A Runa Othila, também designada como Othala, representa a família e tudo aquilo que foi herdado das gerações anteriores, o nosso passado mais íntimo e individual. Esta herança tanto pode ser a nível físico e material como ao nível das aptidões e do caráter. Lembra o conceito de destino, daquilo que podemos ou não mudar (örlög).
Othila também representa a riqueza material, a prosperidade. Contudo, e de acordo com a lógica da mitologia nórdica, a riqueza material deve ser merecida, ganha através do mérito. Para além disso, também as relações unem os Homens e os fazem prosperar enquanto indivíduos e em comunidade, por isso, este tema também cabe no âmbito do simbolismo de Othila.
Índice
A Runa Othila
- Nome da Runa: OTHILA
- Conjunto de Oito Runas: Aett de Tyr
- Som da Letra: O
- Significado: Propriedade, terra
- Significado Divinatório:
- Interpretação: Gerações, antepassados, lar, família, conforto, estabilidade
- Conceitos Chave: Casa ou propriedade, prosperidade do grupo, ordem do grupo, liberdade, interação produtiva; ou falta de ordem sistematizada, totalitarismo, escravidão, pobreza, desalojado, xenofobia, racismo, genocídio
- Cartas de Tarot: III A Imperatriz, IV O Imperador
- Significado Invertido: Insegurança, ficar preso no passado
- Árvore: Espinheiro-alvar
- Cor: Amarelo-escuro
- Erva: Trevo
- Pedra: Rubi
Othila no Sistema Rúnico
A Runa Othila representa a família, o lar e tudo aquilo que foi herdado das gerações anteriores. É a Runa do poder espiritual ancestral, a herança divina e a terra, enquanto propriedade. A herança familiar de que fala Othila tanto pode ser a nível físico e material como ao nível das aptidões e do caráter. Lembra o conceito de destino, daquilo que podemos ou não mudar (örlög).
Othila também representa a riqueza material, a prosperidade. Contudo, e de acordo com a lógica da mitologia nórdica, a riqueza material deve ser merecida, ganha pelo mérito e não através de ações que não o honram o próprio ou a família. A prosperidade dos povos antigos estava muito ligada à terra, à agricultura e ao gado.
Focalize os pensamentos de forma a atrair as energias de que precisa para concretizar os seus sonhos.
Atividades exigentes, que implicavam trabalho árduo de Sol a Sol. Por isso, esta Runa se liga à propriedade, à terra, enquanto meio para obter a sobrevivência e o bem-estar da família. Para além disso, também as relações unem os Homens e os fazem prosperar enquanto indivíduos e em comunidade, por isso, este tema também cabe no âmbito do simbolismo de Othila.
Othila significa que assumimos a responsabilidade pelo nosso próprio destino, que o futuro é um movimento contínuo em direção ao paraíso, um alinhamento da bússola interna em direção ao céu na terra.
Compreender o Orlog
O orlog (örlög), enquanto lei fixa, representa tudo aquilo que não pode ser alterado ou que é inevitável, como a morte por exemplo. Assim, a lei do örlög determina até onde podemos traçar nosso urðr (destino). O örlög começa a funcionar para cada um de nós quando nascemos.
Quando vimos ao mundo, trazemos uma herança dos nossos antepassados que nos impõe condições como a família em que nascemos, a condição física, o estatuto social e económico, o local de nascimento e mesmo a forma como seremos criados e educados. Consequentemente, esta é uma "lei fixa", que está relacionada com as questões que não podemos alterar e que, de modo mais ou menos consciente, condicionam o poder de escolha de cada um de nós.
Interpretação do Significado da Runa
Quando esta Runa sai num lançamento pode indicar que nos estamos a centrar no lar, nas questões familiares. Os relacionamentos são muito importantes nesta fase porque nos transmitem uma noção de pertença. Este é um momento oportuno para recentrar as prioridades. A concentração é necessária para conseguir aproveitar todo o potencial proporcionado pelas circunstâncias. Partilhe as coisas boas que tem na sua vida com as pessoas que gravitam à sua volta.
Na posição invertida, a Runa Othila indica que se tentar possuir uma coisa, corre o risco de a perder. Se não gosta de algo ou se algo o perturba, apenas pode alterá-la, iniciando uma mudança interior. Não fique preso ao passado, aceite a mudança e confie nas suas capacidades pessoais.
O Aett de Tyr - Valores e Relacionamentos
O aett de Try relaciona-se com o mundo material, os valores sociais e os relacionamentos. Este conjunto inicia-se com Tiwaz e Berkana, os princípios masculino e feminino e termina com Dagaz, símbolo do otimismo e da mudança positiva. O aett de Try é constituído pelas Runas: Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz.
Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Fehu: Letra F - Prosperidade, Valor, Estatuto
- Runa Uruz: Letra U - Força, Coragem, Resiliência
- Runa Thurisaz: Letra Th - Defesa, Ataque
- Runa Ansuz: Letra A - Deus, Inspiração, Comunicação
- Runa Raido: Letra R - Viagens, Progresso
- Runa Kaunaz: Letra K - Sabedoria Interior, Conhecimento
- Runa Gebo: Letra G - Dádivas, Generosidade
- Runa Wunjo: Letra W - Alegria, Bênçãos
Aett de Hagalaz - Rutura e Destino
- Runa Hagalaz: Letra H - Perda, Transformações
- Runa Nauthiz: Letra N - Restrição, Desejo
- Runa Isa: Letra I - Bloqueios, Adiamento, Autopreservação
- Runa Jera: Letra J - Colheita, Tempo, Karma, Proveito
- Runa Eihwaz: Letra Y - Ciclos de Vida, Desenlaces, Defesa
- Runa Pertho: Letra P - Mistérios, Desconhecido
- Runa Algiz: Letra Z - Crescimento, Proteção, Eu Superior
- Runa Sowelo: Letra S - Sol, Sucesso, Expansão, Poder
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Tiwaz: Letra T - Coragem, Testes, Justiça, Vitória
- Runa Berkana: Letra B - Início, Fertilidade, Criatividade
- Runa Ehwaz: Letra E - Viagem, Cooperação, Confiança
- Runa Mannaz: Letra M - Avaliação, Decisões, Comunidade
- Runa Laguz: Letra L - Intuição, Clarividência, Emoções
- Runa Inguz: Letra Ng - Proteção, Fertilidade, Desenvolvimento
- Runa Othila: Letra O - Propriedade, Lar, Família, Conforto
- Runa Dagaz: Letra D - Começar de Novo, Otimismo