Peixes é o décimo segundo signo do Zodíaco. Membro da qualidade Mutável, Feminino e do elemento Água. O símbolo de Peixes é constituído por dois peixes unidos pelo centro que nadam em direções opostas. O seu planeta regente é Neptuno. O Sol entra no signo Peixes por volta de 20 de fevereiro e sai por volta de 20 de março.
Este é o último mês de inverno no hemisfério norte e a natureza e características do signo Peixes associam-se à promessa da primavera que não tarde. Chegados a Peixes, fecha-se o ciclo do Zodíaco. A alma deseja fundir-se com o todo de onde veio - ou fugir ao círculo vicioso.
Índice
Características do Signo Peixes
- Data - de 20 de fevereiro a 20 de março (+/-)
- Palavra-chave - EU REDIMO
- Descritores - Imaginativo / Aluado
- Atributos - Artístico, afetuoso, crente, calmo, criativo, conselheiro, dual, espiritual, empático, gentil, genial, genuíno, intuitivo, idealista, imaginativo, inspiracional, original, ouvinte, romântico, respeitador, sensitivo, sensível, sonhador, sereno, solícito, temeroso, tolerante, visionário
- Impulso - Personificar o amor incondicional
- Anatomia - Pés
- Planeta regente - Neptuno (na Astrologia Moderna)
- Planeta corregente - Júpiter
- Símbolo - Dois peixes unidos pelo centro que nadam em direções opostas
- Dualidade - Feminino
- Polaridade - Negativo
- Elemento - Água
- Qualidade - Mutável
- Casa - Décima segunda
- Cor - Turquesa
- Cristais - Água-marinha, fluorite, lápis-lázuli
- Signo oposto - Virgem
Peixes - O Altruísta
Os nativos de Peixes são pessoas sensitivas, que conseguem “ler” as emoções dos outros como nenhum outro signo do Zodíaco. São sonhadores e pessoas verdadeiramente originais. É um privilégio ter a amizade de Peixes. Uma das suas principais características é a criatividade. São sonhadores, que procuram tornar a sua visão em realidade. É um signo dual, ou seja, extremamente adaptável com duas facetas de caráter distintas.
Peixes vive as suas emoções (e a de todos os outros) de modo intenso e profundo. Se, por um lado, isto leva a que sintam tudo a dobrar (as boas e as más energias), por outro lado, esta capacidade dá-lhes sensibilidade às necessidades alheias. Excelentes ouvintes e bons conselheiros.
Peixes na Mitologia
Segundo o mito grego, Peixes está associado a Afrodite, deusa da beleza, e ao seu filho Eros (deus do amor). Um dia, Gaia (a deusa da Terra) enviou para o Monte Olimpo o poderoso monstro Tifão para atacar os deuses. Para se protegerem das suas investidas, os deuses transformam-se em animais. Afrodite e Eros estavam a banha-se nas margens do rio Eufrates e não ouviram os gritos de aviso.
Quando Tifão surgiu subitamente nas águas, os dois deuses transformaram-se em peixes para conseguir escapar à fúria do monstro. Mais tarde, dois peixes foram colocado no céu como a constelação Peixes para celebrar a salvação do amor e da beleza. Para os romanos, Vénus era o nome de Afrodite representando as dimensões espirituais dos reinos de Vénus do amor e da arte.
Energias Positivas do Signo Peixes
Peixes brilha em ambientes ricos em criatividade. A riqueza material, o status social, o poder e a liderança pouco ou nada significam para um pisciano típico. Isto não quer dizer que não reconheça o valor dos que os bens materiais, mas apenas que não vive em função do que tem ou deixa de ter. E também não classifica ninguém pela sua posição social ou por aquilo que aparenta ou não possuir. É tão gentil e solícito para com um pedinte na rua como para com as chefias. Para ele, o que importa é o respeito que a pessoa que tem à frente lhe merece.
Os piscianos são espirituais e sensíveis. São pessoas que sentem um chamamento genuíno para ajudar e servir o próximo. Procuram fazer do mundo um lugar melhor para si próprios e para os outros. São pessoas tão sensíveis às emoções alheias, que devem evitar estar perto de pessoas com energia negativa, irritadas e conflituosas. Parecem absorver tudo o que se passa à sua volta e os seus estados de humor variam consoante as vibrações alheias.
A forte empatia deste signo, faz com que os nativos de Peixes saibam exatamente o que dizer quando alguém os procura. Rapidamente conseguem ler nas entrelinhas e perceber como ajudar. Do outro lado da moeda, está o aproveitamento que algumas pessoas menos bem intencionadas fazem desta característica positiva pisciana. Muitas vezes, o nativo de Peixes precisa de saber impor limites para impedir que os outros o atropelem.
Nenhum outro signo do Zodíaco é tão bom a criar o seu próprio mundo de fantasia. A sua personalidade sensível e criativa faz com que se envolvam em atividades ligadas expressão artística, como pintura, música, dança ou teatro. Quando concentram toda a sua capacidade criativa no mundo real, atingem grandes feitos. A sua facilidade em compreender o quadro geral e a sensibilidade nas relações humanas permite-lhes granjear um enorme respeito e fidelidade no mundo dos negócios.
Potencial Harmónico
Artístico, afetuoso, crente, calmo, criativo, conselheiro, espiritual, empático, gentil, genial, genuíno, intuitivo, imaginativo, inspiracional, original, ouvinte, romântico, respeitador, sensível, sonhador, sereno, solícito, temeroso, tolerante, visionário.
Energias Negativas do Signo Peixes
O nativo de Peixes é muito sensível e sofre com isso. Na verdade, para que possa compreender os outros, tem que vivenciar as suas emoções. Este aspeto, pode ser extremamente desgastante a nível emocional. No lado negativo, isto pode levá-lo a fazer-se de vítima e a atribuir aos outros a responsabilidade pelo que lhe corre mal.
