Na mitologia grega, Vénus é Afrodite, a deusa da beleza e do amor. Vénus regula o mundo do amor e dos desejos, da luxúria, da expressão artística e dos prazeres da vida. Representa um dos impulsos mais básicos da humanidade: a necessidade de se relacionar. Assim é Vénus na Astrologia.
" O glifo de Vénus é representado pelo círculo do espírito que encima a cruz da matéria, simbolizando a união e o amor. "
Índice
Caracterização Astral
- Qualidade Primordial - Frio e Húmido
- Elemento - Água
- Temperamento - Fleumático (personalidade sensível e reservada, com uma forte motivação emocional)
- Rege/ Dignidade - Touro, Libra/ Balança
- Dia da Semana - Quarta-feira
- Cor - Azul, cor-rosa, branco, púrpura, verde, turquesa, tons pastel
- Detrimento/ Conflito - Áries/ Carneiro
- Exaltação - Peixes
- Queda - Virgem
- Virtude - Amor
- Vício - Luxúria
- Número - VI
- Obstáculos de Vidas Passadas - Incapacidade de amar, uso indevido da atração sexual
- Associações - Artes, cor, amor, vida social, universo feminino, jóias, adultério, roupa de cama, vinho branco
- Palavras-chave - Afinidade, amor, luxúria, estética, atração, sexualidade feminina, beleza, vaidade, intimidade, erótico, sensual, desejo, mistério, ambição, ciúme, discrição, relacionamentos, cumplicidade, autoimagem, rivalidade, satisfação, cobiça
Breves Factos da Astronomia sobre Vénus
O planeta Vénus é o segundo a contar do Sol. Tem sensivelmente o tamanho da Terra e, por isso, é muitas vezes considerado seu irmão gémeo. Observado a partir do nosso planeta, Vénus é o terceiro corpo celeste mais brilhante, apenas superado pelo Sol e pela Lua.
Dado que a sua órbita é mais próxima do Sol do que a da Terra, só é possível observá-lo algumas horas depois do anoitecer ou algumas horas antes do amanhecer, tal como acontece com o planeta Mercúrio. Isso levou a que fosse popularmente apelidado de “Estrela da manhã” ou “Estrela da tarde”.
Vénus planeta leva 224,7 dias terrestres a dar uma volta ao Sol. Mas, como a rotação sobre si próprio é bastante lenta, precisa de 243 dias terrestres para completar uma volta sobre si próprio. Ou seja, demora mais tempo a completar uma volta sobre si próprio do que a dar uma volta ao Sol. Vénus viaja na direção oposta (de oriente para ocidente) à maioria dos restantes planetas do sistema solar (particularidade que partilha com o planeta Úrano). Na cultura ocidental, Vénus é associado ao amor.
Vénus na Mitologia
Na mitologia grega, Vénus é Afrodite, a deusa da beleza e do amor, cujo nome deriva da palavra afrodisíaco. Vénus representa o feminino, o mundo da mulher, a luxúria, o desejo físico, a sedução lasciva. Na mitologia romana, Afrodite é Vénus.
Filha dos deuses, Vénus protegeu e abençoou amantes que viveram amores trágicos e impossíveis. Em conjunto com Apolo, representava o ideal de beleza para os gregos antigos.
Vénus na Astrologia
AMOR. ROMANCE. CAMARADAGEM. VALORES. MULHER.
À semelhança de Mercúrio, o planeta Vénus encontra-se entre o Sol e a Terra. Nunca se encontra a mais de 48º do Sol e, por isso, no horóscopo, ou está posicionado no mesmo signo que o Sol ou num dos dois signos anteriores ou seguintes.
Vénus é sinónimo de relação, de encontros, de aceitação. Por isso, no mapa astral, este planeta indica, por um lado, o potencial de afinidade e de intimidade com os outros e, por outro, a capacidade de a pessoa se relacionar consigo mesma.
Vénus representa o potencial para a autoestima e faz-nos lembrar que quem não se estima a si próprio é incapaz de manter uma relação saudável com outros. Quem não gosta de si mesmo não é capaz de receber ou dar afeto, ou de estabelecer intimidade.
Vénus na Astrologia - Influência no Mapa Astral
A posição de Vénus no mapa astral indica as coisas que a pessoa aprecia, se se considera digna de ser amada e se merece ser feliz. Vénus simboliza a necessidade de a pessoa se encontrar a si mesma através dos relacionamentos externos. Este planeta revela, também, o tipo de personalidade pela qual sente mais atração e harmonia.
