Mapa Astral - O Que é, Elementos e Como Interpretar

Saiba o que é o mapa astral, o que diz sobre a sua personalidade astrológica e como os signos, planetas e Casas se relacionam entre si.

O mapa astral é um círculo que representa a posição dos astros no céu no exato momento do seu nascimento. Este círculo divide-se em doze Casas, representando, cada uma delas, diferentes áreas da vida. No exterior do ciclo, posicionam-se os 12 signos do Zodíaco.

O mapa astrológico insere-se na esfera celeste, ou seja, no ambiente astral que nos rodeia quando, a partir da Terra, olhamos para o céu. No sistema geocêntrico (que considera a Terra no centro do sistema solar, sendo o sistema usado pela maioria dos astrólogos), a pessoa está no centro do mapa, representada pela Terra.

O Mapa Astral na Astrologia

No mapa astral, para além do Sol, da Lua e do Ascendente, lê-se que planetas estão em que Casas, a forma como a sua trajetória se cruza e os graus entre eles. Por exemplo, a Casa 1 representa a consciência do "eu" e a Casa 7 a descoberta do outro.

Através do estudo do mapa natal, a Astrologia torna-se numa ferramenta que levanta o véu sobre comportamentos e padrões da personalidade. O mapa mostra as tendências emocionais, físicas e energéticas inatas, e o modo como encaramos e resolvemos os desafios do dia a dia.

Este autoconhecimento (e o dos outros, quando lhes aplicamos os princípios do conhecimento astrológico), não responde certamente a todas as questões mas ajuda a clarificar algumas delas. Este maior conhecimento, de nós e dos outros, permite-nos entender não só a nossa forma de ser mas, também, o mundo.

Os primeiros registos da Astrologia surgiram no Médio Oriente, com os caldeus (povo semita do Sul da Mesopotâmia), onde há registos do primeiro mapa astral da História, feito no ano de 410 a.C.. Este mapa é uma imagem dos astros, tal como são vistos a partir da Terra, no exato momento do nascimento. É como que uma fotografia que os astrólogos tiram ao céu, fixando os elementos num momento único. Por isso, é tão importante conhecer a hora e o local do nascimento, para além da data de nascimento.

O Mapa Astral e a Personalidade Astrológica

A relação entre os planetas, signos e Casas no nosso mapa astral, permite-nos obter uma visão única e personalizada sobre quem somos. Trata-se da nossa individualidade. Do modo como encaramos os vários aspetos da vida, como nos vemos a nós próprios, como comunicamos e nos relacionamos.

Ao viajar pelas 12 Casas, tem a possibilidade de compreender que área da vida é mais importante para si, que desafios ou dificuldades encontra ao longo do caminho e que qualidades revê em si para os ultrapassar.

O mapa natal é, por isso, uma representação da sua verdade, da sua autoimagem e do modo como se apresenta, encara e interage com o mundo que o rodeia.

Porque Está a Terra no Centro do Mapa Astral?

Na carta astral, a pessoa em análise está no centro. Sabemos hoje que a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário como se acreditou no passado, mas, para a Astrologia, a Terra mantém-se no centro do mapa e, por esse motivo, não aparece ai representada.

Para o ramo da Astrologia que continua a basear os seus estudos no sistema geocêntrico, é na Terra que as pessoas existem e definem a sua realidade. Por esse motivo, o nosso planeta continua a ser representado no centro do mapa.

Nesta conceção, a pessoa está no centro e os elementos astrológicos giram em torno dela. Pelo mesmo motivo, a Terra, apesar de ser um planeta, não é considerado na análise astrológica. A Terra é o centro do mapa.

Contudo, alguns astrólogos podem basear a sua análise no sistema heliocêntrico (com o Sol colocado no centro do sistema solar). Neste caso, a Terra aparece representada no mapa por um circulo com uma cruz no seu interior.

Quais São as Áreas em Destaque no Mapa Astral?

