Em Astrologia, o lento Saturno reflete a atitude disciplinada, paciente e cautelosa necessária para se obter êxito. Sendo o planeta mais remoto conhecido pela Astronomia antiga, Saturno é o último dos planetas "pessoais". Saturno na Astrologia tradicional, é conhecido como o "Grande Maléfico". É inimigo do Sol e da Lua, os planetas que simbolizam a luz da vida.
" O glifo de Saturno representa a autoridade e a cruz da matéria. Em conjunto, simbolizam as responsabilidades e os desafios impostos pela mortalidade à Humanidade. "
Índice
Caracterização Astral
- Qualidade Primordial - Frio e Seco
- Elemento - Terra
- Temperamento - Melancólico (personalidade reflexiva e concentrada; lida melhor com factos do que com ideias)
- Rege/ Dignidade - Capricórnio, Aquário
- Dia da Semana - Sábado
- Cores - Preto, verde, cinzento, cor-laranja
- Detrimento/ Conflito - Câncer/ Caranguejo
- Exaltação - Libra/ Balança
- Queda - Áries/ Carneiro
- Virtude - Prudência
- Vício - Dissimulação
- Número - VIII
- Obstáculos de Vidas Passadas - Incapacidade de executar tarefas, respeitar a autoridade, recusa em assumir riscos, recusa em evoluir
- Associações - Estrutura, cristalização, bloqueios, responsabilidade, tudo o que é escuro, lã, tecidos pesados, mundo e ferramentas agrícolas, frio
- Palavras-chave - Limitação, controlo, consolidação, estrutura, fronteiras, conservação, força, vida e morte, sabedoria, karma, sombra, trevas, desânimo, autocondenação, tempo, medo, negação, responsabilidade, mentor
Breves Factos da Astronomia sobre Saturno
A seguir a Júpiter, Saturno é o segundo maior planeta do nosso sistema solar. Apesar do seu tamanho, Saturno não é muito denso; flutuaria na água de uma banheira de tamanho planetário. Está rodeado por um sistema de anéis que se estendem por milhares de quilómetros mas que têm apenas 9 metros de espessura. Tem mais de 62 luas. É o planeta mais afastado do Sol observado desde a antiguidade.
Saturno leva cerca de 29,46 anos terrestres a percorrer o circuito do Zodíaco, sendo o mais lento dos planetas antigos. Na Europa medieval, Saturno era visto como um planeta solitário, lento, frio, melancólico e como o regulador do tempo. Saturno estava no limite da nossa visão para o universo. O movimento lento fez com que fosse personificado como um velho em várias culturas ancestrais.
Sobre Saturno na Astrologia
TEMPO. ENVELHECIMENTO. FRONTEIRAS. LIMITES. RESPONSABILIDADE.
Enquanto dominador do tempo, Saturno é conhecido como o "Pai Tempo". Gere os começos e o finais, processos que envolvem a definição de fronteiras e limites. Governa a responsabilidade, o tempo e a lei de causa/ efeito. Influencia o modo como gerimos, controlamos e mantemos a estabilidade nas nossas vidas. Relacionado com a idade avançada, o ciclo da vida e da morte cai sob o seu domínio.
Saturno tem, também, uma função de regulador. Impõe fronteiras. Diz-nos quando parar e quando adiar o prazer. Estabiliza a nossa vida, influencia o nosso sentido de responsabilidade, a nossa capacidade de resistência, a autodisciplina, a nossa paciência e a nossa tendência para o otimismo, pessimismo, idealismo ou realismo.
Com Saturno, aprendemos as nossas limitações e somos confrontados com a nossa finitude e com o facto de que o nosso tempo é limitado. Assim sendo, Saturno é o planeta da ambição, dos objetivos e da concretização. Diz-nos que é preciso trabalho árduo, disciplina e perseverança para além da luta (Marte) ou da sorte (Júpiter).
