Signos de Ar na Astrologia - Significado e Características

Na Astrologia, o Elemento Ar simboliza a curiosidade, a lógica e a comunicação. Os signos de Ar são: Gêmeos (Gémeos), Libra (Balança) e Aquário.

Na Astrologia, existem quatro Elementos, ou Triplicidades, cada um constituído por três signos. Os signos de Ar são: Gêmeos/ Gémeos, Libra/ Balança e Aquário. O Elemento Ar simboliza a curiosidade, a lógica e a comunicação. Nos seres humanos, Ar representa a mente autoconsciente, tendo como função estimular o raciocínio lógico e o intercâmbio de informações. Por este motivo, este Elemento favorece a razão e a lógica em detrimento da sensibilidade ou das emoções.

Para Ar, a mente é o aspeto mais importante da vida e que deve ser desenvolvido, tornando os processos de socialização e comunicação essenciais. Como a racionalidade tem prioridade para este Elemento, o lado sentimental pode sair prejudicado, tendo alguma dificuldade para lidar com pessoas muito emocionais.

Na verdade, os nativos de Ar precisam de preservar o seu espaço, sem amarras nem constrangimentos. De todos os Elementos, Ar é o mais difícil de prever as suas ações e possui uma tendência à instabilidade e imprevisibilidade.

O que são os Elementos na Astrologia?

Para a Astrologia, a energia dos planetas no mapa astral é filtrada pelos quatro Elementos - Fogo, Terra, Água e Ar e cada um dos signos solares faz parte de um destes grupos. As características naturais de cada elemento a que cada signo pertence influencia a personalidade dos nativos desse signo e representa posturas diferentes de encarar a vida.

O Elemento a que cada signo pertence é também muito importante para compreender as compatibilidades desse signo. Tal como sucede na Natureza, o Fogo é alimentado pelo Ar, mas apagado pela Água, que por sua vez se liga melhor com a Terra, nutrindo-a e proporcionando-lhe estabilidade.

Em conjunto, os quatro Elementos representam as forças do mundo natural e, de certa forma, dependem da existência uns dos outros para encontrar o seu próprio equilíbrio e para criar um fluxo geral de energia equilibrado.

O que Significa ser um Signo de Ar?

Os signos de Ar são, sobretudo, mentais e intelectuais. Ar é mestre em relacionar conceitos. Precisa compreender tudo o que experiencia e a sua resposta é maioritariamente intelectual. É notório que as pessoas com predominância deste Elemento preferem pensar mais logicamente do que emocionalmente, e tendem a ser bastante ativas e sociáveis, desprendidas dos limites do mundo material. 

A elevada capacidade para ligar ideias resulta na necessidade de as expressar, o que reforça as suas competências de comunicação e o modo fácil como se relaciona com os outros. Nas relações, a personalidade Ar é sensível e sedutora e dá mais relevo à inteligência. Contudo, apesar de sociais, Ar não expressa facilmente os seus sentimentos e emoções, e nem sempre age conforme fala ou pensa, embora geralmente seja o primeiro a questionar alguma coisa.

Ar é o mais inovador e intelectual dos Elementos. Indiferente ao lado material da vida, a sua motivação é comunicar. Acima de tudo, valoriza a afinidade mental - das ideias surgem infinidades de novas possibilidades. Ar em equilíbrio é gentil, objetivo, sociável e correto. Sem este Elemento, a personalidade é estagnada, introvertida e irracional.

Quando o Elemento Ar está em equilíbrio, existe uma certa facilidade para racionalizar, para socializar, para se relacionar com as pessoas e com o ambiente, para procurar informações, para comunicar de forma geral, para estudar, para pensar, para ver o todo e compreender o quadro geral, para refletir mentalmente sobre vários temas e assuntos.

