Casa 11 na Astrologia: Amigos e Aspirações Íntimas

Na Casa 11, a alma vai para além do seu egocentrismo para se tornar ainda maior do que aquilo que já é. Ganha consciência social, do todo no qual está inserida.

De não ter consciência de si próprio, ao receio de se ser esquecido até ser-se reconhecido como alguém: este foi o caminho percorrido pelo "eu" desde a Primeira até à Décima Casa. Chegado à Casa 11, o ego está totalmente definido e é devidamente reconhecido (por si próprio e pelos outros).

Estão reunidas as condições necessárias que permitem ao "eu" entrar num plano mais profundo. Nesta Casa, vamos além do nosso egocentrismo para nos tornarmos ainda maiores do que aquilo que já somos. Por isso é chamada de a "Casa das Esperanças", a "Casa das Metas", a "Casa dos Desejos" ou a "Casa dos Objetivos".

Décima Primeira Casa

  • Esfera - Comunidade
  • Planeta - Co-regida por Saturno e Úrano
  • Signo - Aquário
  • Elemento - Ar
  • Qualidade - Fixa
  • Polaridade - Masculina
  • Posição - Sucedente
  • Fisiologia - Pernas e tornozelos
  • Lugares - Reuniões sociais, local de trabalho
  • Cor - Amarelo forte
  • Palavras-chave - Atividades de grupo, sociedade, amigos, esperanças, desejos, aspirações, consciência social

Associada ao signo Aquário e corregida por Saturno e Úrano, a Casa 11 representa a tentativa do ego de se descentrar de si próprio para se tornar maior. Esta consciência social, do todo, só agora é possível. Após a sua viagem desde a Primeira Casa, o "eu", reconhece-se e é reconhecido. Está pronto para se lança numa nova etapa do seu desenvolvimento enquanto entidade que vive em sociedade.

Casa 11 - Da Consciência Individual Para a Coletiva

Primeiro, o "eu" ganha consciência de quem é. Depois organiza a sua vida com e à volta das pessoas que lhe são mais próximas: família, amigos, colegas de trabalho. Cria o seu sistemas de valores, crenças e ideologias pelos quais rege a sua vida. Torna-se parte do sistema, do coletivo, da sociedade.

Ao vivermos em sociedade, influenciamos e somos influenciados por ela. Todas as ações individuais têm impacto no coletivo. É um sistema vivo, onde tudo se relaciona com todos. Ganhar esta consciência de comunidade, permite ao ego considerar, também, as necessidades dos outros, e agir tendo em conta o bem comum. Representa, por isso, uma evolução da consciência e uma forma de esclarecer o seu lugar o mundo. De encontrar o tal sentido para a vida.

Influência dos Planetas Regentes na Casa 11

A Casa 11 mostra a forma como nos integramos e como funcionamos como parte de um sistema. Regida por dois planetas, esta Casa expressa-se de duas maneiras, que refletem as características intrínsecas a cada um dos planetas regentes.

Saturno

Saturno procura segurança, sentimento que pode ser alcançado ou reforçado pelo facto de estarmos integrados num grupo (social, político, religioso, etc.), com o qual nos identificamos - é o denominado "sentido de pertença".

Esta necessidade pode ser observada naquelas pessoas que estão focadas em ter o grupo de amigos certos, em ser visto nos lugares certos e que alinham as suas opiniões de acordo com os grupos onde estão inseridos.

O aspeto negativo de Saturno pronuncia-se na intolerância à diferença, na rejeição das opiniões contrárias, no preconceito racial.

Úrano

Úrano procura identidade, num sentido mais profundo e filosófico. Representa as pessoas que defendem a unidade do individual de modo harmonioso com tudo o que lhe é externo.

A personalidade uraniana tem uma forte consciência social, mas não procura necessariamente a aceitação social. Está sempre à frente da humanidade e, como tal, corre o risco de ser mal interpretada. Luta contra a injustiça, bate-se pelos oprimidos e defendem as grandes causas, aquelas que procuram mudar o mundo.

Casa 11 e Desenvolvimento da Consciência Social

A Casa 11 é onde a pessoa se vê refletida pela ação dos outros e assume o seu lugar na sociedade. Esta Casa visa a cooperação como meio de atingir um bem maior. O desenvolvimento da consciência social é visto não só como objetivo para engrandecer o ego mas, sobretudo, como a capacidade de sairmos de nós, da nossa esfera privada e individualista, para nos tornarmos parte de algo maior, com mais significado.

Deste conceito, sai algo maior do que a identificação com os nossos grupos de referência. A Casa 11 fala da Humanidade, do caminho que percorremos enquanto espécie. Esta Casa serve-se da tendência da energia vital de se dirigir para uma maior associação, comunicação, cooperação e conhecimento - é o princípio básico através do qual a Décima Primeira Casa opera.

Tendo-nos reconhecido como uma personalidade separada e distinta, há agora um apelo para nos ligarmos com tudo aquilo de que nos diferenciamos anteriormente. A interdependência, a unidade e a colaboração permitem atingir feitos que, individualmente, não seriam possíveis.

Da mesma forma, esta colaboração alargada, expande conhecimentos e horizontes. Abre novas oportunidades. Permite a troca de ideias e de saberes, tendo em vista um resultado global bem superior à soma das partes. Prova disso mesmo, é a velocidade com que tudo se dissemina no mundo atual. As coisas positivas e as negativas.

A interdependência é evidente. É praticamente impossível que as ações feitas num pais longínquo não nos afete. Isto refere-se à comunicação, à saúde, à disseminação de ideias e de opiniões, à concentração económica, às desigualdades sociais, às oscilações das bolsas de valores, aos desastres globais ou às questões ambientais.

