Em todas as culturas, o Sol tem um simbolismo que sugere vida, a fertilidade perpétua e a criação da vida. Celebrado e glorificado ao longo de milénios, o Sol tem um significado mítico distinto e tornou-se na inspiração da Astrologia.
Para a ciência, esta estrela é apenas uma esfera incandescente, fonte e apoio do sistema de planetas que orbitam à sua volta. A vida na Terra só é possível graças à existência do Sol e isso ditou a sua importância fundamental em inúmeros cultos solares e na mitologia ancestral de muitas culturas ocidentais e não ocidentais.
" O glifo do Sol simboliza o Divino, a totalidade da energia existente no Cosmo. Representa a energia criativa da alma, a força vital, o espírito, o eterno, o infinito. É a energia que mantém unidas as diferentes partes da personalidade. "
Índice
Caracterização Astral
- Qualidade Primordial - Quente e Seco
- Elemento - Fogo
- Temperamento - Colérico (entusiasmo, energia e ações rápidas; personalidade decidida, corajosa e ambiciosa)
- Rege/ Dignidade - Leão
- Dia da Semana - Domingo
- Cor - Amarelo
- Detrimento/ Conflito - Aquário
- Exaltação - Áries/ Carneiro
- Queda - Libra/ Balança
- Virtude - Esperança
- Vício - Indolência
- Número - 1
- Obstáculos de Vidas Passadas - Abuso de autoridade
- Associações - Pai, chefe de Estado, criatividade, jogos, objetos de valor, luxo, sumptuosidade
- Palavras-chave - Autoexpressão, força vital, alegria, criatividade, consciência, poder, domínio, generosidade, brilho, pureza, afeto, magnanimidade, potencial, vitalidade, individualidade, identidade, reconhecimento
O Sol na Mitologia
No mito grego, Hélio, o Sol, descende dos Titãs Hiperíon e Teia. Mais tarde, Apolo assumiu os atributos de Hélio e transformou-se no principal deus-Sol do Monte Olimpo.
No Egipto antigo, Rá, o deus-Sol, era a suprema divindade criadora, que assumia diferentes formas quando nascia (Khepri - representado por um escaravelho sagrado, que rodava a bola do Sol ao longo do horizonte) e quando se punha (Atum). Era também Hórus, o deus com cabeça de falcão, mais tarde identificado pelos gregos como Apolo.
O sol simboliza verdade e integridade: “Conhece-te a ti mesmo” é o mote no oráculo sagrado do deus Apolo em Delfos, na Grécia.
Sol na Astrologia - Expressão do "EU"
Em Astrologia, o Sol - que é tecnicamente uma estrela e não um planeta - representa a força vital, a vitalidade e a necessidade de autoexpressão do "Eu". É a energia que une as diferentes partes da personalidade. Representa a procura da individualidade pessoal, que se expressa através do signo onde o Sol está posicionado no mapa astral.
A qualidade, a polaridade e elemento do signo onde o Sol está posicionado são determinantes para o modo com o "Eu" se consegue exprimir. Assim:
- Sol em signos negativos - a autoexpressão pode ser tímida ou inibida, embora isso não signifique que esteja bloqueada apenas que se manifesta suavemente.
- Sol em signos positivos - a autoexpressão exuberante é uma característica natural.
- Sol em signos do elemento Água - dificuldade em expressar agressão e assumir a liderança.
- Sol em signos do elemento Fogo - a expressão com uma certa dose de agressividade e a postura de liderança são qualidades inatas.
- Sol em signos do elemento Terra - capacidade de afirmação mas sem agressividade.
- Sol em signos do elemento Ar - capacidade em expressar autoconfiança mas dificuldade em manter a firmeza.
- Sol no elemento Cardinal - é sempre o mais extrovertido em qualquer grupo de elementos.
Sol na Astrologia - Princípio Criativo
O Sol na Astrologia é a expressão do princípio criativo, influenciada pelo elemento do signo no qual o Sol está posicionado. Assim:
- Sol em signos do elemento Água - o espírito criativo é expresso de modo emocional e emotivo, gerando sentimentos.
- Sol em signos do elemento Fogo - o princípio criativo expressa-se de forma ativa e espontânea, gerando vida.
- Sol em signos do elemento Terra - o princípio criativo é expresso de forma prática e produtiva, gerando ações e coisas novas.
- Sol em signos do elemento Ar - o princípio criativo é expresso de modo intelectual e inspiracional, gerando pensamentos e palavras.
Sol na Astrologia - Vitalidade
O posicionamento do Sol num mapa astral indica o grau de vitalidade de que a personalidade dispõe. Na Astrologia, o Sol também indica a maneira como a personalidade lida com as desilusões. Assim:
- Sol em signos negativos - a vitalidade flui de forma suave e constante.
- Sol em signos positivos - a vitalidade flui de forma intensa e abundante.
- Sol em signos do elemento Água - a vitalidade consome imensa energia; podem ficar arrasados face a uma situação negativa pois, regra geral, a autoconfiança não é suficiente para lidar facilmente com as desilusões.
