Raido, ou Rad, é a Runa das viagens. O seu significado é o andar a cavalo. Na mitologia nórdica, os irmãos Sol e Lua viajavam pelo céu em carros puxados por cavalos, trazendo consigo a mudança da noite para o dia e do dia para noite, marcando o ciclo do tempo. A Runa Raido também diz respeito às viagens, espirituais ou físicas. Reforça a importância de viver no presente, de estar ao comando da vida, de fazer o caminho do interior para o exterior.
As motivações ou o ego dos outros não devem ser o motor da nossa vida mas, sim, os nossos sonhos e desejos. Pode ser necessária muita autodisciplina e vontade para manter o foco no caminho certo, naquele que nos é ditado pelo nosso "Eu", pelo "conselho interno", pela nossa bússola interna. No geral, esta Runa simboliza a tomada de decisão e a ação empreendida para atingir um objetivo ou meta. Denota o domínio das circunstâncias e o controle das situações, assumindo a liderança da vida.
Índice
A Runa Raido
- Nome da Runa: RAIDO, RAD
- Conjunto de Oito Runas: Aett de Frey
- Som da Letra: R
- Significado: Andar a cavalo
- Mitologia Nórdica: Sol e Lua
- Interpretação: Viagens, progresso, caminho espiritual
- Conceitos Chave: A jornada da vida, histórias, heroísmo, meios de transporte, ação correta, movimento, assumir o controle, iniciativa, aventura, tomada de decisão, direção, conselho, o caminho certo, bússola interna, liderança, nobreza mantida pelo mérito, responsabilidade moral, integridade, respeito pelos direitos dos outros, conhecimento inato do certo e do errado, procissão celestial, rituais
- Carta de Tarot: VII O Carro
- Significado Invertido: Pânico, adiamento, procrastinação, inquietação, mania do controle, hipocrisia, prisão injusta
- Árvore: Carvalho
- Cor: Vermelho-claro
- Erva: Artemísia
- Pedra: Crisópraso
Raido no Sistema Rúnico
Raido é a Runa do movimento ordenado das energias no tempo e no espaço relativamente à consciência humana. Mostra a liderança pelo exemplo e lembra que as ações que falam mais alto do que palavras.
Representa, ainda, o nosso percurso de vida espiritual e onde falhamos ou as dificuldades que temos quando tentamos comunicar com as outras pessoas Raido representa as histórias e a autoimagem que criamos nas nossas mentes e que pode, nem sempre, corresponder à realidade.
Quando os tempos são difíceis, não se esqueça de que a situação não durará para sempre.
A Runa Raido também funciona como uma bússola interior. Com a sua ajuda, podemos tentar reconhecer qual a área da nossa vida que merece toda a nossa atenção numa determinada fase da vida. Identificar e seguir os interesses pessoais e aquilo que dita o nosso coração, os nossos sonhos e desejos, é a melhor maneira de usar a energia desta Runa a nosso favor. Mas isso exige clareza de pensamento, uma visão correta de quem somos, das nossas aspirações e das expectativas daqueles com quem nos relacionamos.
Interpretação do Significado da Runa
A meditação com o Raido permite-nos observar o mundo de dentro para fora. Não é o exterior que comanda a nossa vida, mas os nossos pensamentos e desejos. As nossas ações conscientes, a capacidade de adaptação e de ver o lado positivo da mudança. Toda a transformação começa no interior. Só assim se consegue o pleno controle da vida.
Viajar no presente com a bagagem do passado pode tornar-se num fardo insustentável que nos impede de avançar. Seja numa viagem espiritual ou no dia a dia, a desconstrução daquilo que nos bloqueia só poderá ser vantajoso. Raido é a energia ativa nas nossas vidas, em todas as ações que empreendemos, das mais simples e rotineiras, às mais exigentes e extraordinárias. É a energia do momento presente, quer estejamos em meditação quer em movimento.
Trazer a consciência para o presente é uma das grandes vantagens de meditar com esta Runa. O foco está no aqui e agora. Não no passado, sobre o qual já não podemos atuar, nem no futuro, que desconhecemos. As emoções do presente são as verdadeiras e as que devemos gerir da melhor forma possível em prol do nosso bem-estar.
Raido também é a Runa do equilíbrio entre os nossos direitos e os dos outros. Está ligada ao reconhecimento pelo mérito e não pelos direitos e regalias adquiridas por nascimento. A responsabilidade moral e a integridade fazem parte da interpretação esotérica desta Runa. Neste sentido, a sua leitura é semelhante a Tiwaz.
O Aett de Frey - Criação e Produtividade
Frey é o deus nórdico da virilidade, do início e da prosperidade. As oito primeiras Runas de Frey são uma viagem de criação, desde o começo do Cosmos com Fehu, até terminar com Wunjo, o dom da ordem divina do Universo. O aett de Frey é constituído pelas Runas: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raido, Kaunaz, Gebo, Wunjo.
Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Fehu: Letra F - Prosperidade, Valor, Estatuto
- Runa Uruz: Letra U - Força, Coragem, Resiliência
- Runa Thurisaz: Letra Th - Defesa, Ataque
- Runa Ansuz: Letra A - Deus, Inspiração, Comunicação
- Runa Raido: Letra R - Viagens, Progresso
- Runa Kaunaz: Letra K - Sabedoria Interior, Conhecimento
- Runa Gebo: Letra G - Dádivas, Generosidade
- Runa Wunjo: Letra W - Alegria, Bênçãos
Aett de Hagalaz - Rutura e Destino
- Runa Hagalaz: Letra H - Perda, Transformações
- Runa Nauthiz: Letra N - Restrição, Desejo
- Runa Isa: Letra I - Bloqueios, Adiamento, Autopreservação
- Runa Jera: Letra J - Colheita, Tempo, Karma, Proveito
- Runa Eihwaz: Letra Y - Ciclos de Vida, Desenlaces, Defesa
- Runa Pertho: Letra P - Mistérios, Desconhecido
- Runa Algiz: Letra Z - Crescimento, Proteção, Eu Superior
- Runa Sowelo: Letra S - Sol, Sucesso, Expansão, Poder
Aett de Try - Valores e Relacionamentos
- Runa Tiwaz: Letra T - Coragem, Testes, Justiça, Vitória
- Runa Berkana: Letra B - Início, Fertilidade, Criatividade
- Runa Ehwaz: Letra E - Viagem, Cooperação, Confiança
- Runa Mannaz: Letra M - Avaliação, Decisões, Comunidade
- Runa Laguz: Letra L - Intuição, Clarividência, Emoções
- Runa Inguz: Letra Ng - Proteção, Fertilidade, Desenvolvimento
- Runa Othila: Letra O - Propriedade, Lar, Família, Conforto
- Runa Dagaz: Letra D - Começar de Novo, Otimismo