Runas: O que São e como Interpretar

As Runas fazem parte da tradição cultural dos Povos antigos do Norte da Europa. Mágicas e proféticas, são símbolos de sabedoria dos deuses e da Humanidade que funcionavam como talismãs e amuletos protetores.

As Runas são uma sequência de letras com um valor tanto simbólico como literal. Constituem o antigo alfabeto sagrado dos povos germânicos e eram usadas para fins de adivinhação, para a prática de magia mas, também, como amuletos protetores e talismãs.

As letras das Runas eram gravadas nas espadas para dar sorte nas batalhas, nas mãos das mulheres quando estavam prestes a dar à luz os seus filhos ou nos remos dos pescadores para atrair a abundância. As inscrições rúnicas sobreviveram na madeira, em osso, em moedas, armas, anéis e centenas de pedras da era dos viquingues.

O que São as Runas?

As Runas são uma sequência de letras cuja palavra tem origem no idioma gótico significando "segredo" ou "mistério". Constituem o antigo alfabeto sagrado dos povos germânicos do Norte da Europa, baseado na mitologia nórdica, e eram usadas para fins de adivinhação, para a prática de magia mas, também, como amuletos protetores e talismãs poderosos.

À medida que as línguas germânicas se desenvolveram, também as Runas evoluíram: atualmente, existem variações na formação das letras e na quantidade Runas de um determinado conjunto de ou Futhark. Esta palavra é um acrónimo composto pelas seis letras do alfabeto rúnico: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raido e Kaunaz.

O Futhark Antigo de 24 Runas está organizado em três conjuntos de oito, ou aetts, chamados Frey, Hagalaz e Tyr. Alguns dos significados das Runas derivam de poemas rúnicos antigos: o poema rúnico norueguês, o islandês e o anglo-saxão.

Aett de Frey - Criação e Produtividade

Frey é o deus nórdico da virilidade, do início e da prosperidade. As primeiras 8 primeiras Runas de Frey são uma viagem de criação, desde o começo do Cosmos com Fehu, até terminar com Wunjo, o dom da ordem divina do Universo.

O aett de Frey é constituído pelas Runas: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raido, Kaunaz, Gebo, Wunjo.

Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Hagalaz é a Runa da pedra de granizo, por isso este aett simboliza e representa a rutura. A Humanidade está sujeita às leis da Natureza e à imprevisibilidade do destino. Assim, este conjunto começa com a transformação de Hagalaz e termina com Sowelo, letra da expansão, do sucesso e do poder.

O aett de Hagalaz é constituído pelas Runas: Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Pertho, Algiz e Sowelo.

Aett de Try - Valores e Relacionamentos

O aett de Try relaciona-se com o mundo material, os valores sociais e os relacionamentos. Este conjunto inicia-se com Tiwaz e Berkana, os princípios masculino e feminino e termina com Dagaz, símbolo do otimismo e da mudança positiva.

O aett de Try é constituído pelas Runas: Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz.

Como Jogar as Runas?

À semelhança que qualquer outro ritual, o local onde vai lançar as Runas deve ser tranquilo e limpo. De preferência, a superfície deve ser branca, símbolo de uma intenção pura. Pode jogar de de duas formas:

  • Retirando as Runas do saco, à medida que formula a questão na sua mente, colocando-as com a face inscrita virada para cima;
  • Escolhendo-as do saco à medida que vai pensando a pergunta e lançando-as suavemente sobre um pano ou superfície brancos. As Runas que caiem de face para baixo indicam o futuro.

Como Interpretar as Runas?

Embora as Runas sejam um sistema coerente, a sua interpretação não é, de todo, linar. Tal como as Cartas de Tarot, algumas Runas têm sentidos diferentes quando saem na posição direita ou na posição invertida. As Runas sem significado invertido são aquelas cujo símbolo é simétrico, as que apresentam a mesma figura independentemente da posição em que estão.

Cada Runa aponta para um princípio, uma lei, uma força ou uma energia no Universo que, de alguma forma, se está a manifestar numa determinada área de vida da pessoa. Essas áreas são, por isso, aquilo que deve chamar a nossa atenção. Tal como outros Oráculos, nomeadamente, o Tarot ou o I Ching, as Runas são uma técnica que convida à introspeção, à contemplação e à meditação

Os Oráculos representam um sistema que nos permite e ajuda a organizar os pensamentos mais íntimos e a elevar o nosso lado espiritual. Este é um processo profundo de autoconhecimento. Esta é a magia que reside na base de todos os Oráculos: a oportunidade de nos conhecermos a nós mesmos, de entrar em contacto com o "Eu" mais profundo que se esconde por baixo de todos os pensamentos, desejos e motivações.

As Runas enquanto Oráculo

Enquanto sistema de adivinhação, as Runas dão-nos pistas para refletir. Uma letra pode ter um significado para uma determinada pessoa, num determinado contexto e numa determinada área de vida. Ao fazer a leitura, é importante que esse enquadramento seja realizado adequadamente.

Use a intuição. De que forma a metáfora, o enigma e a sabedoria das Runas se enquadra na sua realidade? Que mensagem lhe quer transmitir? Em que o faz pensar? Que sensação lhe transmite? De que modo o pode ajudar a compreender e a "descascar" as suas emoções mais escondidas? Que aprendizagem pode retirar desta "provocação" que a sabedoria antiga lhe suscita?

Conhecer e integrar o significado das Runas é um processo que nos pode levar a um nível de consciência superior, à iluminação. Segundo vários especialistas nesta arte, este é um dos mais importantes contributos desta técnica para o bem-estar de quem joga Runas. A possibilidade da cura emocional e da evolução espiritual através do autoconhecimento e da autorrealização.

Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica

Aett de Try - Valores e Relacionamentos

Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Aett de Try - Valores e Relacionamentos