Neptuno na Astrologia associa-se à ausência de fronteiras, ao mundo dos sentimentos, à fuga, ao deixar-se ir com a maré. Mas, também, aos sonhos e fantasias, à confusão ou ao charme. Neptuno está em conflito com Virgem, o signo do trabalho e do serviço, da ordem e do minimalismo.
" O glifo de Neptuno representa o semicírculo da alma que é atravessado pela cruz da matéria, espelhando a relação entre o espírito e o mundo material. Os três dentes simbolizam diferentes aspetos da consciência: a mente inconsciente, a consciência do dia a dia e a consciência cósmica. "
Índice
Caracterização Astral
- Qualidade Primordial - Não atribuída
- Elemento - Não atribuído
- Temperamento - Não atribuído
- Rege/ Dignidade - Peixes
- Dia da semana - Não atribuído
- Cor - Verde-mar, índigo, violeta
- Detrimento/ Conflito - Virgem
- Exaltação - Leão
- Queda - Aquário
- Número - VII e XI
- Obstáculos de Vidas Passadas - Incapacidade de evoluir espiritualmente, enganar, fuga à realidade, irrealista, uso indevido de poderes paranormais
- Associações - Fotografia, câmaras, dança, poesia, música, álcool e drogas, religião, telepatia, anestésico
- Palavras-chave - Transcendente, inspiração, ilusão, êxtase, a mor, escapismo, revelação, vício, nebulosidade, charme, engano, misticismo, desintegração, impressionável, confusão, culpa, intangível, sacrifício
Breves Factos da Astronomia Sobre Neptuno
Neptuno é um dos planetas “modernos”, em conjunto com Úrano e Plutão. Esta expressão refere-se aos planetas que eram desconhecidos na antiguidade, num tempo em que não era possível vislumbrá-los a olho nu.
É o planeta mais distante do Sol, por isso, recebe pouca luz e não consegue aquecer a sua atmosfera. A sua intensa cor azul deve-se ao metano e a um composto ainda desconhecido. Neptuno apresenta os ventos mais rápidos do sistema solar.
O seu período orbital é de 168,4 dias terrestres e demora cerca de 13-14 anos a mover-se através de um único signo. Dada a enorme margem de tempo, a sua ação afeta toda uma geração na Terra.
Neptuno foi descoberto em 1846 pelo astrónomo alemão Johann Galle. É o planeta corregente do signo Peixes.
Neptuno na Astrologia
TRANSCENDÊNCIA. ESPIRITUALIDADE. ENGANO. DESILUSÃO.
O simbolismo dos planetas “modernos” na Astrologia moderna é bastante independente dos mitos ligados aos deuses mitológicos. Contudo, tanto no caso de Neptuno como no de Plutão, os mitos enfeitam a interpretação astrológica.
As associações históricas associadas a Neptuno são complexas. Deve o seu simbolismo com o socialismo e à compaixão com as classes inferiores à publicação do “Manifesto Socialista” no mesmo ano da sua descoberta.
Para a Astrologia, Neptuno personifica a vontade de transcender as fronteiras que separam a alma do todo. Este planeta move-se entre dois extremos: entre a mais elevada consciência espiritual até ao abismo do engano e da desilusão. Pelo caminho, abrange a imaginação, a fantasia e os sonhos.
Sem limites, a personalidade neptuniana é muito vulnerável a influências externas e pode ser facilmente enganado. Podem sentir-se deslocadas num mundo insensível e oportunista. Mas Neptuno também é o planeta das ilusões e, por isso, dos vigaristas e dos falsos gurus.
Neptuno é o planeta do misticismo, do encantamento e do charme, da capacidade de enfeitiçar. Tem em si o impulso de se transcender do rotineiro, do vulgar, para atingir níveis de consciência mais elevados, perto do divino. Aspira à iluminação, ao ser superior.
Neptuno na Astrologia - Amor Incondicional
Neptuno procura o amor romântico e incondicional. Tem a capacidade de aceitar o outro tal e qual como ele é, com os seus defeitos e virtudes.
Neptuno na Astrologia - Auto Sacrifício
À semelhança da personalidade de Peixes, Neptuno vive agarrado ao impulso vítima-mártir-salvador. Quer salvar o mundo ou uma pessoa mesmo que a custo do auto sacrifício. Resultado? Vive entre o sentir-se vítima ou sentir-se mártir, o que se pode tornar cansativo para os outros e bastante desgastante emocionalmente para ele próprio. O seu irrealismo faz com que seja facilmente explorado por pessoas menos bem intencionadas, sobretudo, quando disfarçam as suas verdadeiras intenções sob a capa do amor.
Neptuno na Astrologia - Disposição no Mapa Astral
No mapa astral, quando Neptuno está bem posicionado, a disposição é serena e sonhadora, com inclinação para as artes e para a expressão musical. Quando mal posicionado, a disposição deste planeta é viciosa, escapista e irrealista.
Como se Expressa Neptuno Através dos Signos?
Devido à sua órbita longa e distante do Sol, Neptuno só alcançará Áries/ Carneiro, Touro, Gêmeos e Câncer/ Caranguejo daqui a muitos anos. Por esse motivo, estes signos não fazem parte da lista abaixo.
Neptuno em Leão
Neptuno neste signo aspira à criatividade sem fronteiras. Contudo, as ideias podem ser difusas ou pouco práticas.
Neptuno em Virgem
Neptuno neste signo aspira a servir e a sacrificar-se para o bem comum.
Neptuno em Libra/ Balança
Neptuno neste signo aspira ao amor romântico mas é vítima de ilusão e engano. Os relacionamentos podem ser frágeis ao basearem-se apenas na capacidade de seduzir. Na versão positiva, pode criar relações interdependentes.
Neptuno em Escorpião
Neptuno neste signo estimula a expansão da consciência e estimular práticas espirituais em vez de religiosas. Segredos ocultos revelados podem acentuar a tendência escapista deste planeta.
Neptuno em Sagitário
Neptuno neste signo aspira sublimar a expansão da consciência e estimular práticas espirituais em vez de religiosas. Existe potencial de visão espiritual mas risco de cair em falsos gurus ou divindades inadequadas.
Neptuno em Capricórnio
Neptuno neste signo quer dar forma à inspiração. Pode deixar-se cair em enganos e na veneração de falsos deuses, onde os fins justificam os meios.
Neptuno em Aquário
Neptuno neste signo aspira ao humanismo e sonha com um mundo melhor e mais justo. O perigo está na possibilidade de confundir ideologias com pensamento racional.
Neptuno em Peixes
Neptuno neste signo aspira à fusão total, o regresso às origens. O perigo reside na impossibilidade de conseguir distinguir entre escapismo e inspiração espiritual verdadeira.
Os Planetas na Astrologia
Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:
- O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
- A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
- Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
- Vénus - Amor, Valores, Mulher
- Marte - Ação, Homem, Desejo
- Júpiter - Sabedoria, Expansão
- Saturno - Desafio, Moderação
- Úrano - Originalidade, Revolução
- Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
- Plutão - Transformação, Submundo
- Quíron - Integração, Cura
- Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
- Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas
Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.