Com base no estudo da posição e nas relações entre si dos planetas, Casas, signo Ascendente, e restantes signos do Zodíaco, todas as áreas da vida e as energias nelas presentes são consideradas no mapa. Assim, a Astrologia serve-se de alguns elementos astrológicos fundamentais e que constituem a raíz do estudo do mapa individual:

Casas Astrológicas e Leitura do Mapa Astral

No momento em que nasceu, os planetas estavam posicionados em signos e Casas específicos. Quando um astrólogo interpreta a sua carta natal, mistura o significado de cada um dos planetas presentes no mapa e a Casa onde estão posicionados. É esta interação entre os vários elementos astrais que permite mapear os obstáculos ou desafios que poderá vir a enfrentar.

Quando os planetas visitam uma Casa, eles iluminam essa parte do mapa e energizam essa mesma Casa. Através desta informação, é possível vislumbrar quais as áreas da vida em destaque, dando pistas para agir e tomar melhores possíveis.

O Que Significa o Posicionamento dos Planetas no Mapa Astral?

O posicionamento dos planetas revela os comportamentos. A forma como encara e reage aos eventos da vida. A análise da posição do planeta Quíron também permite fazer uma análise kármica (vivências que a alma trouxe de experiências passadas para o presente).

No mapa astral, os planetas aparecem representados nas Casas e pelos signos. O posicionamento dos planetas no mapa corresponde à movimentação em graus, minutos e segundos que cada um dos planetas ocupava no exato momento em que nasceu.

Como se Marca a Posição dos Planetas no Mapa Astral?

O mapa astral é formado por uma roda (designada como roda plana) com 360º. Todos os deslocamentos ou posições dos planetas são marcados em graus, minutos e segundos. Um grau corresponde a 60 minutos e um minuto a 60 segundos.

Os planetas relacionam-se e são marcados em função da posição dos restantes elementos presentes no mapa:

1. Posição dos 12 Signos  

Na roda do mapa existem 12 signos. Cada signo ocupa uma área de 30º (360º a dividir por 12 signos). 

2. Posição das Casas

A área ocupada pelas Casas astrológicas no mapa varia segundo o local de nascimento (cidade e pais) - as Casas são determinadas pelas coordenadas geográficas do local de nascimento. 

3. Posição do Signo Ascendente

A hora do nascimento é uma informação fundamental para calcular o mapa astral. Isto porque é a hora do nascimento que marca o Ascendente (ou signo ascensional), e, este, o início da contagem das Casas.

Quando a hora e os minutos do nascimento são desconhecidos, não é possível marcar com rigor as 12 Casas nas mapa (alguns astrólogos fazem acertos quando a hora é conhecida de modo a produzir o mapa). Isto significa que há informação muito importante que fica oculta e que não é possível analisar. O estudo do mapa fica reduzido a dados bastante genéricos.

Signos, Planetas e Casas - Como se Relacionam Entre Si?

No mapa astral, os planetas estão posicionados numa Casa e num signo. Os planetas usam a energia do signo para se expressarem nas Casas, ou seja, numa determinada área da vida. Por exemplo, ter Marte em Capricórnio na Casa 10, significa que o potencial de Marte usa a energia de Capricórnio para se expressar na carreira e na forma como a pessoa lida com as questões do sucesso profissional. Assim:

  • Os signos representam as características da personalidade.
  • As Casas representam as áreas da vida onde as coisas acontecem.
  • Os planetas representam a força, a energia em destaque.

Entre os planetas, existem os aspetos planetários que indicam os relacionamentos entre as diferentes áreas da vida (ou Casas), as energias entre os planetas e as energias entre os signos. 

Para além destes pontos, alguns astrólogos usam outras referências astrológicas nos seus estudos. São os chamados pontos fictícios (pontos que não existem fisicamente, não têm matéria, e que são calculados em relação ao posicionamento de outros elementos). Entre eles, incluem-se a Fortuna e os Nodos Lunares.

  • Fortuna - sintetiza o posicionamento do signo solar, do signo lunar e do signo ascendente.

Como Fazer o Meu Mapa Astral?

Pode realizar o seu mapa astral recorrendo a um astrólogo competente ou através das ferramentas que existem online. Se estiver mesmo disposto a isso, também pode criar o seu mapa astrológico com a ajuda de literatura especializada.

Conheça mais sobre os planetas da Astrologia tradicional e da Astrologia moderna e por que Quíron é utilizado, sobretudo, na Astrologia kármica.