Runa Eihwaz: Letra Y - Ciclos, Desenlaces, Defesa

Eihwaz, ou Teixo, é a Runa que representa a antiga árvore sagrada (Yggdrasil), figura central na concepção do mundo da mitologia nórdica, símbolo da vida, da morte e do renascimento. Pertence ao Aett de Hagalaz que representa a transformação, a ação do destino, que leva ao crescimento, à expansão, ao sucesso e ao poder.

Eihwaz, ou Teixo, é a Runa que representa a antiga árvore sagrada (Yggdrasil), figura central na concepção do mundo da mitologia nórdica, símbolo da vida, da morte e do renascimento. Esta Runa faz referência aos ciclos da Natureza, à medida que as estações do ano passam, dando lugar a novos estados da vida do mundo natural.

Na mitologia nórdica, Eihwaz ligava os Nove Mundos e estabelecia a ligação entre o mundo celestial e o mundo dos Homens. Esta Runa, centra-se, por isso, no ciclo da vida e da morte, da transição da vida terrena para o céu ou o espírito. Numa leitura, Eihwaz pode revelar perdas inevitáveis mas que devem ser aceites enquanto criação de novas oportunidades. Esta Runa está associada, ainda, à proteção física e espiritual, figurada na resistência da madeira de teixo.

OS NOVE MUNDOS DA MITOLOGIA NÓRDICA

Mundo do Æsir (Godheim, Asgard, Ásgarðr); Mundo dos Homens e dos Trolls (Mannheim, Midgard, Miðgarðr); Mundo dos Gigantes e dos Gigantes de Gelo (Jotunheim, Utgard, Jötunheimr); Mundo dos Vanir (Vanaheim, Vanaheimr); Mundo dos Elfos Claros (Alfheim, Álflheimr); Mundo dos Gigantes de Fogo (Musphelhein); Mundo dos Elfos Negros e dos Anões (Svartalfheim, Nidavellir); Mundo dos Mortos (Hel); Mundo da Névoa e do Frio (Niflheim).

A Runa Eihwaz

  • Nome da Runa: EIHWAZ, EIWAZ, EITHWAZ, EHWAZ
  • Conjunto de Oito Runas: Aett de Hagalaz
  • Som da Letra: Y
  • Significado: Teixo
  • Significado Divinatório: Transformação
  • Mitologia Nórdica: Yggdrasil, Árvore Sagrada da Vida ou Árvore do Mundo
  • Interpretação: Ciclos de vida, desenlaces, defesa em caso de necessidade, libertação do medo da morte, desenvolvimento da resistência espiritual, iniciativa, visão espiritual
  • Conceitos Chave: Movimento em direção à iluminação, ciclo da vida e da morte, novas possibilidades, resistência, iniciação, proteção, comunicação entre diferentes níveis da realidade. Num sentido menos positivo, pode representar confusão, destruição, insatisfação, fraqueza, morte
  • Carta de Tarot: XIII A Morte
  • Significado Invertido: Nenhum, uma vez que a figura da Runa é igual na posição direita e invertida
  • Árvore: Teixo
  • Cor: Azul-escuro
  • Erva: Mandrágora
  • Pedra: Topázio

Eihwaz no Sistema Rúnico

Eihwaz é a Runa dos mistérios da vida e da morte. Inicia a segunda metade das 24 Runas Futhark, representando o eixo vertical - enquanto a Runa Jera representa o eixo horizontal. Também é indicativo da verticalidade e energia da coluna vertebral humana. A coluna (que não inclui a região pélvica) possui 24 vértebras sendo o canal para um dos fluxos de energia mais poderosos da psique humana, denominada no como Kundalini (fogo). É o fluxo da energia que traz a consciência cósmica à mente.

Aceitando a mudança, fará um rápido progresso no caminho espiritual.

O teixo, símbolo desta Runa, é uma árvore conífera, de folha (espinhos), perene sendo, por isso, associada à imortalidade e ao ciclo de morte e renascimento. O teixo tem uma enorme capacidade de regeneração, crescendo a partir de novas hastes que se vão formando ao longo tronco central que, quando amadurece, vai apodrecendo sem deixar de sustentar os novos ramo que vão nascendo.

É esta grande capacidade de regeneração que permite ao teixo crescer e ter grande longevidade. Esta, permite-lhe atravessar gerações e, com isso, conhecer muitas vidas. Devido à sua longevidade, o teixo também é tido como um antigo guardião da sabedoria.

Na mitologia nórdica, a morte é entendida como a Grande Iniciação nos mistérios da vida. Morrer antes de morrer é descobrir o que é realmente importante na vida

O medo da morte física é um dos grandes inibidores do potencial da Humanidade para a total liberdade da mente e do espírito. Eihwaz dá-nos o poder de relembrar as nossas vidas passadas, em pequenos fragmentos ou em segmentos mais completos, e em resultado disso, confirmar a morte desta vida como apenas mais um estágio de uma viagem muito maior.

Interpretação do Significado da Runa

A leitura desta Runa, fala num período de transformação, do desapego das coisas antigas para permitir a entrada de algo novo. É um tempo de morte, de morte do passado e, ao mesmo tempo, do início de uma nova vida, de novos sonhos e de novos começos.

A única coisa constante é a mudança e Eihwaz convida à sua aceitação. Resistir à mudança é o mesmo que travar a evolução e traz o risco da estagnação. A mudança pode ser assustadora mas, quando permanecemos fieis a nós mesmos e aos nossos sonhos, o nosso caminho será iluminado.

O Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Hagalaz é a Runa da pedra de granizo, por isso este aett simboliza a rutura. A Humanidade está sujeita às leis da Natureza e à imprevisibilidade do destino. Este conjunto começa com a transformação de Hagalaz e termina com Sowelo, letra da expansão, do sucesso e do poder. O aett de Hagalaz é constituído pelas Runas: Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Pertho, Algiz e Sowelo.

Conheça as 24 Runas da Mitologia Nórdica

Aett de Try - Valores e Relacionamentos

Aett de Hagalaz - Rutura e Destino

Aett de Try - Valores e Relacionamentos