Vivemos numa bolha onde tudo tem impacto em todos. Já não é possível viver fora do coletivo, isolados e fechados ao mundo. Esta é a chamada de atenção da Casa 11.

O Contributo do "Eu" Para a Evolução do Processo Coletivo

A maneira pela qual poderíamos participar e contribuir para a evolução do processo coletivo é apresentada pelos planetas, signos e aspetos posicionados na Casa 11.

Na Casa 5, a nossa energia é aplicada para brilharmos. Para nos distinguirmos dos outros e para aumentar o sentido do nosso valor e potenciar as qualidades individuais. Na Casa 11, a nossa energia pode ser canalizada para a prossecução das causas nas quais estamos envolvidos.

Enquanto que na Casa 5 agimos como bem entendemos, de modo a alcançarmos os nossos objetivos, na Casa 11, podemos escolher entre abandonar ou conciliar as nossas ideologias, tempo ou comodidades a favor das necessidades do grupo.

Úrano, um dos planetas corregentes desta Casa, traduz-se, também, pela necessidade de ser diferente ou subversivo. O apelo que algumas sentem para levar até às últimas consequências a defesa de certos grupos sociais desfavorecidos, pode ser influência da presença deste planeta.

A Casa 11 e a Forma Como Agimos em Grupo

Além de apenas descrever o tipo de grupos com os quais sintonizamos os nossos interesses, os signos e planetas presentes na Casa 11 também simbolizam o modo como nos comportamos e agimos em situação de grupo.

  • Sol ou Leão - podem indicar a necessidade se destaque, de liderança, levando a um grande envolvimento pessoal com a causa.
  • Mercúrio ou Gêmeos - podem indicar uma pessoa envolvida, esclarecida e um potencial porta-voz ou secretário-geral do grupo.
  • Lua ou Câncer - pode indicar uma pessoa que fica feliz em servir os outros, em preparar o local, em abrir as portas e providenciar o necessário para as pessoas se encontrarem ou para os serviços se desenvolverem.

Mas a Casa 11 também dá pistas sobre o modo como nos integramos nos grupos.

  • Vénus ou Libra (Balança) - naturalmente sociáveis, criam relações de amizade com facilidade.
  • Saturno ou Capricórnio - tem uma personalidade tímida e podem bem sentir-se deslocados ou intimidados no seio de um grupo.

A Casa 11 e as Relações de Amizade

O nosso grupo de amigos é uma das maiores conquistas que podemos fazer ao longo da vida. É com eles que partilhamos as alegrias e as tristezas. Com quem melhor nos identificamos e partilhamos as nossas experiências.

Os planetas e os signos na Casa 11 descrevem o tipo de amigos pelos quais nos sentimos atraídos. As qualidades que nos fazem sentir mais simpatia por algumas pessoas do que por outras. Os amigos que fazemos, também podem ser uma projeção das qualidades que gostaríamos de ter mas que não revemos em nós. Se somos, por exemplo, precipitados na tomada de decisão, como é o caso de Áries (Carneiro, podemos procurar o conselho de um amigo Libra (Balança) para nos ajudar a refrear o instinto de fazer logo, sem pensar nas consequências.

A Casa 11 também sugere como fazemos amigos. Marte pode fazer amizades quase compulsivamente, enquanto que Saturno, é mais tímido e cauteloso.

Esta Casa também mostra como nos relacionamos com os outros e que tipo de carga energética despertamos nas amizades. Vénus tem facilidade em relacionar-se mas não tem pressa em fazer amigos. Plutão, atraí situações complexas e enredos complicados que podem acabar com a amizade.

Na Casa 11, desejamos transcender o nosso ego. Sentimos o apelo para criar relações mais significativas e duradouras. Para nos envolvermos em causas maiores, que possam dar sentido nas nossas ações diárias. Esta Casa também é o domínio das esperanças e dos desejos. É aquilo que projetamos e ambicionamos para o bem da sociedade. Para os que desenvolveram a consciência social, os sonhos são virados para o bem da sociedade e não, apenas, para o "eu".

Por isso, esta Casa foi chamada de "Casa das Esperanças", "Casa das Metas", "Casa dos Desejos" ou "Casa dos Objetivos". Ao mesmos tempo que desejamos pertencer a algo maior do que nós, procuramos crescer enquanto "eu", com a riqueza proporcionada através do contrato com os outros (emocional, intelectual, metafísica).

Os planetas, signos e aspetos presentes na Casa 11 sensibilizam-nos para as ideias e para os pensamentos que circulam à nossa volta. Nesta Casa, descobrimos o que nos une à nossa família e aos amigos mas, também, à sociedade e ao conjunto da Humanidade.

As 12 Casas na Astrologia

  • Casa 1 - Corpo e Imagem Pessoal (o “Eu”)
  • Casa 2 - Finanças, Posses e Dinheiro
  • Casa 3 - Comunicação
  • Casa 4 - Vida Doméstica e Familiar
  • Casa 5 - Divertimento, Lazer, Criatividade, Especulação e Casos Amorosos
  • Casa 6 - Saúde e Trabalho
  • Casa 7 - Amor, Romance, Casamento e Atividades Sociais
  • Casa 8 - Eliminação, Transformação e Bens de Terceiros
  • Casa 9 - Viagens, Educação, Religião e Filosofia
  • Casa 10 - Carreira
  • Casa 11 - Amigos, Atividades em Grupo e Aspirações Íntimas
  • Casa 12 - Sabedoria Espiritual e Caridade