Runa Jera: Letra J - Colheita, Karma, Proveito

Jera é sinónimo de "colheita". A vida funciona por ciclos, por isso, a época da abundância é a fase para armazenar para o futuro. Pertence ao Aett de Hagalaz que representa a transformação, a ação do destino, que leva ao crescimento, à expansão, ao sucesso e ao poder.

A Runa Jera, ou Jara, significa "colheita". Jera, a décima segunda Runa do Futhark Antigo, reflete o número de meses do ano e de horas do dia. Nesse sentido, é uma Runa do tempo. Refere-se, por isso, à paciência, à necessidade de aguardar pelo tempo certo, ao facto de se aguardar pela altura certa para agir.

Nesse sentido apela à contenção, à sabedoria interior, à experiência do passado, à confiança na própria intuição. Associada ao verão e às colheitas, evoca, também, a noção de karma: colhe-se aquilo que se semeia. Aquilo que é feito com sentido, com objetivo, acabará por desenvolver-se e por dar frutos.

A Runa Jera

  • Nome da Runa: JERA, JARA
  • Conjunto de Oito Runas: Aett de Hagalaz
  • Som da Letra: J
  • Significado: Colheita
  • Significado Divinatório:
  • Mitologia Nórdica:
  • Interpretação: Tempo, karma, crescimento, proveito
  • Conceitos Chave: Colheita, recompensa por ação positiva, abundância, paz, tempo adequado. Pelo lado menos positivo, pode representar repetição, momento negativo, pobreza, conflito, regressão
  • Carta de Tarot: III A Imperatriz
  • Significado Invertido: Não tem sentido invertido uma vez que a representação é igual na posição direita e na invertida
  • Árvore: Carvalho
  • Cor: Azul-claro
  • Erva: Alecrim
  • Pedra: Cornalina

Jera no Sistema Rúnico

A Runa Jera é sinónimo de colheita. Para colher, é preciso trabalhar a terra, lançar as sementes, regar, podar, cuidar do plantio. Depois de colher, é preciso armazenar para que haja alimento em tempos menos férteis. Tudo isto exige vontade, dedicação, técnica e trabalho.

Um tempo de trabalho árduo e de recolha das recompensas pelos esforços anteriores.

Tal como na vida, tudo aquilo que se pretende atingir dá trabalho. Sem esforço não há recompensa. Com a colheita e armazenamento dos alimentos, fecha-se um ciclo. Tal como na vida, que se organiza por ciclos.

Interpretação do Significado da Runa

Numa leitura, a Runa Jera refere que este é um tempo de alegria, abundância e celebração. Mas, em simultâneo, é uma fase de muito trabalho e dedicação. Para se obterem os resultados pretendidos, tudo deve ser bem feito, com sabedoria, calma e persistência. A colheita não dura para sempre. A vida rege-se por ciclos e, a uma fase de abundância, seguir-se-á outra, que será sustentada pelo fruto do trabalho anterior.

Esta Runa pode anunciar outra fase de mudança na vida da pessoa. Por isso, alerta para a sabedoria de saber reconhecer que a vida funciona por ciclos. Uma fase de estagnação pode estar à porta mas, tal como refere a Runa Isa, a preparação dá sempre frutos.

Usar essa Runa é a chave para entender os mistérios do tempo e a importância psicológica de dividir e a sabedoria de administrar o tempo. Os prazos revelam o que há de melhor em nós e motivam-nos a crescer e a superar-nos a cada momento. A ganhar novos conhecimentos e a saber cada vez mais. Propicia o desenvolvimento de novas técnicas e de estratégias inovadoras. Também nos leva a agir estrategicamente quando chegar a hora certa.

O Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Hagalaz é a Runa da pedra de granizo, por isso este aett simboliza a rutura. A Humanidade está sujeita às leis da Natureza e à imprevisibilidade do destino. Este conjunto começa com a transformação de Hagalaz e termina com Sowelo, letra da expansão, do sucesso e do poder. O aett de Hagalaz é constituído pelas Runas: Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Pertho, Algiz e Sowelo.

Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica

Aett de Try - Valores e Relacionamentos

Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Aett de Try - Valores e Relacionamentos