Signos de Terra na Astrologia - Significado e Características

Na Astrologia, o Elemento Terra simboliza o sentido prático da vida, a estabilidade e o lado material das coisas. Os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio.

Na Astrologia, existem quatro Elementos, ou triplicidades, cada um constituído por três signos. Os signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Terra é o Elemento mais estável e seguro energeticamente, aquele com a vibração mais lenta e, por isso, mais densa. Este Elemento simboliza o sentido prático da vida, a estabilidade e o lado material das coisas. A procura constante pela estabilidade e segurança faz com este Elemento tenha dificuldade em lidar com mudanças bruscas.

Aliado a Terra, está a produtividade e o poder. Com uma energia que influencia a capacidade de realização sólida e consistente, para este Elemento, obter ganhos é de suma importância. Em Terra há uma maior afinidade com os limites, com o mundo material e os sentidos físicos.

O que são os Elementos na Astrologia?

Para a Astrologia, a energia dos planetas no mapa astral é filtrada pelos quatro Elementos - Fogo, Terra, Água e Ar e cada um dos signos solares faz parte de um destes grupos. As características naturais de cada Elemento a que cada signo pertence influencia a personalidade dos nativos desse signo e representa posturas diferentes de encarar a vida.

O Elemento a que cada signo pertence é também muito importante para compreender as compatibilidades desse signo. Tal como sucede na Natureza, o Fogo é alimentado pelo Ar, mas apagado pela Água, que por sua vez se liga melhor com a Terra, nutrindo-a e proporcionando-lhe estabilidade.

Em conjunto, os quatro Elementos representam as forças do mundo natural e, de certa forma, dependem da existência uns dos outros para encontrar o seu próprio equilíbrio e para criar um fluxo geral de energia equilibrado.

O que Significa ser um Signo de Terra?

O simbolismo de Terra está ligado à estabilidade, à construção, à permanência. Esta é uma personalidade prática e cheia de bom senso, que trabalha sem pressa e continuamente de modo a atingir os seus objetivos, sem nunca perder o foco na meta.

Terra, tende a ser introspetiva, paciente, passiva e empática, e tem uma relação muito particular com o tempo. De natureza calma e fria, os signos Terra são resilientes, dotados de uma grande força de vontade e de superação. São "construtores" leais e mantêm a sua força interior em tempos difíceis. Ao contrário da personalidade do Elemento Fogo, Terra cria pacientemente as bases para, depois, alicerçar e sustentar o seu crescimento.

Terra é o Elemento mais preocupado com a segurança e o mais prático de todos. A partir do caos, cria forma; tem a vocação de moldar a matéria. A sua energia concentra-se na satisfação das necessidades básicas - segurança, alimento e calor. Terra em equilíbrio é tolerante, paciente, eficiente, constante e realista. A falta deste Elemento sugere uma personalidade mergulhada nas suas próprias emoções, com energia dispersa e instável.

Dada a sua natureza, as personalidades de Terra precisam de se fixar, de criar raízes - de sentir a segurança dos pés bem enterrados no chão. Esta é a base na qual cimentam todas as suas possibilidades de desenvolvimento material e pessoal. Terra é riqueza, abundância e paciência. São pessoas sensoriais, que sentem pelo tato. Valorizam mais a proximidade física, o contacto com o meio e com as pessoas, do que a conexão no plano mental.

Também são pessoas práticas, que lidam extremamente bem com o plano material e que trabalham com afinco para obterem recursos que trarão a segurança que almejam. Como tal, os nativos deste Elemento não são adeptos da mudança. Os signos de Terra prezam pela ordem e procuram seguir os padrões estabelecidos, sem correr muitos riscos.

Por conta de uma postura altamente objetiva, o plano da criatividade pode ficar comprometido, sem espaço para ideias mirabolantes. Apesar de serem pessoas tolerantes e pacientes, a teimosia e a inércia faz com que sejam nativos de ideias fixas e instigá-los aos seus limites pode provocar reações nada agradáveis. 