Pessoas fortemente influenciadas por Saturno são muito cientes das suas responsabilidades, reservadas, delicadas, cordiais e amáveis.
Saturno na Astrologia - Personalidade e Mapa Astral
No mapa astral pessoal, o posicionamento de Saturno indica a natureza do seu sentido de responsabilidade e o modo como lida com as dificuldades e restrições da vida.
As pessoas com Saturno forte no mapa astral nunca são jovens, mesmo em bebés. As crianças parecem adultos em ponto pequeno. Sentem desde cedo o peso da responsabilidade. São sérias, justas, disciplinadas, severas e com uma grande força interior que as torna resistentes às vicissitudes da vida.
Saturno supervisiona a difícil tarefa de cuidar do nosso lado mais sombrio: as emoções ou traços de personalidade que reprimimos, escondemos ou evitamos. Tendo noção deste lado mais obscuro da nossa personalidade, temos a possibilidade de encontrar estratégias para lidar de modo positivo e aceitar todas as facetas da nossa personalidade, sem autocrítica, mesmo aquelas de que menos nos orgulhamos.
- Saturno em signos do elemento Água - limita a capacidade individual de independência e a cura emocional através da nostalgia, auto-isolamento e uma tendência para guardar rancor.
- Saturno em signos do elemento Fogo - limita a impulsividade, a expressão criativa e o prazer através da rigidez de um rígido sistema de crenças.
- Saturno em signos do elemento Terra - limita as emoções, a confiança e a capacidade de correr riscos através de tendências cautelosas, cuidadosas, autodisciplina emocional e respeito pela tradição.
- Saturno em signos do elemento Ar - limita a facilidade de comunicação, a intimidade e a ligação emocional com os outros através de processos de pensamento lentos e da tendência à objetividade ou pontos de vista menos convencionais.
Saturno na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
Quando Saturno está bem posicionado no mapa astral a disposição é reservada, concentrada e disponível. Quando está mal posicionado, a disposição é teimosa, desconfiada, intriguista e pedagógica.
Como se Expressa Saturno Através dos Signos?
Saturno em Áries/ Carneiro
Em Áries, Saturno domina a tendência natural para a impulsividade. Por outro lado, dá a disciplina necessária para que prossiga nas suas tarefas e objetivos mesmo quando tem que esperar algum tempo para ver os resultados.
Saturno em Touro
Transmite determinação e força de vontade. Os sentimentos são contidos e a força controlada.
Saturno em Gêmeos/ Gémeos
Pode tornar o raciocínio e a comunicação mais lentos.
Saturno em Câncer/ Caranguejo
Tende a voltar a pessoa mais rígida nos seus valores, agarrada às tradições e excessivamente protecionista em relação à família.
Saturno em Leão
Bloqueia o princípio do prazer, o que torna a vida do brilhante Leão muito difícil. A sua criatividade e ação ficam inibidos.
Saturno em Virgem
O medo do fracasso está sempre presente. A personalidade pode torna-se pedante, com ares de superioridade moral e intelectual.
Saturno em Libra/ Balança
Pode fazer com que esta personalidade sinta dificuldade em relacionar-se com os outros. Acentua o seu lado perfecionista e racional, podendo fazer com que se isole.
Saturno em Escorpião
Em Escorpião, Saturno leva a que esta personalidade se torne desconfiada e reservada, com dificuldade em perdoar.
Saturno em Sagitário
Em Sagitário, Saturno condiciona o pensamento livre por convicções rígidas. O medo do insucesso pode prejudicar a autoconfiança.
Saturno em Capricórnio
Em Capricórnio, Saturno mostra uma faceta rígida e tradicional. A personalidade torna-se extremamente cuidadosa e ponderada.
Saturno em Aquário
Em Aquário, Saturno acentua a excentricidade desta personalidade. A inflexibilidade nas ideias e sistemas de valores pode levar ao isolamento.
Saturno em Peixes
Saturno está oposto a Peixes o que dá origem a isolamento, instabilidade e frustração.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.