de vida que precisamos de aprender para realizarmos todo o nosso potencial. Estas lições dizem respeito à forma como nos relacionamos com as outras pessoas e estão associadas a determinados padrões de relacionamento.
Identificar os bloqueios que impedem o desenvolvimento de relações harmoniosas e felizes é um dos objetivos do estudos dos Nodos Lunares no mapa astral.
Nodo Norte
No mapa astral, o Nodo Norte representa o futuro e as conquistas que tentamos alcançar na vida. Mas, também, as experiências e os conhecimentos que ainda temos de adquirir e que vão permitir o nosso crescimento pessoal. Em outras palavras, é o nosso caminho de vida.
Nodo Sul
O Nodo Sul, ponto diretamente oposto ao Nodo Norte no mapa astral, representa o conhecimento e as experiências que trazemos do nosso passado e os nossos talentos inatos, muitas vezes expressos na infância.
Em conjunto, o signo solar e a casa onde cai o Nodo Sul no mapa astral, indicam a forma como, tendencialmente, encaramos a vida. Como no Nodo Sul tudo parece natural, fácil e confortável, arriscamo-nos a ficar presos no passado. Podemos tornar-nos em pessoas aborrecidas, limitadas, estagnadas e sem energia.
Qual a Influência dos Nodos Lunares na Astrologia Kármica?
A Astrologia Kármica, ou de vidas passadas, procura as respostas das questões da vida do presente em experiências de vidas passadas. O seu objetivo é ajudar as pessoas a compreenderem as suas relações, vocações, vida familiar e ajudar a encerrar os ciclos de comportamentos negativos que as impedem de atingir o seu potencial pleno.
A simbologia dos Nodos Lunares é particularmente importante na Astrologia Kármica. Recorrendo ao passado para compreender o presente, o Nodo Sul representa a herança do passado. O Nodo Norte representa potencial e o caminho de evolução que a alma escolheu para a vida do presente.
Para a Astrologia Kármica, o grande desafio é ajudar a pessoa a agarrar em tudo o que aprendeu no passado (Nodo Sul) e integrar esse conhecimento pessoal no presente (Nodo Norte). Caso não se consiga encontrar este equilíbrio, a alma fica presa nas suas angústias e não consegue evoluir nem encontrar o seu caminho para a autorrealização.
Quando a alma consegue passar para o Nodo Norte, o Nodo Sul desempenha a sua função de eliminar tudo aquilo que a alma ultrapassou. A harmonia é reposta e um novo ponto de equilíbrio alcançado.
Nodos Lunares e Luminares (Sol e Lua). Que Relação?
Os Nodos completam um ciclo retrógrado a cada 18-20 anos. Este marco representa momentos chave de mudança e podem ser marcados por eventos importantes na vida de cada um de nós.
À medida que a Lua faz a sua viagem à volta da Terra, percorre os 12 signos em, aproximadamente, 28 dias. Fica em cada signo cerca de dois dias e meio.
Para compreender os Nodos Lunares, é preciso ter em conta o seu posicionamento tanto ao nível do signo como da Casa Astral. Quando está em Leão, por exemplo, a Lua favorece ou reforça determinados propósitos e as características da personalidade associadas a este signo. Quando se move para Virgem, acontece o mesmo, e assim sucessivamente, à medida que atravessa todos os signos.
No mapa astral, a posição dos Nodos Lunares no Sol ou na Lua sugere diferentes níveis de evolução da alma e caminhos mais ou menos trabalhosos a percorrer. Quando o:
- Nodo Norte está posicionado no mesmo signo que o Sol, as qualidades positivas do signo são realçadas;
- Nodo Norte está no mesmo signo que a Lua, as qualidades positivas do signo as suas energias negativas podem atrasar o processo de evolução da alma;
- Nodo Sul está no mesmo signo que o Sol, as qualidades positivas do signo as suas energias negativas podem atrasar o processo de evolução da alma;
- Nodo Sul está posicionado no mesmo signo que a Lua sugere dificuldades em abandonar padrões negativos passados, exigindo mais esforço da alma para progredir.
Como Se Expressa a Lua Através dos Signos do Zodíaco?
Lua em Áries/ Carneiro
Novos começos, ego, purificação do corpo, início de novas atividades financeiras, liderança, coragem, construção, cirurgia, bravura, independência, vitalidade, entusiasmo, assuntos pessoais e de personalidade, pode representar um momento de comportamentos impulsivos.
Lua em Touro
Dinheiro, crescimento, auto-estima, prosperidade, negócio, possessão, valores pessoais, investimento e investidores, beleza, geologia, gemas e minerais, artes, massagem terapêutica, amor, benefícios a longo prazo.
Lua em Gêmeos/ Gémeos
Comunicação, ensinar e aprender, viagens curtas, irmãos, escrita, comprar e vender, carros e transportes, fotografia, dualidade, adaptabilidade, comunicação familiar, pode representar momentos de inquietação e de mudança.
Lua em Leão
Autoridade, sucesso, criatividade, fama e reconhecimento, amor e romance, crianças, passatempos, férias e lazer, jogo e especulação na bolsa de valores, artes criativas, entretenimento, sexo e paixão, felicidades, pode representar um período de necessidade de receber elogios e bajulações.
Lua em Virgem
Trabalho, saúde e cura, serviço, discernimento, escrita, animais de estimação, medicina natural, ervas, limpeza, organização, pensamento crítico e abstrato, inteligência, detalhes, nutrição, artesanato, ética, voluntariado, trabalho comunitário.
Lua em Libra/ Balança
Assuntos legais, contratos, casamento, esforço criativo, negociação, sociedade, diplomacia, equilíbrio e harmonia, música, design de interiores, aconselhamento, amor, interação social, tempo para focar nas relações.
Lua em Escorpião
Poder, sexualidade, morte, conquistas psíquicas, o oculto, transformação, fertilidade, regeneração, taxas e seguros, investimentos, segredos, lei, espionagem, emoções sensíveis e intensas, poder psíquico, herança.
Lua em Sagitário
Viagens longas, conhecimento e aprendizagem superiores, confiança, coração generoso, otimismo, crescimento espiritual, novas oportunidades, sorte, expansão, países e pessoas estrangeiros, juízes, filosofia, publicações e editores, animais, ética, sabedoria, valores partilhados, cultura.
Lua em Capricórnio
Carreira, imagem pública, honras e reputação, política, governo em gera, grandes empreendimentos, negócio, depressão, pensamento lógico e racional, pai, karma, sabedoria que vem da experiência, estrutura, disciplina, organização, ambição, conquistas, aquisições, realização.
Lua em Aquário
Trabalho em grupo, mudança, aventura, libertação, esperanças, desejos, amigos, eletrónica, new age, ideais humanitários, preocupações sociais, espaço, extra-terrestres, voos, aeronáutica, altruísmo, desenvolvimento, descoberta, irmandade.
Lua em Peixes
Criatividade, intuição, cura emocional, habilidades psíquicas e consciência, espiritualidade, vida aquática e pesca, drogas, químicos, o subconsciente, sonhos, hipnose, cinema, dança, representação, pintura, medicina, locais exóticos, vidas passadas, profecias, fantasia, Karma, expansão da consciência, revelações, desenvolvimento interior, religião, devoção ao Divino.