No geral, os piscianos não têm muita força de vontade. Isto pode fazer com que não cumpram os seus objetivos ou não consigam desenvolver a sua potencialidade em pleno. No lado oposto, quando ganham consciência deste facto, tornam-se controladores e adversos a compromissos.
A sua extrema sensibilidade e a necessidade de escapar a sentimentos dolorosos pode levar a que evitem a realidade e se refugiem no seu mundo de fantasia. Para as crianças, são os jogos e os telemóveis, para os adultos outros hábitos mais nefastos. Para os nativos mais autoconscientes, ultrapassar esta questão é um esforço diário de conversa interior.
Quando levados ao extremo, os nativos de Peixes ficam furiosos. Normalmente calmos, ficam completamente alterados e podem causar uma enorme devastação. Não é fácil fazer um pisciano perder a cabeça, mas pode acontecer. Nesse caso, prepare-se para o pior.
Potencial Desarmónico
Volúvel, movediços, inconstante, pouco comprometido, dificuldade em estabelecer limites, irritadiço.
Como Melhorar?
Se é Nativo do Signo Peixes
- Estabeleça compromissos e cumpra-os.
- Não faça promessas que não consegue (ou não está disposto) a cumprir.
- Arranje uma agenda para organizar o seu dia e se disciplinar.
- Aprenda a gerir melhor o seu tempo.
- Procure sair da sua zona de conforto.
- Assuma a responsabilidade pelos seus fracassos em vez de culpar o mundo. Esta mudança de atitude pode ser verdadeiramente libertadora.
- Evite pessoas e ambientes tóxicos que prejudicam a sua necessidade de uma existência calma.
- Pratique Yoga ou Meditação para encontrar paz interior e equilibrar as suas emoções.
- Encare os problemas com calma mas com determinação.
- Aprenda a proteger as suas emoções. Imponha limites e crie um espaço onde se sinta seguro e tire tempo para estar sozinho.
- O mar tem um efeito verdadeiramente curativo em si. Procure ouvir o som das ondas antes de deitar ou quando precisar de um momento a sós.
Se Convive com Um Nativo do Signo Peixes
- Ajude-o a perceber que, quando falha os seus compromissos, coloca em causa a prestação dos outros.
- Aprenda a detetar sinais de ansiedade e ajude o seu amigo pisciano a enfrentar as situações em vez de fugir.
- Perante um pisciano encolerizado, afaste-se. Não demasiado. Não por muito tempo. Só o suficiente para se acalmar e ficar em condições para o ouvir. Depois, explique calmamente o seu ponto de vista.
O Signo Peixes no Amor
No seu melhor, os nativos de Peixes são amantes dedicados: fazem tudo o que podem para facilitar a vida ao companheiro e dedicam-se a torná-lo feliz e a fazer com que a relação evolua com calma. São tipicamente desprendidos mas, consoante a quem decidirem abrir o coração, isso pode levá-los a sentirem que estão a ser alvo de abuso se a pessoa amada não se dedicar à relação.
Ter um relacionamento estável com este signo não é fácil. Peixes vive intensamente as fases iniciais do namoro, mas quando cai na realidade e na monotonia de um relacionamento duradouro, tende a afastar-se. Para alguns nativos deste signo, uma relação aberta e sem comprometimentos é a melhor solução.
A Criança do Signo Peixes
O seu bebé Peixes é um sonhador. Vive no seu mundo de fantasia, no país das fadas. Os seus olhinhos meigos derretem-se quando alguém fala com ele com mimo e ternura. Mas não se deixe enganar. O pequeno Peixes é tudo menos uma coisinha delicada. Ele vai conseguir tudo mas sem os gritos de Áries ou a teimosia de Touro. A sua estratégia é a sedução, o sorriso doce e os modos cativantes.
Horários e rotinas são o inimigo natural da criança Peixes. Pode levantar-se com duas horas de antecedência que se atrasa da mesma maneira. Não adianta. Há tantas coisas que exigem a sua atenção e tão pouco tempo! O seu filho Peixes irá precisar sempre de muita atenção. De partilhar os seus pensamentos, de ter alguém que o ouça e de ter muitos amigos para brincar, já que odeia a solidão de estar sozinho.
Os Signos do Zodíaco
- Áries/ Carneiro - 21 de março a 20 de abril
- Touro - 21 de abril a 21 de maio
- Gêmeos/ Gémeos - 22 de maio a 21 de junho
- Câncer/ Caranguejo - 22 de junho a 22 de julho
- Leão - 23 de julho a 23 de agosto
- Virgem - 24 de agosto a 23 de setembro
- Libra/ Balança - 24 de setembro a 23 de outubro
- Escorpião - 24 de outubro a 22 de novembro
- Sagitário - 23 de novembro a 21 de dezembro
- Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro
- Aquário - 21 de janeiro a 19 de fevereiro
- Peixes - 20 de fevereiro a 20 de março
O seu signo estelar (ou solar) é o signo do Zodíaco (Áries, Touro, etc.) no qual o Sol estava no momento em que nasceu. As datas de início e de término dos 12 signos são aproximadas, uma vez que o dia do mês em que o Sol entra nos vários signos pode mudar de ano para ano. Por outro lado, é impossível pretender que todas as pessoas que nascem na mesma data tenham a mesma personalidade, pensem da mesma forma ou vivam relacionamentos e experiências semelhantes. O signo estelar é uma pista para desvendar a natureza e os traços mais relevantes da personalidade, não deixando, contudo, de ser genérico e parcial. Só o seu mapa astral lhe permitirá obter informação individualizada sobre a sua forma de ser e potencial de desenvolvimento.