Câncer (Caranguejo) é o quarto signo do Zodíaco. Membro da qualidade Cardinal, Feminino e do elemento Água. O símbolo de Câncer são as pinças do caranguejo e o seu planeta regente é a Lua. O Sol entra no signo Câncer por volta do dia 22 de junho e sai por volta de 22 de julho (solstício de verão).
Este é o primeiro mês de verão no hemisfério norte e as características de Câncer são influenciadas pelo amadurecer das energias que começaram a despontar na primavera. Esta é a fase em que tudo precisa de atenção e de nutrição para atingir o potencial máximo de desenvolvimento, o que se reflete no instinto do canceriano de proteger os outros.
Índice
Características do Signo Câncer
- Data - de 22 de junho a 22 de julho (+/-)
- Palavra-chave - EU SINTO
- Descritores - Sensível / Temperamental
- Atributos - Amável, ambicioso, atrevido, criativo, carinhoso, colecionador, cuidador, caseiro, emocionalmente inteligente, disponível, discreto, defensivo, empático, harmonioso, intuitivo, inseguro, gentil, generoso, gracioso, leal, observador, protetor, pensativo, resistente, reativo, reservado, sensível
- Impulso - Apoiar
- Anatomia - Seios, estômago
- Planeta regente - Lua
- Símbolo - Pinças do caranguejo
- Dualidade - Feminino
- Polaridade - Negativo
- Elemento - Água
- Qualidade - Cardinal
- Casa - Quarta
- Cor - Prateado
- Cristais - Pedra-lua, prata, pérola
- Signo oposto - Capricórnio
Câncer - O Protetor
O Câncer (Caranguejo) é o mais amável, sensível e disponível dos signos do Zodíaco. É dotado com criatividade e intuição. Sob a influência da Lua, são pessoas muitos ligadas às emoções. Às suas e às das outras pessoas. É um signo sensitivo, que se preocupa genuinamente com o bem-estar dos outros. Por vezes, são demasiado generosos e esquecem-se das suas próprias necessidades em benefício das alheias.
O lado desfavorável de Câncer pode manifestar-se como insegurança e sensibilidade excessivas. Podem ser facilmente influenciadas e, por isso, precisa de aprender a dominar as suas inseguranças interiores e a equilibrar o peso entre as suas emoções e as dos outros.
Câncer na Mitologia
Segundo a lenda, Crios era um caranguejo gigante que guardava as ninfas do mar do reino de Poseidon. Era imponente e imortal e completamente dedicado ao seu papel de protetor. Certo dia, algumas ninfas escaparam e Crios enviou Vamiri, uma lula gigante, para as recuperar. Em vez disso, Vamiri decidiu devorá-las.
Quando regressou, Crios não lhe perdoou a traição e combateu com ela até a matar. Ferido e com dores agonizantes, foi socorrido por Poseidon que aliviou a sua dor pondo-o no céu como a constelação de Câncer. Do céu, Câncer recorda-nos a natureza protetora deste signo, o seu cuidado e a sua força vulnerável.
Energias Positivas do Signo Câncer
O nativo de Câncer guia-se primordialmente pelo coração, não pela cabeça. É extremamente sensível às emoções, bem-disposto e atrevido, conquistando facilmente o carinho dos outros. Dedica-se totalmente à família e aos filhos.
A inteligência emocional do canceriano é insuperável e isto significa que é extremamente empático. Em conjunto com uma intuição aguçada, são os melhores guardiões de todo o Zodíaco. Os benefícios de uma inteligência emocional, são essenciais para relações sociais e amorosas mais equilibradas e gratificantes. São, por isso, cuidadores por excelência. Estão sempre atentos e disponíveis para atender as necessidades dos outros, mesmo que isso implique secundarizar-se.
É também um signo caseiro, que encontra no seu lar o sossego e a harmonia de que necessita para se manter emocionalmente equilibrado e saudável. Para este nativo, muitas vezes associado à maternidade, a sua casa é um santuário. A família (e os amigos, que considera como família alargada) são os pilares da sua vida. O seu bem-estar está sempre à frente de tudo e serve de guia para todas as decisões que tem que tomar.
Adora receber os amigos em casa, mas não de surpresa. O canceriano gosta de estar preparado para os convidados. Criativo, estimulante, caloroso e generoso (por vezes, demasiado generoso), recebe bem as pessoas e relaciona-se facilmente com desconhecidos. A sua despensa está sempre repleta de tudo o que precisa (ou nem por isso). Mas, para o Câncer, mais vale prevenir do que remediar. Hoje pode não ser necessário, mas amanhã, nunca se sabe. Podem aparecer muitas pessoas em casa sem contar e não pode haver falta de mantimentos para os nutrir a todos.
Outra característica de Câncer é a sua grande apetência para colecionar. Desde criança, guarda tudo. Qualquer objeto tem um significado emocional e é guardado no baú das recordações. Dificilmente se separa daquela pedrinha que recolheu nas férias da praia, há muitos anos.
Potencial Harmónico
Amável, ambicioso, atrevido, criativo, carinhoso, colecionador, cuidador, caseiro, emocionalmente inteligente, estimulante, disponível, discreto, empático, harmonioso, intuitivo, gentil, generoso, gracioso, leal, observador, protetor, pensativo, resistente, sensível.
Energias Negativas do Signo Câncer
Duas características que se destacam pela negativa quanto à influência de Câncer na personalidade, são a sensibilidade exacerbada e a insegurança pessoal. Regido pela Lua, os estados de espírito deste signo são inconstantes.
Câncer é o espelho do Zodíaco. Absorve e reflete tudo o que os outros sentem e o que ele próprio sente. Como funde o que sente com os sentimentos alheios, deve evitar estar junto de pessoas negativas. Caso contrário, sofre demasiado e afunda-se num estado de angústia emocional do qual lhe é difícil sair.