- Sol em signos do elemento Fogo - a vitalidade é física; otimistas, têm uma grande capacidade de recuperação face à desilusão.
- Sol em signos do elemento Terra - aguentam pacientemente até à chegada de melhores dias.
- Sol em signos do elemento Ar - a vitalidade é intelectual; podem ter que esperar que surja algo novo que os estimulem para superar a desilusão.
Sol na Astrologia - Princípio Masculino
O Sol indica o modo como a parte ativa, masculina, da personalidade pode fluir. A energia masculina é parte integrante da personalidade do homem como da mulher. Quando o Sol está posicionado num signo positivo, a capacidade de afirmação da personalidade é forte e a energia masculina entra em confronto com o mundo. Nos signos negativos (ou passivos), a energia flui para dentro, para o interior da personalidade.
Sol na Astrologia - O Pai
O Sol representa a figura paternal ou figura de autoridade. O modo como um homem exerce o seu papel de pai é descrita pelo seu signo solar, em nuances que caracterizam a forma como se relaciona com os filhos e como encara a sua função parental. O elemento do signo é o fator determinante. Assim:
- Sol em signos do elemento Água - sensível, protetor.
- Sol em signos do elemento Fogo - afetuoso, espontâneo.
- Sol em signos do elemento Terra - disciplinado, responsável.
- Sol em signos do elemento Ar - comunicativo, flexível.
Contudo, a personalidade de cada pessoa é uma mistura de diferentes energias planetárias que aparecem no seu mapa astral. Desta forma, a presença destas outras energias planetárias pode acentuar ou diminuir determinados traços tradicionalmente associadas ao signo solar. Por exemplo, a influência de Saturno na personalidade aponta para um pai frio e severo, ao passo que Plutão sugere um pai dominador.
Sol na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
No mapa astral, quando o Sol está bem posicionado, a disposição é nobre, benévola, digna e humana. É um amigo fiel e um inimigo generoso. Quando o Sol está mal posicionado, a disposição é frívola, vaidosa, arrogante, pretensiosa e dada ao mau caráter.
Como se Expressa o Sol Através dos Signos?
O desafio associado ao Sol é descobrirmos como podemos expressar ao máximo as nossas potencialidades. Também nos permite saber como restaurar o nosso equilíbrio pessoal depois de uma dificuldade. No seu melhor, o Sol manifesta-se de modo brilhante na nossa personalidade, no seu pior, pode torna-se em arrogância ou vaidade.
Sol em Áries/ Carneiro
Autoexpressão espontânea. Egocêntrico, egoísta, dinâmico, petulante e extrovertido. Sol em Áries (Carneiro) indica uma personalidade que rapidamente recupera das desilusões, mas abandona tarefas a meio.
Sol em Touro
Autoexpressão prática. Pragmática, conservador, fiável, perseverante e estoico. Sol em Touro não se deixa abalar por contrariedades e nunca desiste.
Sol em Gêmeos/ Gémeos
Autoexpressão comunicativa. Irrequieto, sociável, intelectual, versátil, tenso. Sol em Gêmeos (Gémeos), não se deixa ir abaixo com as dificuldades e tem o dom de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Sol em Câncer/ Caranguejo
Autoexpressão reticente. Muito emotivo, protetor, possessivo, introvertido. Sol em Câncer (Caranguejo) pode desistir após uma contrariedade mas, em geral, persiste.
Sol em Leão
Autoexpressão exuberante. Extrovertido, entusiasta, benévolo, jovial, orgulhoso e autoritário. Sol em Leão depressa supera dificuldades e é um mestre empenhado.
Sol em Virgem
Autoexpressão competente. Prático, perfecionista, analítico, produtivo, funcional e organizado. Sol em Virgem é empenhado e não se deixa abalar por contrariedades.
Sol em Libra/ Balança
Autoexpressão afetuosa. Sociável, dependente, artístico, amável e justo. Sol em Libra (Balança) evita problemas, não gosta de ser criticado, e termina aquilo que começa.
Sol em Escorpião
Autoexpressão sigilosa. Intenso, perspicaz, misterioso, passional e forte. Sol em Escorpião não se deixa abalar por contratempos e concentra-se naquilo que faz.
Sol em Sagitário
Autoexpressão aventureira. Espontâneo, curioso, inquisitivo, filosófico e dinâmico. Sol em Sagitário refaz-se de adversidades, mas pode sofrer.
Sol em Capricórnio
Autoexpressão controlada. prático, autoritário, conservador, dogmático, fiável e obediente. Sol em Capricórnio não desiste perante um problema e é responsável.
Sol em Aquário
Autoexpressão não-convencional. Inovador, progressista, inquisitivo, radical, imprevisível e humanitário. Sol em Aquário detesta contratempos e empenha-se naquilo que faz.
Sol em Peixes
Autoexpressão vaga. Impressionável, sensível, vacilante, vago e falsamente passivo. Sol em Peixes desiste após um revés e é indeciso.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.