Quer no homem quer na mulher, a posição de Vénus no mapa representa a sensualidade, a capacidade de dar e de sentir prazer. Representa a personalidade erótica, o objeto de desejo e como se faz desejo. É a atração, o aspeto físico, a atração física, a necessidade de satisfazer os desejos mais íntimos.
No mapa de um homem, a posição de Vénus sugere aquilo que o atrai numa mulher, as qualidades que procura, o que o excita e o que deseja numa relação. Vénus é a sua imagem ideal de mulher. O seu objeto de desejo. A conquista da sua vida.
Já no mapa astral de uma mulher, Vénus simboliza a forma como se apresenta ao mundo, a sua linguagem corporal, o que valoriza em si mesma e a forma como se sente enquanto mulher. Exprime a necessidade de se sentir bonita e desejada.
Vénus na Astrologia - Satisfação Emocional, Satisfação com a Vida
Vénus personifica o belo, o prazer, a vida simples e ligeira. Em termos de personalidade, anuncia uma natureza dócil e amorosa, alguém pacífico e sociável. Diversão e desejo, satisfação emocional, auto-aceitação. Tudo isto convive no universo de Vénus.
Vénus na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
No mapa astral, posicionado num signo compatível, Vénus favorece relações livres e fáceis. Num signo incompatível, pode indicar uma frieza aparente ou relações superficiais que mascaram a dificuldade para a intimidade.
Como se Expressa Vénus Através dos Signos?
Vénus em Áries/ Carneiro
Deseja atenção e elogios. Erótico, passional, hedonista, idealista. Vénus em Áries apaixona-se depressa. Sente-se atraído por parceiros dominadores.
Vénus em Touro
Deseja satisfação sexual. Afetuoso, passivo, fiel, possessivo, ciumento. Vénus em Touro realiza-se emocionalmente no casamento. É atraído por parceiros sensuais.
Vénus em Gêmeos/ Gémeos
Deseja estímulo intelectual. Simpático, frívolo, emocionalmente distante. Vénus em Gêmeos enamora-se e afasta-se depressa. Sente-se atraído por parceiros inteligentes.
Vénus em Câncer/ Caranguejo
Deseja satisfação e estabilidade emocional. Sensual, dependente, melancólico, possessivo. Vénus em Câncer pensa muito nas suas opções românticas e não se apaixona com facilidade. Sente-se atraído por parceiros com posses materiais.
Vénus em Leão
Deseja adoração. Erótico, sensual, romântico, dramático, exigente, vaidoso. Vénus em Leão apaixona-se instantaneamente. Sente-se atraído por personalidades fortes.
Vénus em Virgem
Deseja perfeição. Reservado, sensual, controlado, crítico. Vénus em Virgem não se apaixona facilmente. Procura o par perfeito.
Vénus em Libra/ Balança
Deseja um parceiro. Simpático, cordial, consensual, irrealista, romântico. Vênus em Libra apaixona-se rapidamente. Sente-se atraído por personalidades sedutoras.
Vénus em Escorpião
Deseja intensidade e drama. Passional, dramático, ciumento, erótico, manipulador. Vénus em Escorpião está permanente apaixonado. Sente-se atraído por personalidades fatais.
Vénus em Sagitário
Deseja companheirismo. Sociável, namoradeiro, generoso, independente. Vénus em Sagitário apaixona-se tão rapidamente como se desapaixona. Sente-se atraído por personalidades comunicadoras e bem-dispostas.
Vénus em Capricórnio
Deseja respeito. Reservado, fiel, racional, metódico. Vénus em Capricórnio cede mais rapidamente aos prazeres físicos do que entrega o coração à paixão. Sente-se atraído por personalidades que lhe tragam status social.
Vénus em Aquário
Deseja liberdade emocional. Sociável, racional, magnético, comunicador. Vénus em Aquário luta contra as paixões à primeira vista. Sente-se atraído por personalidades originais.
Vénus em Peixes
Deseja união espiritual. Romântico, sedutor, conciliador, sonhador. Vénus em Peixes entrega-se rapidamente à ideia de estar apaixonado e aos prazeres físicos. Sente-se atraído por um ideal, pelo príncipe encantado.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.