Guia para Analisar os seus Sonhos

Saber como interpretar a mensagem dos sonhos pode ser uma ferramenta muito útil para compreender os seus sentimentos e ansiedades e, sobretudo, para resolver as situações que afetam o seu equilíbrio emocional.

Os sonhos são criações dos nossos pensamentos e experiências. Todos sonhamos mas, por vezes, podemos não ter consciência disso. Quando acorda de manhã e tem memória dos seus sonhos, sabe como os analisar? A interpretação dos sonhos é pessoal e subjetiva. Afinal, quem melhor do que nós próprios para conhecer a nossa vida e as nossas experiências?

Quando aprendemos a analisar os sonhos, podemos usar essa informação para encarar os problemas sob uma nova perspetiva e aumentar o conhecimento que temos sobre nós próprios. Encarada desta forma, a interpretação dos sonhos pode tornar-se numa ferramenta extraordinária que promove o crescimento espiritual e o desenvolvimento pessoal, a caminho de uma nova harmonia física e emocional.

De modo geral, sonhamos com o que nos assusta e preocupa na nossa vida atual, e não tanto com acontecimentos felizes. Todavia, isso não é necessariamente mau - sonhar pode ajudar-nos a enfrentar uma situação desagradável que temos vindo a evitar ou que recusamos aceitar.

Guia para Analisar os seus Sonhos

Saiba como analisar os seus sonhos e como usar estas memórias para melhorar as suas experiências, avaliar os seus problemas sob uma nova perspetiva e encarar os medos de frente. Daqui resultará, com certeza, uma realidade mais positiva e gratificante para a sua vida.

A Linguagem dos Sonhos

Os sonhos representam uma imagem do subconsciente da realidade - da nossa realidade pessoal. Por vezes, pode não ser linear compreender o significado dos sonhos. Para além das imagens confusas, grande parte das mensagens ficam perdidas para sempre - muitas vezes, ao acordar, não nos lembramos da totalidade daquilo que sonhamos.

Os sonhos são constituídos por símbolos aos quais foram sendo atribuídos significados comuns e universais. Estes são usados como indicadores ou ideias-chave para interpretar o significado do sonho. Todavia, muitas vezes, é o sentimento ligado ao símbolo (aquilo que o símbolo representa para nós), e não o símbolo em si que é importante.

Como Analisar os seus Sonhos

Para começar, pode fazer um diário de sonhos. O objetivo é tomar nota do que sonhou e, sobretudo, das sensações que vivenciou. Mal acorde, registe as suas memórias, altura mais provável para se lembrar dos detalhes.

Tente recordar a sequência das cenas, isto pode ser importante para analisar o sonho. Procure incluir todos os pormenores mesmo que, ao acordar, não lhe pareçam relevantes. Depois, organize as sensações e eventos do sonho recorrendo a uma série de pontos como:

  • Significado - existe alguma relação entre o seu sonho e algum acontecimento da sua vida presente? O seu sonho reflete alguma experiência que tenha tido no passado?

  • Tema - o tema do sonho é recorrente? Era organizado no tempo e no espaço ou é uma mistura de situações e locais? Tem um fio condutor?

  • Local - consegue especificar onde se passava o sonho? Reconhece-o? É um sítio onde esteve recentemente ou no passado? Como o faz sentir?

  • Pessoas - quem aparece no seu sonho? Existem pessoas que consegue identificar? Se sim, que papel desempenham na sua vida? Que tipo de relação mantém ou gostaria de ter com elas (trabalho, amigos, família, pacífica, conflituosa, romance, ...). Como é que essas pessoas o fazem sentir no dia a dia? Faça uma lista.

  • Sentimentos - que emoções vivenciou no sonho? Estava zangado, com medo, ansioso, inseguro, feliz? Como se sentiu ao acordar? Tem sentido as mesmas emoções quando está acordado? Consegue relacioná-las com o que sente em certas situações ou quando está com determinadas pessoas?

  • Símbolos - lembra-se de algum objeto ou elemento em destaque como um carro, uma cor, um animal, uma pessoa?

  • Palavras ou frases - há algumas palavras ou frases de que se lembre de ter proferido ou de alguém lhe ter dito? Em que contexto surgiram? Têm algum significado especial para si?

  • Outros detalhes - algum outro pormenor lhe chamou a atenção? Registe-o mesmo que lhe pareça secundário e sem importância.

Os Símbolos dos Sonhos

Os símbolos oníricos podem ser de natureza diversa - objetos, situações, pessoas, cores, números, palavras, ... Segundo os especialistas, a melhor forma de interpretar os sonhos é explorando os símbolos que contêm.

