Temperamento Fleumático na Astrologia

Os temperamentos constituem a chave da interpretação de um horóscopo. Conheça as características do Temperamento Fleumático na Astrologia.

O temperamento Fleumático reúne as qualidades Frio e Húmido e está associado ao elemento Água. Produz uma personalidade sensível e reservada, com uma forte motivação emocional. Tal como o temperamento Melancólico, é introvertido, mas a presença de Húmido confere-lhe plasticidade e adaptabilidade.

Temperamento Fleumático

Tem uma forte motivação emocional: compreende o mundo e toma decisões direcionadas para a manutenção da sua segurança e bem-estar sentimental. Por privilegiar as "razões" emocionais, pode ser muito subjetivo e volúvel ("o que hoje é bom porque me faz sentir bem, pode ser mau amanhã porque me faz sentir mal"), chegando por vezes à incongruência.

Interessa-se pelo que sente e pelo que promove a sua segurança. Encanta-se com novas pessoas e novas situações, mas facilmente adopta uma postura passiva e até um pouco preguiçosa. De forma geral, é um temperamento tímido e sereno.

Embora a emoção e os sentimentos sejam a base do comportamento Fleumático, estes quase nunca são demonstrados abertamente. Embora sensível e empático, evita comprometer-se e é pouco expressivo. Tende a assumir papéis conciliadores e possui demasiada paciência. Quando emocionalmente perturbado assume uma postura fechada e até apática.

Devido à sua excessiva maleabilidade, apresenta como maiores defeitos a preguiça e a indolência. Dificilmente mostra ânimo nas suas ações e determinação nos seus objetivos. No seu pior, a sua autocentragem emocional manifesta-se na forma de ganância, cobardia, engano e manipulação sentimental.

Ao misturar-se com o temperamento Colérico, o Fleumático ganha maior agilidade e ousadia. A expressão geral tende a ser mais temperada, devido ao contraste entre as qualidades primitivas de ambos.

A participação de Sanguíneo adiciona-lhe a qualidade Quente, o que lhe confere maior alegria e dinamismo, minimizando as facetas mais estáticas do temperamento Fleumático. A predominância de Húmido reforça-lhe a flexibilidade e a plasticidade.

A combinação com o temperamento Melancólico dá ênfase ao Frio, desenvolvendo as características introvertidas. No entanto, a adição de Seco confere-lhe maior solidez e perseverança.

Em termos fisionómicos, o Fleumático apresenta uma estatura média a baixa. Tem um corpo carnudo, de tendência flácida e que facilmente engorda. A pele é macia e fria ao toque, geralmente de cor pálida ou esbranquiçada e com pouca pilosidade.

Este temperamento está associado ao humor chamado "fleuma", que é responsável pela lubrificação e manutenção da temperatura do corpo. Em termos modernos corresponde às mucosidades e à linfa.

Aplicação Prática dos Temperamentos

Os temperamentos constituem a chave da interpretação de um horóscopo. Cada planeta ou signo tem afinidades com um dos quatro temperamentos, servindo este de base para a definição das suas características.

A combinação do temperamento de um planeta com o do signo onde se encontra posicionado é a base da interpretação astrológica.

Em Astrologia Natal é possível determinar o temperamento (ou combinação de temperamentos) de cada indivíduo. Este temperamento global descreve as características de base, que condicionam todos os comportamentos, motivações e dinâmicas pessoais.

A manifestação das particularidades indicadas no mapa está sempre sujeita ao temperamento dominante. Por exemplo, um indicador astrológico de agressividade terá uma expressão diferente num mapa de temperamento colérico (que reforça a tendência agressiva) ou num mapa de temperamento fleumático (que a retrai). O temperamento é, portanto, uma espécie de pano-de-fundo sobre o qual a personalidade se manifesta.

O cálculo para determinar o temperamento individual tem um certo grau de complexidade, que leva em conta o peso relativo das quatro qualidades primitivas do horóscopo.

Na pesagem são consideradas as qualidades primitivas do Ascendente e da Lua (bem como as configurações planetárias que lhe estão associadas), à qual se adiciona o temperamento do signo solar.

Fonte: Helena Avelar e Luís Ribeiro, in Tratado das Esferas - Um Guia Prático da Tradição Astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 45-6.

Qualidades Primordiais - O Princípio de Tudo

Na Astrologia, a energia vital manifesta-se, inicialmente, através das Qualidades Primordiais (também, designadas como Qualidades Primárias ou Qualidades Primitivas). Estas, estão presentes na Natureza e na matéria, regulando subtilmente a energia cósmica. 

Todas as formas de vida se expressam através das Qualidades Primitivas e elas são, também, as peças que constituem os elementos, os signos e os planetas, isto é, são o fundamento básico da Astrologia.

Cada um destes eixos representam atributos opostos:

  • Quente e Frio
  • Seco e Húmido

Sendo que:

  • Quente - ação, movimento, impulsividade
  • Frio - recetividade, passividade, melancolia, observação
  • Seco - permanência, estagnação, cristalização, concentração
  • Húmido - flexibilidade, volatilidade, maleabilidade

Qualidades Primitivas e a Energia dos Planetas

Planeta/ Qualidade/ Elemento/ Temperamento

  • Sol - Quente e Seco = Fogo (Colérico)
  • Lua - Frio e Húmido = Água (Fleumático)
  • Mercúrio - este planeta não tem uma qualidade definida, já que tende a absorver as qualidades daquilo com que entra em contacto. Contudo, quando é observado isoladamente, sem qualquer outra influência, é considerado Frio e Seco (Melancólico)
  • Vénus - Frio e Húmido = Água (Fleumático)
  • Marte - Quente e Seco = Fogo (Colérico)
  • Júpiter - Quente e Húmido = Ar (Sanguíneo)
  • Saturno - Frio e Seco = Terra (Melancólico)

Ou, categorizando de outra forma:

  • Sol e Marte - Quente e Seco
  • Saturno e Mercúrio - Frio e Seco
  • Vênus e Lua - Frio e Húmido
  • Júpiter - Quente e Húmido

Os Temperamentos na Astrologia