O Elemento Ar reúne a característica Húmido, o que lhe transmite grande maleabilidade mental, flexibilidade no pensamento e enorme capacidade para refletir sobre ideias e conceitos. São personalidade abrangentes, com uma visão ampla do mundo, ao contrário dos nativos Terra, que tendem para a concentração, para o foco, para o detalhe. No entanto, esta tendência para se interessar por muitas coisas ao mesmo tempo, faz com que possa não ter a força de vontade suficiente para se concentrar em nenhuma delas em específico, dispersando-se facilmente. 

Os nativos de Ar podem ser incrivelmente indecisos e inconstantes por natureza, tornando-se mais difícil para eles colocarem as suas ideias em prática, uma vez que os seus desejos e opiniões variam constantemente. Para os nativos deste Elemento, os melhores companheiros são os dos signos de Terra porque se complementam entre si. Em Terra, Ar encontra uma ajuda preciosa para sair do abstrato, aprende como concretizar as suas ideias, a ver o racional e o concreto.

A ausência do Elemento Ar no mapa astral pode manifestar-se pela dificuldade em compreender os factos a um nível racional. A mente fica presa nos detalhes e perde a capacidade de ver o quadro geral, de perceber e de interligar os vários aspetos de uma mesma questão. Por outro lado, também pode limitar a capacidade de comunicação, no sentido de que a pessoa se torna menos aberta à discussão, a ouvir diferentes pontos de vista e a fazer a síntese dos mesmos. A sua mente fechada impede-a de lidar com várias informações em simultâneo. É aquela pessoa que tem ideias muito boas mas que não as consegue tirar do papel, que não é capaz de passar à prática, de materializar no mundo real, as suas excelentes ideias.

Quais são os Signos de Ar?

O Elemento Ar corresponde ao espectro mental, ao intelecto, à comunicação e ao intercâmbio, sendo a força motriz dos signos de Gêmeos/ Gémeos, Libra/ Balança e Aquário.

Gêmeos

Gêmeos/ Gémeos

Mutável, Gêmeos é considerado o mais adaptável dos signos de Ar e adota uma abordagem mental da vida. Classificando e partilhando ideias com habilidade, a energia geminiana promove o despertar da intelectualidade. Onde quer que este signo se posicione, é uma energia curiosa, leve e dual.

Libra

Libra (Balança)

Personalidade Cardinal, Libra é o mais orientado para a ação dos signos de Ar e é excelente na comparação, pesagem e valorização de ideias e princípios. Um possível problema para este signo é a indecisão gerada pela insegurança, que pode prejudicar a agilidade e a concretização dos seus planos. 

Aquário

Aquário

Aquário é o mais firme e mais obstinado dos três signos de Ar. Este signo é especialista em compreender intuitivamente a universalidade de ideias e princípios. Aquário é o signo das contestações e da inovação, relacionado com o inconformismo e voltado para a revolução social. No entanto, o Fixo Aquário tem uma certa predisposição para a insatisfação, tornando-se, por vezes, instável e imprevisível.

Os Signos de Ar são Compatíveis com…

Os nativos do Elemento Ar têm uma boa relação com os nativos regidos pelo Elemento Fogo, estimulando-se mutuamente. Para a relação resultar na perfeição, apenas precisam de aprender a cuidar-se, para não se sufocarem um ao outro. 

Os melhores companheiros de Ar são os signos de Terra. Estes, ensinam-lhes os meios de concretizar as suas ideias o que, sem a sua ajuda, permaneceria puramente abstrato.

Os Signos de Ar podem ter mais Dificuldade em Relacionar-se com…

De natureza expressiva e bastante comunicativa, os nativos de Ar têm alguma dificuldade em lidar com os nativos de Água, pois estes tendem a expressar os seus sentimentos de forma não verbal. Além disso, Ar gosta de comandar a relação e dificilmente respeita a vontade do parceiro; já o Elemento Água gosta de viver no seu ritmo, de acordo com as suas vontades e motivações.

Os Elementos na Astrologia