Ao acordar, tente lembrar-se das imagens e das sensações que têm significado para si no contexto atual da sua vida. Com a prática, aprenderá a decifrar os seus sonhos, quando descobrir padrões e conseguir relacionar a mensagem dos sonhos com aquilo que se passa na sua vida real. Entretanto, pode experimentar algumas das técnicas mais comuns para o fazer:

  • Dicionário dos sonhos - conhecendo o significado atribuído aos símbolos poderá fazer novas associações de ideias e procurar o sentido do que sonhou dentro do contexto da sua vivência (situações concretas, sentimentos, medos e angústias).

  • Desenhar o sonho - por vezes, pode ser útil representar o sonho por imagens para ter o seu registo e procurar novas associações de ideias.

  • Partilhar o sonho com outra pessoa - explicar o sonho a alguém pode trazer-lhe novas ideias para interpretar o que sentiu.

  • Imaginário coletivo - Carl G. Jung acreditava que alguns símbolos derivaram do que designou como "inconsciente coletivo". Representam pensamentos, sentimentos e imagens partilhados por todas as culturas, que denominou "arquétipos". Estes, refletem desejos e experiências comuns a todas as pessoas e estão presentes, também, nos contos tradicionais, mitos e histórias infantis. Assim, procure um símbolo com que sonhou nestas histórias. Talvez lhe possam dar uma ideia do que significam para si.

  • Associação livre - este era o método preferido pelo psicanalista Sigmund Freud para a interpretação dos sonhos. Pense no símbolo e deixe a sua mente viajar pelas palavras que lhe venham à cabeça e veja onde a cadeia de ideias o conduz.

  • Associação direta - este era o método favorito de Jung para decifrar os sonhos. Pense no símbolo e anote todas as imagens e ideias associadas que lhe ocorrem. Quando terminar essa cadeia de ideias, passe para o símbolo seguinte. Agora, analise se há temas recorrentes e se certos símbolos se repetem nos seus sonhos. Com o tempo, irá conseguir distinguir que ideias estão mais presentes nos seus sonhos e o que significam para si.

Pesadelos e Terrores Noturnos

Na maior parte das vezes, os sonhos que recordamos são negativos. Os pesadelos são sonhos carregados de ansiedade, pânico e medo. Quando acordamos, sentimos-nos assustados e, por vezes, instala-se um desconforto emocional e físico (suores, taquicardia), que nos impede de voltar a adormecer tranquilamente.

Apesar de uma má higiene do sono ou o abuso de substâncias como o álcool ou drogas afetarem a qualidade do sono, o estímulo mais poderoso dos pesadelos é psicológico. Quando estamos preocupados e infelizes, estes sentimentos podem refletir-se no tipo de sonho que experienciamos.

Os pesadelos mais comuns refletem um grande sentimento de insegurança ou de ameaça à integridade física e/ou emocional. Os pesadelos e terrores noturnos podem estar associados a tensão emocional, mudanças profundas que exigem um grande esforço de adaptação (para o qual a pessoa não se sente preparada), testes e exames, problemas de saúde, no trabalho ou nas finanças pessoais, entre outros. São, por isso, alertas intensos e dramáticos para o grande estado de ansiedade a que a pessoa está sujeita durante o dia.

  • Se este é o seu caso, procure relaxar antes de se deitar. Se os pesadelos forem verdadeiramente aterrorizantes, pode ter a tendência para adiar a hora de ir para a cama. Evite fazê-lo.

  • Reveja a sua rotina do sono - abdique de bebidas alcoólicas e estimulantes, como café, a partir do meio da tarde; tome um banho relaxante; desligue a televisão e o telemóvel antes de se deitar; vá para a cama sempre à mesma hora. Mantenha a sua rotina todos os dias, mesmo ao fim de semana e nos períodos de férias.

  • Tente racionalizar as emoções dos seus sonhos. Enfrente os medos que possa estar a viver na sua vida real. Defina uma estratégia para ultrapassar o que o aflige, um assunto de cada vez. Mude a sua forma de encarar as experiências da sua vida - não dê demasiada importância àquilo que não pode mudar.

  • Mude os seus hábitos de vida - pratique exercício físico regularmente e faça uma alimentação equilibrada. Seja brando consigo e pense na sua saúde. Procure aumentar o seu autoconhecimento e o seu lado espiritual. Se é um curioso sobre Astrologia, conheça os traços da sua personalidade astral e compreenda melhor a sua personalidade e a das pessoas que o rodeiam. Se tudo falhar, recolha a ajuda médica especializada.

Simbologia e Significado dos Sonhos

Conheça o significado dos sonhos e saiba como descodificar os seus. Carregue na letra inicial da palavra sobre a qual tem interesse em conhecer o significado onírico.

ABCDEF
GHIJLM
NOPQRS
TUVXZ