Signos de Água na Astrologia - Significado e Características

Para a Astrologia, o Elemento Água simboliza a intuição, a sensibilidade e o lado emocional. É este Elemento que rege as emoções e a mente subconsciente. Os signos de Água são: Câncer, Escorpião e Peixes.

Na Astrologia, existem quatro Elementos, ou Triplicidades, cada um constituído por três signos. Os signos de Água são: Câncer/ Caranguejo, Escorpião e Peixes. Água simboliza a intuição, a sensibilidade e o lado emocional. É este Elemento que rege as emoções e a mente subconsciente. Uma vez que a lógica e a emoção não andam de  mãos dadas, torna-se bastante complexo compreender totalmente todas as suas nuances.

Este Elemento age como um espelho, que reflete a luz e ao mesmo tempo exibe no seu próprio mundo uma enormidade de perspectivas, reflexos, segredos e ilusões. Água é o reino submerso do retraimento, das angústias, dos medos, dos devaneios, dos sonhos e da absorção das influências à sua volta. 

O que são os Elementos na Astrologia?

Na Astrologia, a energia dos planetas no mapa astral é filtrada pelos quatro Elementos - Fogo, Terra, Água e Ar e cada um dos signos solares faz parte de um destes grupos. As características naturais de cada Elemento a que cada signo pertence influencia a personalidade dos nativos desse signo e representa posturas diferentes de encarar a vida.

O elemento a que cada signo pertence é também muito importante para compreender as compatibilidades desse signo. Tal como sucede na Natureza, o Fogo é alimentado pelo Ar, mas apagado pela Água, que por sua vez se liga melhor com a Terra, nutrindo-a e proporcionando-lhe estabilidade.

Em conjunto, os quatro Elementos representam as forças do mundo natural e, de certa forma, dependem da existência uns dos outros para encontrar o seu próprio equilíbrio e para criar um fluxo geral de energia equilibrado.

O que Significa ser um Signo de Água?

A característica mais evidente do Elemento Água é a sensibilidade. A empatia, a intuição, a fantasia, os sonhos, os afetos, os sentimentos são o campo de ação por excelência desta personalidade. A abstração do bem material ressalta neste Elemento.

Os signos de Água são, essencialmente, guiados pelos sentimentos e pela intuição. Precisam de sentir as coisas na sua totalidade e apresentam uma resposta aos estímulos, sobretudo, emocional. Por este motivo, tendem a ser mais sensíveis, sentir a dor dos outros com mais facilidade e cultivar a compaixão, muitas vezes pendendo para o altruísmo.

Água é o mais sensível de todos os Elementos. É o Elemento do sexto sentido, da presciência. A motivação vem de dentro, normalmente associada a um estimulo emocional. Em equilíbrio, Água é calma, doce, cordial, sensível e empática. Sem este Elemento, as emoções são contidas e rígidas.

Ao contrário dos signos de Fogo, cheios de atividade e com uma fé capaz de “mover montanhas”, Água representa as emoções, as sensações, a perceção. A predominância deste Elemento na personalidade, tende para a melancolia, depressão e desmotivação fácil. Esta inconstância emocional, muito ligada ao sentimentalismo relacionado com este Elemento, torna mais difícil para as pessoas de Água manterem um fluxo constante e linear por muito tempo.

Quando Água se apresenta em excesso no mapa astral, a pessoa pode ser extraordinariamente sensível e magoar-se emocionalmente com muita facilidade. Tudo a afeta. Os signos de Água, são como que esponjas. Quando inseridos num ambiente positivo, onde tudo está harmonia, a pessoa está bem e sente-se emocionalmente equilibrada. Se, pelo contrário, vive num ambiente tóxico, carregado de energias negativas, sente-se mal e torna-se pessimista.

Como a pessoa é permeável tudo, precisa de criar resistência às influências do meio, especialmente, se este lhe é adverso. De outra forma, sofre demasiado com as circunstâncias externas que, por vezes, não depende de si controlar. Elemento Frio e Húmido, é uma personalidade que facilmente se molda às opiniões das pessoas e às características do meio.

O Elemento Água tem uma outra característica muito própria; recolhe várias influências do meio envolvente e das pessoas com quem se relaciona, mas não consegue organizá-las e dar-lhes uma coerência. É, no fundo, uma personalidade constituída por inúmeras partes soltas que não estão ligadas entre si com um fio condutor. A pessoa pode acabar por perder o seu sentido de identidade ao agregar em si múltiplas influências, mas sem conseguir moldá-las e formar a sua própria personalidade. Esta característica pode originar dilema, dificultar a tomada de decisão e causar ansiedade sobre os próprios pensamentos. 

Os signos de Água possuem um lado misterioso, parecendo que estão constantemente à procura de distanciamento social. Em geral, mostram gentileza, empatia e generosidade, mas quando feridos ou em perigo, podem tornar-se imprevisíveis, impulsivos e de sentimentos exacerbados. 

A ausência do Elemento Água no mapa astral pode ser um indicador de falta de sensibilidade. Apesar de a racionalidade ser importante, as emoções, os sentimentos são parte fundamental da existência humana. A dificuldade em expressar emoções, a personalidade “fria” pode ser um reflexo da falta deste Elemento.

Quais são os signos de Água?

O Elemento Água na Astrologia rege as emoções, a mente subconsciente e a sensibilidade, sublinhando os signos de Câncer/ Caranguejo, Escorpião e Peixes. 

Câncer

Câncer/ Caranguejo

Extremamente emocional, este signo vive focado no lar e na família. Por ser demasiado sentimental, o Cardinal Câncer tem um sério problema com o apego, tendo tendência para viver preso ao passado e a tudo o que se refira a velhos tempos e recordações. 

Escorpião

Escorpião

Este signo é especialista em entender desejos profundos, motivações e conexões íntimas. De natureza intuitiva, o Fixo Escorpião tem uma certa tendência para a desconfiança, não permitindo que qualquer pessoa entre facilmente na sua vida.

Peixes

Peixes

Compassivo e impressionável, este signo tem uma compreensão do mundo a um nível espiritual. O Mutável Peixes procura um sentido mais amplo para a existência e muitas vezes tende a preferir o distanciamento e a fuga da realidade. Em Peixes, as desilusões são as maiores causas das suas crises emocionais. 

Os Signos de Água são Compatíveis com…

Os nativos do Elemento Água com os signos de Terra fazem uma combinação bastante favorável. De cooperação intensa e constante, Terra e Água podem formar um belo par, com sentimentos e pensamentos balanceados na medida certa.

Os Signos de Água podem ter mais Dificuldade em Relacionar-se com…

Os signos de Água têm alguma dificuldade em lidar com os nativos de Ar. Os signos de Água expressam os seus sentimentos de forma não verbal, o que pode ser bastante desconcertante para os faladores e expressivos signos de Ar. Além disso, o Elemento Água gosta de viver no seu ritmo, de acordo com as suas vontades e direção; já Ar gosta de ser ele a indicar o caminho e dificilmente respeita a vontade do parceiro.

Os Elementos na Astrologia