Runa Berkana: Letra B - Início, Fertilidade, Criatividade

Berkana é a Runa da criatividade e da fertilidade. A bétula é uma das primeiras árvores a ganhar folhas após o inverno, estando associada à vida renovada, à vitalidade e a novas possibilidades. Pertence ao Aett de Try que se relaciona com o mundo material, os valores sociais e os relacionamentos.

A Runa Berkana, também designada como Berkano ou Beorc, significa "vidoeiro" ou "bétula". É conhecida como a Runa do Santuário, do crescimento e renascimento contínuos ou da renovação em todas as coisas. Berkana é a Runa da criatividade e da fertilidade. Uma vez que a bétula é uma das primeiras árvores a ganhar folhas após o inverno, está associada à vida renovada, à vitalidade e a novas possibilidades.

A Runa Berkana

  • Nome da Runa: BERKANA, BERKANO, BEORC
  • Conjunto de Oito Runas: Aett de Tyr
  • Som da Letra: B
  • Significado: Bétula
  • Significado Divinatório: Novos começos
  • Mitologia Nórdica: Frigga
  • Interpretação: Início, nascimento, fertilidade, crescimento, criatividade, resultado
  • Conceitos Chave: Nascimento, devir, mudança de vida, abrigo, libertação, santuário, segredos; ou confusão de consciência, engano, esterilidade, estagnação, conspiração, insegurança
  • Carta de Tarot: III A Imperatriz
  • Significado Invertido: Estagnação, ausência de crescimento, bloqueios criativos
  • Árvore: Vidoeiro ou Bétula
  • Cor: Verde-escuro
  • Erva: Alquemila
  • Pedra: Pedra-da-lua

Berkana no Sistema Rúnico

Na mitologia nórdica, o vidoeiro era tida como uma árvore pioneira. Quando o fogo arrasa a floresta, o vidoeiro é uma das primeiras plantas a fecundar a terra. É, por isso, o símbolo do renascimento e dos novos começos. Do ponto de vista esotérico, esta árvore também é associada à purificação. A vassoura de vidoeiro era usada para limpar as energias negativas da casa, enquanto a vara feita de vidoeiro castigava os criminosos.

Este é o momento excitante de novos começos e de novas aventuras.

Berkana também simboliza proteção. O vidoeiro era uma árvore dedicada a Frigga, deusa-mãe, protetora do casamento, do lar e da família. Símbolo da doçura, representa o amor materno e protetor. Esta deusa ajuda o amor a resistir às tempestades e proporciona paz. Na mitologia nórdica, Frigga era conhecida como a mais formosa entre as deusas, a primeira esposa de Odin, rainha do Æsir e deusa do céu.

Interpretação do Significado da Runa

Esta Runa sugere que este é um momento de grande atividade e energia. Este é o tempo de semear. Os relacionamentos prosperam e os projetos desenvolvem-se com sucesso. Mas, tal como se passa na Natureza, não chega lançar as sementes à terra. Esta tem que ser fertilizada e as sementes cuidadas.

Plantar hoje para recolher os frutos do trabalho amanhã. Este é, também, um princípio de que nos fala a Runa Berkana. Apela à paciência, à temperança, à experiência, à sabedoria, ao cuidar do presente enquanto condição para começar de novo.

O passado deve ser colocado no seu devido lugar para se dar início a um novo ciclo. Cada ano traz a possibilidade de uma nova colheita, de tentar a prosperidade. Se aprendermos todas as lições que o passado nos quiz ensinar, não é preciso revistá-lo. Este ano, neste momento, com este novo ciclo, é possível começar do zero, mas com mais sabedoria do que o ciclo que se encerrou. Para recomeçar, é preciso largar o velho para dar lugar ao novo.

O Aett de Tyr - Valores e Relacionamentos

O aett de Try relaciona-se com o mundo material, os valores sociais e os relacionamentos. Este conjunto inicia-se com Tiwaz e Berkana, os princípios masculino e feminino e termina com Dagaz, símbolo do otimismo e da mudança positiva. O aett de Try é constituído pelas Runas: Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Inguz, Othila e Dagaz.

Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica

Aett de Try - Valores e Relacionamentos

Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Aett de Try - Valores e Relacionamentos