Em excesso no mapa astral, a influência do Elemento Terra pode levar à sobrevalorização dos bens materiais, enquanto meio essencial para o sentimento de segurança. Não é só a vontade de ter mais dinheiro, mas tudo aquilo que envolve o plano físico, como a sexualidade ou o status social. Também pode aumentar a tendência para o pessimismo, a cristalização de hábitos e de comportamentos, para a fixação de uma rotina, para a estagnação, para a necessidade de fazer sempre da mesma forma.

Grandes alterações à rotina do dia-a-dia, a imprevisibilidade dos acontecimentos ou meros contratempos, podem transformar-se em ansiedade, gerada pela sensação de falta de controlo e pelo sentimento de insegurança. Terra precisa de previsibilidade, de saber com o que conta, de sentir que está ao comando da sua vida. 

Por outro lado, a ausência do Elemento Terra no mapa astral pode revelar-se na recusa em permanecer, na impossibilidade de resistir ao apelo da mudança. Isto pode refletir-se, por exemplo, na dificuldade em construir uma carreira sólida - uma vez que a pessoa não tem a paciência necessária para construir as bases e aguardar pelos resultados. Incapaz de esperar pelo amadurecimento profissional, depressa salta para uma nova empresa ou sente-se pouco reconhecido na sua função (esta é, também, uma das características associadas ao excesso de Fogo na personalidade).

Na esfera amorosa, os nativos deste Elemento são pragmáticos e práticos demais para se impressionarem apenas com palavras e promessas. O seu interesse principal reside na segurança, na estabilidade e na consistência das coisas.

Quais são os Signos de Terra?

O Elemento Terra na Astrologia significa substância e praticidade, sendo a força motriz dos signos de Touro, Virgem e Capricórnio. De modo geral, os signos de Terra melhoram com a idade uma vez que nunca param de evoluir, à medida que tomam cada vez mais consciência de si próprios.

Touro

Touro

Touro, signo Fixo, caminha pesadamente, mas graciosamente. Vive calmamente e aguarda pelo melhor momento para agir. Tem uma notável capacidade para o trabalho mas não permite que ninguém lhe mude o ritmo. Também precisa de tempo para tomar consciência dos seus sentimentos e daquilo que quer. Este signo empreende uma busca constante pelos prazeres proporcionados pelo espectro material e terreno. Para Touro, o importante são os ganhos e as vantagens que a terra e a Natureza lhe proporcionam.

Virgem

Virgem

Com Virgem, nada é deixado ao acaso. Tem resposta para tudo, resultado do seu intenso e cuidado planeamento. Todos os detalhes são considerados, as variáveis analisadas, os riscos ponderados. De natureza detalhista, este signo procura a perfeição de maneira incansável, podendo ser deveras crítico, sistemático e por vezes monótono. Para o Mutável Virgem, é a segurança gerada pela rotina e os hábitos que mantém este signo em movimento. 

Capricórnio

Capricórnio

Capricórnio, signo Cardinal, é o mais paciente de todos os signos Terra. Governado por Saturno, deus do Tempo, tem uma personalidade que melhora ao longo do tempo. A sua maturidade cresce à medida que ganha mais consciência de si próprio. É um signo sábio, fruto da sua experiência. Naturalmente teimoso, rígido e pessimista, o seu objetivo é alcançar a estabilidade e a segurança.

Os Signos de Terra são Compatíveis com…

Os signos de Terra têm uma boa relação com os nativos do Elemento Água. De cooperação intensa e constante, Terra e Água podem formar um belo par, com sentimentos e pensamentos balanceados na medida certa. 

Os Signos de Terra podem ter mais Dificuldade em Relacionar-se com…

Os signos de Terra têm alguma dificuldade em relacionar-se com os signos de Fogo: Terra procura a estabilidade e não lida muito bem com mudanças; já Fogo gosta de grandes aventuras e de ser o centro das atenções.

Os Elementos na Astrologia