A Runa Ehwaz, simboliza o "cavalo". Este animal sagrado para os antigos, representa a capacidade de viajar, de ir de um lugar para o outro de forma rápida e segura. Esta Runa tem uma forte conotação espiritual pois também se refere às viagens xamânicas ou astrais. Está associada a Sleipnir, o magnífico cavalo de Odin, que cavalgava em terra, no mar e no ar e que o deus usou para subir até ao reino dos mortos. Reza a lenda que os dentes do cavalo tinham Runas inscritas, tornando-o invencível na viagem entre mundos.
A energia do cavalo, personificada na Runa Ehwaz, pode ajudar na transformação da estagnação e na remoção dos bloqueios. Isto torna esta Runa numa poderosa aliada espiritual, pois a única constante da vida é a certeza da mudança. Quando caminhamos com alguém amigo ao lado, a viagem torna-se muito mais fácil e agradável.
Índice
A Runa Ehwaz
- Nome da Runa: EHWAZ
- Conjunto de Oito Runas: Aett de Tyr
- Som da Letra: E
- Significado: Cavalo
- Significado Divinatório: Progresso
- Mitologia Nórdica: Sleipnir, o cavalo de oito patas do deus Odin
- Interpretação: Viagem, flexibilidade, cooperação, confiança, amizade
- Conceitos Chave: Harmonia, trabalho em equipa, confiança, casamento, lealdade, um amigo; ou duplicação, desarmonia, desconfiança, traição, pesadelos, indecisão, um inimigo
- Carta de Tarot: VII O Carro
- Elemento: Fogo
- Significado Invertido: Necessidade de estabelecer novas relações
- Árvore: Carvalho, Freixo
- Cor: Branco
- Erva: Tasneira
- Pedra: Espato-da-Islândia
Ehwaz no Sistema Rúnico
O significado da Runa Ehwaz está fortemente associado ao cavalo de Odin, essa força magnífica da Natureza, incapaz de ser derrotado e que ligava o mundo dos deuses com o dos mortos. As oito patas de Sleipnir tornavam-no invulgar e veloz. As Runas inscritas nos seus dentes tornavam-no invencível.
Seja sempre tão leal aos que estão à sua volta como estes o são para si.
O cavalo, também simboliza a sexualidade, a paixão e a liberdade - os impulsos mais básicos da natureza Humana. Animal sagrado para os povos antigos, era sinónimo de lealdade e companheirismo, valores fundamentais para que exista uma relação de confiança entre dois seres.
Não é fácil domesticar e montar um cavalo. Isso requer paciência, prática e conhecimento. Para além disso, a confiança entre o animal e o cavaleiro é fundamental para que se tornem num par de longas viagens. Nesse sentido, Ehwaz simboliza a importância da força dos relacionamentos com as pessoas que nos são mais próximas e como devem ser cultivadas para que prosperem.
Interpretação do Significado da Runa
Quando a Runa Ehwaz surge numa leitura indica a necessidade de exprimir as necessidades mais básicas. Estas, podem ser ou não reconhecidas. Podem permanecer no oculto da mente, disfarçadas de outra coisa qualquer.
Ehwaz não é força, mas sim persuasão, trabalho em equipa, sugestão e cooperação. Saber tirar o melhor proveito de uma dada situação, fazer os ajustes necessários para um relacionamento funcione e encontrar os meios para colocar em prática as ideias e as intenções são atividades em que Ehwaz pode ajudar.
Esta Runa representa a flexibilidade, a adaptabilidade e o pragmatismo. É a ativação e o uso do instinto sobre a racionalidade. Muitas vezes, em várias situações, o uso da força e o confronto direto só agrava o problema. É preciso saber quando encontrar o consenso, negociar e fazer pontes para o entendimento. Orgulhe-se das suas conquistas mas mantenha-se humilde.
Quando sai na posição invertida, esta Runa indica a necessidade de estabelecer novas relações. Todas as pessoas que entram na nossa vida têm uma lição para nos ensinar. Assim, procure aquelas que partilham os seus pontos de vista e que têm algo de valor a acrescentar à sua vida.
O Aett de Tyr - Valores e Relacionamentos
O aett de Try relaciona-se com o mundo material, os valores sociais e os relacionamentos. Este conjunto inicia-se com Tiwaz e Berkana, os princípios masculino e feminino e termina com Dagaz, símbolo do otimismo e da mudança positiva. O aett de Try é constituído pelas Runas: Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz.
Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Fehu: Letra F - Prosperidade, Valor, Estatuto
- Runa Uruz: Letra U - Força, Coragem, Resiliência
- Runa Thurisaz: Letra Th - Defesa, Ataque
- Runa Ansuz: Letra A - Deus, Inspiração, Comunicação
- Runa Raido: Letra R - Viagens, Progresso
- Runa Kaunaz: Letra K - Sabedoria Interior, Conhecimento
- Runa Gebo: Letra G - Dádivas, Generosidade
- Runa Wunjo: Letra W - Alegria, Bênçãos
Aett de Hagalaz - Rutura e Destino
- Runa Hagalaz: Letra H - Perda, Transformações
- Runa Nauthiz: Letra N - Restrição, Desejo
- Runa Isa: Letra I - Bloqueios, Adiamento, Autopreservação
- Runa Jera: Letra J - Colheita, Tempo, Karma, Proveito
- Runa Eihwaz: Letra Y - Ciclos de Vida, Desenlaces, Defesa
- Runa Pertho: Letra P - Mistérios, Desconhecido
- Runa Algiz: Letra Z - Crescimento, Proteção, Eu Superior
- Runa Sowelo: Letra S - Sol, Sucesso, Expansão, Poder
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Tiwaz: Letra T - Coragem, Testes, Justiça, Vitória
- Runa Berkana: Letra B - Início, Fertilidade, Criatividade
- Runa Ehwaz: Letra E - Viagem, Cooperação, Confiança
- Runa Mannaz: Letra M - Avaliação, Decisões, Comunidade
- Runa Laguz: Letra L - Intuição, Clarividência, Emoções
- Runa Inguz: Letra Ng - Proteção, Fertilidade, Desenvolvimento
- Runa Othila: Letra O - Propriedade, Lar, Família, Conforto
- Runa Dagaz: Letra D - Começar de Novo, Otimismo