Os nativos de Câncer protegem-se uns aos outros, isto deve-se à sua necessidade de segurança. Podem ser fortes e resistentes, ultrapassando todos os obstáculos com que se deparam na vida. No entanto, não sem consequências para a sua estabilidade interior. Apesar disso, exteriormente, comportam-se como rochas. Sólidas, firmes e sempre disponíveis, para proteger, defender, prestar apoio e ajudar.
Câncer é um signo ambicioso que trabalha em excesso. Esta ambição (ao contrário de Capricórnio), não é motivada pelo status social e económico mas pela necessidade de segurança. A ambição é impulsionada pelo medo de não ter o suficiente para assegurar a satisfação das suas próprias necessidades e as da sua família. Por este motivo, são conservadores nas decisões que tomam e ponderam muito bem os riscos.
Leal e protetor, exige o mesmo em troca. Quando se sente traído ou desprotegido, afasta-se e desenvolve sentimentos rancorosos que dificilmente ultrapassa. Em situações extremas, fecha-se e evita a aproximação dos outros.
Potencial Desarmónico
Amargo, defensivo, inseguro, influenciável, mal-humorado, rancoroso, reativo, reservado.
Como Melhorar?
Se é Nativo do Signo Câncer
- Aprenda a controlar as suas emoções. Tente fundir o que sente com alguma lógica para evitar precipitar-se quando fala ou age.
- Faça uma pausa para pensar antes de agir.
- Evite pessoas tóxicas e pessimistas, que contaminam as suas emoções.
- Conheça-se a si mesmo e proteja-se contra os oportunistas. Aprenda a definir e a criar limites. Proteja a sua bolha pessoal.
- Não tenha medo de se impor e de fazer o que pensa estar certo, sem ficar dependente da aprovação alheia.
- Combata os seus sentimentos de raiva e de ressentimento. Resolva o que tem a resolver e esqueça a situação, seja qual for a sua decisão.
- Quando alguém o magoar ou desiludir diga-lhe isso mesmo em vez de se afastar.
- A vida nem sempre é perfeita, mas não tenha medo de a viver e de ser feliz.
Se Convive com Um Nativo do Signo Câncer
- Não reaja de imediato a comportamentos dramáticos. Deixe passar o momento e depois converse racionalmente sobre o que aconteceu.
- No trabalho, a reatividade emocional pode ser um problema. Ajude o seu colega a gerir melhor as suas emoções.
- Não leve a mal o comportamento brusco e defensivo de Câncer. Por vezes, só precisa que alguém lhe diga que é muito cansativo lidar com alguém desconfiado que vive na defensiva.
- Tenha presente que, para o Câncer, segurança é tudo.
O Signo Câncer no Amor
Considerado um dos signos mais sentimentais do Zodíaco, os nativos de Câncer são uns eternos apaixonados e possuem um instinto quase materno para cuidar de quem está do seu lado. No entanto, as emoções de Câncer nunca o deixam sentir-se suficientemente seguro para se deixar descontrair por completo e viver o amor. A possibilidade de rejeição assusta-o, o que o impede de se entregar por inteiramente a relações profundas.
Como amantes, costumam ser parceiros sensuais e meigos, generosos e desejosos de agradar. Câncer apaixonado costuma ser fiel e enquanto for correspondido com amabilidade, não abandonará a relação. Quando algo corre mal, tem tendência para guardar rancor e aprisionar sentimentos passados.
A Criança do Signo Câncer
O seu bebé Câncer irá mudar de disposição tão frequentemente como você lhe muda as fraldas. A criança deste signo guarda muitas memórias, e muito cedo já que os sentimentos e as emoções estão sempre à flor-pele. Muito admirada com o mundo, adora tudo o que seja colorido e com movimento.
A mente atarefada do seu pequeno bebé está sempre a registar tudo o que ouve e vê. Os seus olhinhos vibram com tudo o que se passa à sua frente. Adora que falem e interajam com ele. Detesta estar sozinho ou sentir-se esquecido. Muito sensível, pode ir facilmente às lágrimas para, logo a seguir, o brindar com um sorriso cheio de alegria e ternura.
Os Signos do Zodíaco
- Áries/ Carneiro - 21 de março a 20 de abril
- Touro - 21 de abril a 21 de maio
- Gêmeos/ Gémeos - 22 de maio a 21 de junho
- Câncer/ Caranguejo - 22 de junho a 22 de julho
- Leão - 23 de julho a 23 de agosto
- Virgem - 24 de agosto a 23 de setembro
- Libra/ Balança - 24 de setembro a 23 de outubro
- Escorpião - 24 de outubro a 22 de novembro
- Sagitário - 23 de novembro a 21 de dezembro
- Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro
- Aquário - 21 de janeiro a 19 de fevereiro
- Peixes - 20 de fevereiro a 20 de março
O seu signo estelar (ou solar) é o signo do Zodíaco (Áries, Touro, etc.) no qual o Sol estava no momento em que nasceu. As datas de início e de término dos 12 signos são aproximadas, uma vez que o dia do mês em que o Sol entra nos vários signos pode mudar de ano para ano. Por outro lado, é impossível pretender que todas as pessoas que nascem na mesma data tenham a mesma personalidade, pensem da mesma forma ou vivam relacionamentos e experiências semelhantes. O signo estelar é uma pista para desvendar a natureza e os traços mais relevantes da personalidade, não deixando, contudo, de ser genérico e parcial. Só o seu mapa astral lhe permitirá obter informação individualizada sobre a sua forma de ser e potencial de desenvolvimento.