A Runa Inguz, também conhecida como Ingwaz, simboliza a proteção, fertilidade e crescimento. Associada ao deus Ing ou Yngvi, é identificado com Frey, o deus da fertilidade e da riqueza. Ing representa a possibilidade de implementar ideias, a virilidade e o desenvolvimento dos relacionamentos.
A forma simétrica desta Runa transmite realização e equilíbrio. Já o losango ao centro, sugere contenção e proteção. Inguz remete para a necessidade de equilibrar os mundos interior e exterior. Um age sobre o outro e influenciam-se mutuamente. Se não existir harmonia, a pessoa não consegue encontrar paz e vive num estado de contradição que a impede de ser feliz e de realizar o seu projeto de vida.
Índice
A Runa Inguz
- Nome da Runa: INGUZ
- Conjunto de Oito Runas: Aett de Tyr
- Som da Letra: Ng
- Significado: O deus Ing (Yngvi)
- Significado Divinatório:
- Interpretação: Proteção, fertilidade, desenvolvimento
- Conceitos Chave: Crescimento interno, desenvolvimento pessoal, poder da sugestão, criança interior, integridade, transformação interior, repouso, gestação, expectativa, tempo para si mesmo; ou impotência, dispersão, movimento sem mudança, frivolidade, imaturidade
- Carta de Tarot: IV O Imperador
- Significado Invertido: Nenhum, uma vez que a sua representação gráfica é igual nas posições direita e invertida
- Árvore: Macieira
- Cor: Amarelo
- Erva: Prunela
- Pedra: Âmbar
Inguz no Sistema Rúnico
Representado pela muito antiga imagem do deus Ing, Inguz é uma runa da fertilidade masculina e, por isso, associada à criação. Esta Runa traduz a energia que se vai acumulando ao longo do tempo antes de ser libertada na sua totalidade, como uma onda de energia. Representa a fase da incubação da ideia, do pensamento de leva à ação.
É, por isso, uma Runa da criação. Inguz remete, simbolicamente, para o processo interno do pensamento que gera a mudança. Essa energia que se vai acumulando no interior para, depois, ser libertada no mundo exterior, como mudança, como ação, como força de transformação, como realização de alguma coisa.
O fogo da inspiração incita-o a lutar pela realização pessoal.
Assim, Inguz contém uma ideia de sacrifício. Para que alguma coisa nova se possa formar e nascer, outra tem que terminar ou morrer. Este é um dos conceitos básicos do que é conhecido como "mistérios masculinos". Morrer por algo, como, por exemplo, por uma causa em que se acredita de corpo e alma ou um ideal como a liberdade, um tema universal nas tradições guerreiras, está assim ligado às energias desta Runa.
Inguz simboliza a unicidade da pessoa nos quatro elementos da sua personalidade: físico, emocional, mental e espiritual. É um impulso para a conclusão e atua como um catalisador para o movimento em direção à totalidade. Se Berkana significa a criança externa, Inguz ativa a criança que vive dentro de cada um de nós.
Interpretação do Significado da Runa
Apesar de, às vezes, se poder sentir isolado no seu caminho espiritual, tem dentro de si o fogo que lhe permite alimentar os seus sonhos e a ir mais além. Nunca descanse na ilusão e procure o equilíbrio que precisa na sua vida através do conhecimento de si próprio e do mundo exterior. Procure apenas as respostas e não se deixe envolver na teia das questões. Viva no presente, e atue sobre aquilo que realmente pode mudar. O passado é uma memória e o futuro um sonho. Só o presente importa.
O Aett de Tyr - Valores e Relacionamentos
O aett de Try relaciona-se com o mundo material, os valores sociais e os relacionamentos. Este conjunto inicia-se com Tiwaz e Berkana, os princípios masculino e feminino e termina com Dagaz, símbolo do otimismo e da mudança positiva. O aett de Try é constituído pelas Runas: Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz.
Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Fehu: Letra F - Prosperidade, Valor, Estatuto
- Runa Uruz: Letra U - Força, Coragem, Resiliência
- Runa Thurisaz: Letra Th - Defesa, Ataque
- Runa Ansuz: Letra A - Deus, Inspiração, Comunicação
- Runa Raido: Letra R - Viagens, Progresso
- Runa Kaunaz: Letra K - Sabedoria Interior, Conhecimento
- Runa Gebo: Letra G - Dádivas, Generosidade
- Runa Wunjo: Letra W - Alegria, Bênçãos
Aett de Hagalaz - Rutura e Destino
- Runa Hagalaz: Letra H - Perda, Transformações
- Runa Nauthiz: Letra N - Restrição, Desejo
- Runa Isa: Letra I - Bloqueios, Adiamento, Autopreservação
- Runa Jera: Letra J - Colheita, Tempo, Karma, Proveito
- Runa Eihwaz: Letra Y - Ciclos de Vida, Desenlaces, Defesa
- Runa Pertho: Letra P - Mistérios, Desconhecido
- Runa Algiz: Letra Z - Crescimento, Proteção, Eu Superior
- Runa Sowelo: Letra S - Sol, Sucesso, Expansão, Poder
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Tiwaz: Letra T - Coragem, Testes, Justiça, Vitória
- Runa Berkana: Letra B - Início, Fertilidade, Criatividade
- Runa Ehwaz: Letra E - Viagem, Cooperação, Confiança
- Runa Mannaz: Letra M - Avaliação, Decisões, Comunidade
- Runa Laguz: Letra L - Intuição, Clarividência, Emoções
- Runa Inguz: Letra Ng - Proteção, Fertilidade, Desenvolvimento
- Runa Othila: Letra O - Propriedade, Lar, Família, Conforto
- Runa Dagaz: Letra D - Começar de Novo, Otimismo