Casas Astrológicas - O Que Dizem Sobre a Sua Personalidade?

Na Astrologia, as Casas constituem o “onde”, ou seja, a área da nossa vida onde as energias planetárias atuam. Ligadas à leitura do mapa astral, conhecer as Casas Astrológicas permite-nos direcionar as energias de modo a alcançarmos o nosso potencial.

As Casas Astrológicas são localizações calculadas matematicamente no mapa astral. Representam, por isso, posições no céu. Há doze Casas, sendo cada uma delas regida por um signo solar diferente. Em Astrologia, as Casas constituem o "onde", ou seja, a área da vida onde as energias planetárias atuam.

O Que São as Casas Astrológicas?

As Casas Astrológicas são as áreas da vida para onde direcionamos as energias. À semelhança do que se passa com os signos, cada Casa tem o seu domínio como criatividade, dinheiro, casamento, carreira, espiritualidade, saúde, entre outros.

A Primeira Casa começa no horizonte mais a leste, na hora do nosso nascimento. É regida pelo signo ascendente, ou cúspide da Casa 1, e assim sucessivamente, no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio em volta do círculo que forma o horóscopo. A divisão entre Casas é denominada cúspide.

As primeiras seis Casas Astrológicas são conhecidas como “Casas Pessoais” enquanto as seis últimas são conhecidas como “Casas Interpessoais”.

As 12 Casas Astrológicas e a Viagem Pelo Zodíaco

Simbolicamente, o Zodíaco, é muito mais do que a trajetória do Sol através do horizonte. Representa a viagem da experiência humana. Reflete o percurso da alma (o Sol), ao longo das várias fases da vida desde a conceção, passando pela infância e culminando na velhice.

No Ascendente, ou cúspide da Primeira Casa, a alma está encarnada e assume um ego, ganha consciência de si. À medida que vai atravessando as Casas, a alma sofre uma progressão simbólica que culmina em Peixes, onde se funde com o todo e regressa à origem de todas as coisas.

Como Calcular as Casas Astrológicas?

Os astrólogos usam vários métodos para calcular as Casas Astrológicas. No Sistema Casas Iguais, cada Casa abrange um segmento de 30º no mapa astral (360º do círculo do Zodíaco a dividir por 12 signos). O Meio-do-Céu (ou MC) pode cair na 9ª, 10ª ou 11ª Casa, consoante a latitude na qual a pessoa nasceu e a época do ano.

No Sistema Plácido (ou métodos Quadrante), o MC forma sempre a cúspide da 10ª Casa. As divisões das Casas Astrológicas não são iguais, podendo incluir até três signos. O signo que se posiciona na cúspide é o mais importante de todos, mas todos os signos se manifestam na esfera da vida à qual a Casa diz respeito. O tamanho de uma Casa sugere a importância dessa esfera da vida no mapa astral da pessoa.

Planetas Regentes e Elementos das Casas

No mapa astral, a informação revelada pelas Casas Astrológicas é complementada com as características dos planetas posicionados nas Casas respetivas. Por exemplo, a Casa 1 é dominada pela influência de Marte enquanto que Saturno domina a Casa 10. Combinadas, a informação das Casas e dos planetas permitem uma leitura mais completa do perfil astrológico, à qual se juntam as características do signo solar e do Ascendente.

Signos, Planetas Regentes e Elementos Planetários das Casas Astrológicas

CasaSignoPlaneta regenteElemento
Casa IÁries/ CarneiroMarteFogo
Casa IITouroVénusTerra
Casa IIIGêmeosMercúrioAr
Casa IVCâncer/ CaranguejoLuaÁgua
Casa VLeãoSolFogo
Casa VIVirgemMercúrioTerra
Casa VIILibra/ BalançaVénusAr
Casa VIIIEscorpiãoMarte ou PlutãoÁgua
Casa IXSagitárioJúpiterFogo
Casa XCapricórnioSaturnoTerra
Casa XIAquárioSaturno ou ÚranoAr
Casa XIIPeixesJúpiter ou NeptunoÁgua

O Que Dizem as Casas Sobre a Minha Personalidade?

As Casas Astrológicas são muito importantes na leitura de um mapa astral porque expressam a forma como a energia se expressa nessa pessoa. As seis primeiras Casas são conhecidas como "Casas Pessoais", enquanto que as últimas seis Casas são conhecidas como "Casas Interpessoais".

