O temperamento Colérico reúne as qualidades Quente e Seco, estando associado ao elemento Fogo. Manifesta-se por entusiasmo, energia e ações rápidas; origina personalidades decididas, corajosas e ambiciosas. Estão sempre prontas para a ação, sendo empreendedoras e entusiásticas, não cedendo facilmente a obstáculos.
Índice
Temperamento Colérico
Se devidamente moderado, confere um espírito de liderança e grande força de vontade. Embora não perca o entusiasmo facilmente, o colérico tende a mudar de direção várias vezes e a iniciar vários projetos ao longo da vida. O seu foco de interesse é a ação e a conquista, pelo que os pormenores raramente o detêm. É por vezes precipitado e inconstante. Devido à sua falta de paciência, este temperamento não é muito dado ao estudo e à investigação.
Em termos emocionais, é pouco demonstrativo e a sua "secura" pode torná-lo rígido e até insensível. A impaciência torna-o pouco gracioso nas suas expressões, chegando à rudeza e à hostilidade. Reage com grande intensidade a ameaças ou desafios exteriores, podendo ser conflituoso ou mesmo violento. Em casos extremos, a combinação entre a falta de sensibilidade e facilidade com que expressa a sua raiva pode torná-lo cruel.
Se o temperamento Colérico tiver traços de Melancólico, a personalidade tende a ser mais moderada nas suas ações. Nesta combinação predomina a qualidade Seco, que indica tendência a reter a ira, originando desconfiança e mau humor. No entanto, esta combinação de temperamentos confere uma maior constância, capacidade de estudo e curiosidade, pois o Frio do Melancólico tempera o Quente do Colérico.
A presença de Fleumático refreia a actividade constante e a resposta impulsiva do Colérico, pois trata-se de uma mistura de qualidades primitivas complementares (Quente e Seco por um lado, Frio e Húmido por outro). Em contrapartida, provoca um maior contraste emocional, gerando toda a espécie de atitudes temperamentais.
Se o temperamento secundário for o Sanguíneo, há maior leveza e sociabilidade, o que atenua a expressão colérica. Há maior sensibilidade e adaptabilidade (o Húmido modera a dureza do Seco), mas como ambos partilham a qualidade Quente, produz-se uma certa agitação e inconstância.
Em termos fisionómicos, um corpo Colérico tende a ser magro, musculado e peludo. A estatura é média ou baixa. A pele é áspera e quente, brilhante, de tom amarelado ou avermelhado. Estas características poderão ser modificadas pela combinação de outros temperamentos.
No campo médico/ fisiológico o temperamento colérico está associado ao humor denominado "bílis amarela" (por vezes o termo Bilioso é sinónimo de Colérico). Segundo o sistema médico antigo, este humor, que está centrado na vesícula biliar, servia como clarificador dos restantes humores, incutia movimento e ação e aquecia o corpo.
Aplicação Prática dos Temperamentos
Os temperamentos constituem a chave da interpretação de um horóscopo.
Cada planeta ou signo tem afinidades com um dos quatro temperamentos, servindo este de base para a definição das suas características.
A combinação do temperamento de um planeta com o do signo onde se encontra posicionado é a base da interpretação astrológica.
Em Astrologia, Natal é possível determinar o temperamento (ou combinação de temperamentos) de cada indivíduo. Este temperamento global descreve as características de base, que condicionam todos os comportamentos, motivações e dinâmicas pessoais.
A manifestação das particularidades indicadas no mapa está sempre sujeita ao temperamento dominante. Por exemplo, um indicador astrológico de agressividade terá uma expressão diferente num mapa de temperamento colérico (que reforça a tendência agressiva) ou num mapa de temperamento fleumático (que a retrai). O temperamento é, portanto, uma espécie de pano-de-fundo sobre o qual a personalidade se manifesta.
O cálculo para determinar o temperamento individual tem um certo grau de complexidade, que leva em conta o peso relativo das quatro qualidades primitivas do horóscopo.
Na pesagem são consideradas as qualidades primitivas do Ascendente e da Lua (bem como as configurações planetárias que lhe estão associadas), à qual se adiciona o temperamento do signo solar.
Fonte: Helena Avelar e Luis Ribeiro, in Tratado das Esferas - Um Guia Prático da Tradição Astrológica. Editora Pergaminho. Cascais, Portugal, 2007, pp. 45-6.
Qualidades Primordiais - O Princípio de Tudo
Na Astrologia, a energia vital manifesta-se, inicialmente, através das Qualidades Primordiais (também, designadas como Qualidades Primárias ou Qualidades Primitivas). Estas, estão presentes na Natureza e na matéria, regulando subtilmente a energia cósmica.
Todas as formas de vida se expressam através das Qualidades Primitivas e elas são, também, as peças que constituem os elementos, os signos e os planetas, isto é, são o fundamento básico da Astrologia.
Cada um destes eixos representam atributos opostos:
- Quente e Frio
- Seco e Húmido
Sendo que:
- Quente - ação, movimento, impulsividade
- Frio - recetividade, passividade, melancolia, observação
- Seco - permanência, estagnação, cristalização, concentração
- Húmido - flexibilidade, volatilidade, maleabilidade
Qualidades Primitivas e a Energia dos Planetas
Planeta/ Qualidade/ Elemento/ Temperamento
- Sol - Quente e Seco = Fogo (Colérico)
- Lua - Frio e Húmido = Água (Fleumático)
- Mercúrio - este planeta não tem uma qualidade definida, já que tende a absorver as qualidades daquilo com que entra em contacto. Contudo, quando é observado isoladamente, sem qualquer outra influência, é considerado Frio e Seco (Melancólico)
- Vénus - Frio e Húmido = Água (Fleumático)
- Marte - Quente e Seco = Fogo (Colérico)
- Júpiter - Quente e Húmido = Ar (Sanguíneo)
- Saturno - Frio e Seco = Terra (Melancólico)
Ou, categorizando de outra forma:
- Sol e Marte - Quente e Seco
- Saturno e Mercúrio - Frio e Seco
- Vênus e Lua - Frio e Húmido
- Júpiter - Quente e Húmido