O planeta Júpiter demora-se cerca de um ano em cada signo, por isso precisa de doze anos a completar o círculo do Zodíaco e afeta toda uma geração. Este planeta é conhecido na Astrologia como o "Benéfico Maior" ou o "Grande Benfeitor". Na Astrologia, Júpiter significa entusiasmo, abundância, sorte, responsabilidade, exuberância, expansão.
" O glifo de Júpiter simboliza o crescente da alma que se ergue acima da luz da matéria. A consciência pura e a alma, triunfam sobre as coisas terrenas. "
Índice
Caracterização Astral
- Qualidade Primordial - Quente e Húmido
- Elemento - Ar
- Temperamento - Sanguíneo (personalidade vivaz, espontânea e entusiástica, muito comunicativa e sociável)
- Rege/ Dignidade - Sagitário, Peixes
- Dia da Semana - Sexta-feira
- Cores - Púrpura, verde com vermelho, verde, amarelo turquesa, azuis-escuros
- Detrimento/ Conflito - Gêmeos
- Exaltação - Câncer/ Caranguejo
- Queda - Capricórnio
- Virtude - Fé
- Vício - Orgulho
- Número - III
- Obstáculos de Vidas Passadas - Abusos e excessos, reduzida espiritualidade
- Associações - Abundância, profecia, religião, filosofia, saber, expansão, universidades, viagens ao estrangeiro, livros, frutos, mel, vestuário masculino, mercadorias, aves domésticas, jogo, excesso, abuso
- Palavras-chave - Expansão, otimismo, sorte, fé, filosofia, ritual, esperança, energia em expansão, saber, excesso, abundância, viagem, criatividade, liberdade, generosidade, desperdício, opulência, consciência
Breves Factos da Astronomia Sobre Júpiter
Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar, 1.300 vezes maior do que a Terra (sendo duas vezes maior que todos os planetas do nosso sistema solar combinados). Está tão distante, que a sua superfície quase não é atingida pela luz e pelo calor do Sol.
Júpiter demora 11,86 anos terrestres a completar uma volta em torno do Sol. A aproximação deste ciclo aos 12 signos do Zodíaco significa que o planeta afeta em cada ano um signo diferente, tal como o Sol afeta em cada mês. Esta correspondência nos movimentos levou os primeiros astrólogos chineses a chamar Júpiter “Estrela do ano”.
Júpiter na Mitologia
A identidade de Júpiter como rei dos deuses corresponde à sua importância no sistema solar, com uma comitiva de doze luas (na realidade, este planeta tem mais de 67 luas).
No ocidente, acreditava-se que este planeta era um legislador divino que administrava a autoridade no mundo inferior. Júpiter é a versão romana da divindade grega Zeus, chefe dos deuses, essência abstrata da lei divina. Em Olimpo, não tinha rival. Era o expoente máximo do poder e unificava na sua pessoa todos os deuses. Todas as orações eram a ele dirigidas.
Sobre Júpiter na Astrologia
EXPANSÃO. ABUNDÂNCIA. SORTE.
Júpiter na Astrologia é considerado como um planeta entre um grupo de iguais, mas com a máxima autoridade. É conhecido como o “Grande Benfeitor”, na sua procura contínua pelo progresso e pela expansão.
Simbolicamente, Júpiter é considerado detentor de uma mente aberta, é orgulhoso e arrogante. Inclina-se para a filosofia e para a religião. É um conselheiro e mestre sábio.
Sendo o maior planeta do sistema solar, Júpiter é conhecido como o planeta da abundância, da sorte e da expansão. Tudo o que se relacione com crescimento e prosperidade está sob a alçada deste gigante.
Júpiter na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
A posição de Júpiter no mapa astral assinala as áreas da vida com maior potencial de crescimento. Seja graças a talentos pessoais ou ao fator sorte, este planeta destaca os aspetos positivos e as forças da nossa personalidade. Estes, irão ajudar-nos a crescer e a ser bem sucedidos.
A presença deste planeta no mapa, também sugere a disposição para assumir riscos e a tomada das ações necessárias para avançar no sentido da conquista dos nossos objetivos.
- Júpiter em signos do elemento Água - proporciona expansão e relacionamentos estimulantes. Eleva o conhecimento através da criatividade e da imaginação artística.
- Júpiter em signos do elemento Fogo - proporciona expansão e boa sorte em desafios, em funções de liderança, em cargos de responsabilidade. Estimula o intelecto.
- Júpiter em signos do elemento Terra - proporciona expansão e incentiva o questionamento das regras estabelecidas. Favorece a aquisição de bens materiais, a produção intelectual e um nível de vida confortável.
- Júpiter em signos do elemento Ar - proporciona expansão e incentiva a aprendizagem, o gosto pela novidade, as relações sociais saudáveis e o sentimento de satisfação em ajudar os outros.
Como se Expressa Júpiter Através dos Signos na Astrologia?
Júpiter regula o mundo, as viagens longas, o estrangeiro. A personalidade jupiteriana não gosta de fronteiras, de regras rígidas, de entraves à liberdade de movimento (físico e intelectual), de descobrir e de partir.
A sua missão é descobrir, aprender e explorar. Generoso, entusiasta, amigo e otimista, a personalidade de Júpiter acredita na razão das coisas e na capacidade de mudar. No lado negativo, Júpiter pode revelar-se numa personalidade mesquinha, descuidada, avarenta, sem alegria e cheia de medo.
Júpiter em Áries/ Carneiro
Expansão através do desafio. Teimoso e destemperado, Júpiter em Áries vê a vida como uma constante oportunidade de crescimento.
Júpiter em Touro
Expansão através de posses, luxo e bens materiais. Júpiter em Touro é ambicioso, consumista, exibicionista e hedonista.
Júpiter em Gêmeos/ Gémeos
Expansão através de novas ideias. Na Astrologia, Júpiter em Gêmeos é um tagarela. Inventa histórias, exagera os acontecimentos e espalha novas crenças.
Júpiter em Câncer/ Caranguejo
Expansão através do altruísmo. Júpiter em Câncer é um ser emocional. Desenvolve uma personalidade compreensiva, protetora e altruísta.
Júpiter em Leão
Expansão através da ostentação. Júpiter em Leão quer causar impacto nos outros. Exibe uma personalidade teatral, exuberante, sociável e autoconfiante.
Júpiter em Virgem
Expansão através da produtividade intelectual. Júpiter em Virgem é ambicioso, mas de forma discreta. Tem uma personalidade calma, humilde e idealista.
Júpiter em Libra/ Balança
Expansão através do prazer. Júpiter em Libra tem uma veia hedonista e quer ser amado. Está sempre à procura do prazer e de companhia.
Júpiter em Escorpião
Expansão através do oculto. Júpiter em Escorpião valoriza os prazeres da intimidade e à exploração do mundo esotérico.
Júpiter em Sagitário
Expansão através do saber. Júpiter em Sagitário está sempre disposto a arriscar e a aproveitar a vida ao máximo. Otimista, afortunado e dado a excessos.
Júpiter em Capricórnio
Expansão através da superação de fronteiras. Júpiter em Capricórnio pode ser sábio e orientado para o sucesso ou sentir-se preso por normas pouco flexíveis.
Júpiter em Aquário
Expansão através da ajuda à humanidade. Júpiter em Aquário adora dedicar-se a causas. Personalidade tolerante e liberal mas com tendência para a excentricidade.
Júpiter em Peixes
Expansão através da imaginação. Júpiter em Peixes pode refugiar-se na fantasia. Personalidade artística, indisciplinada e errática.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.