Quando analisa o seu mapa astral, há muita informação que o irá ajudar a compreender alguns aspetos relacionados com a sua forma de ser, comportamentos e atitudes. Sendo certo que cada um de nós é um ser único e extremamente complexo e que a Astrologia, por si só, não tem resposta para tudo, esta arte pode ser uma ferramenta maravilhosa de autoconhecimento. 

Saber como cada um das 12 Casas Astrológicas influenciam o seu mapa astral, pode ser extremamente revelador, especialmente se se sente totalmente sintonizado com as características associadas ao seu signo solar. Se conhece outras pessoas com quem partilha o seu signo, pode sentir que as vossas personalidades são completamente diferentes. Isto deve-se a vários fatores individuais mas, também, ao facto de cada mapa astral ser único, porque conta com diferentes influências astrológicas consoante a posição do signo Ascendente, planetas e Casas. 

Por outro lado, quando analisa a sua compatibilidade astral com outra pessoa (sinastria), uma eventual incompatibilidade astrológica não significa que a relação está condenada. Mas sim, que existe potencial para trabalhar certos aspetos da relação e da personalidade de ambos. Aqui, a Astrologia pode ajudar a compreender a personalidade de cada um e a dar pistas no sentido tornar a relação mais harmoniosa.

Por exemplo, se Virgem ocupa a segunda Casa do seu mapa astral mas o seu parceiro tem Sagitário na mesma Casa, é possível que estejam em desacordo sobre a gestão financeira familiar. Virgem tende a ser mais conservador e responsável financeiramente, enquanto que Sagitário tem dificuldade em fazer planos a longo prazo e encara as finanças de modo mais despreocupado. Juízos de valor à parte, conseguimos perceber que, formas diferentes de estar, podem ter grande impacto na vida do dia-a-dia de um casal.

Como as Casas Astrológicas Influenciam a Leitura do Meu Mapa Astral?

No momento em que nasceu, os planetas estão posicionados em signos e Casas específicos. Quando um astrólogo interpreta a sua carta natal, mistura o significado de cada um dos planetas e a Casa onde estão posicionados, mapeando os obstáculos ou desafios que poderá vir a enfrentar na sua vida.

Quando os planetas visitam uma Casa, eles iluminam essa parte do mapa e energizam essa mesma Casa. Os astrólogos usam as Casas Astrológicas para prever que áreas da sua vida se destacam para que possa agir e tomar melhores decisões.

Conhecendo o tipo de forças energéticas que influenciam a nossa personalidade astrológica, podemos sintonizar-nos com o lado mais positivo das energias cósmicas e usá-las a nosso favor para evoluir como pessoa e crescer espiritualmente, cumprindo o nosso destino.

Os 6 Eixos das Casas

Cada um dos eixos formados pelas Casas Astrológicas reportam a um tema específico da vida da pessoa. Existem 12 Casas e 6 eixos:

  • Casa 1 – Casa 7: Eixo do encontro
  • Casa 2 – Casa 8: Eixo das posses ou Eixo da vida e da morte
  • Casa 3 – Casa 9: Eixo do pensamento (aprendizagem)
  • Casa 4 – Casa 10: Eixo do individualismo
  • Casa 5 – Casa 11: Eixo das relações
  • Casa 6 – Casa 12: Eixo da existência

As 12 Casas na Astrologia

  • Casa 1 - Corpo e Imagem Pessoal (o “Eu”)
  • Casa 2 - Finanças, Posses e Dinheiro
  • Casa 3 - Comunicação
  • Casa 4 - Vida Doméstica e Familiar
  • Casa 5 - Divertimento, Lazer, Criatividade, Especulação e Casos Amorosos
  • Casa 6 - Saúde e Trabalho
  • Casa 7 - Amor, Romance, Casamento e Atividades Sociais
  • Casa 8 - Eliminação, Transformação e Bens de Terceiros
  • Casa 9 - Viagens, Educação, Religião e Filosofia
  • Casa 10 - Carreira
  • Casa 11 - Amigos, Atividades em Grupo e Aspirações Íntimas
  • Casa 12 - Sabedoria Espiritual e Caridade