Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco. Membro da qualidade Cardinal, Feminino e do Elemento Terra. Simbolizado pelo mítico bode marinho, é regido pelo planeta Saturno. O Sol entra no signo Capricórnio no solstício de inverno, por volta do dia 22 de dezembro e sai por volta de 20 de janeiro.
Este é o primeiro mês de inverno no hemisfério norte e as características e personalidade de Capricórnio refletem a necessidade de interiorização e a recolha da força vital da natureza em si própria, preparando-se para voltar a renascer em breve. Em Capricórnio, a alma deseja uma sociedade ordenada e estável.
Índice
Características do Signo Capricórnio
- Data - de 22 de dezembro a 20 de janeiro (+/-)
- Palavra-chave - EU DOMINO
- Descritores - Diligente / Repressivo
- Atributos - Autoritário, ambicioso, arrogante, bondoso, combativo, confiante, crítico, conservador, cumpridor, determinado, distante, enérgico, empenhado, exigente, forte, generoso, implacável, líder, negociador, persistente, pragmático, realista, racional, reservado, responsável, resistente, tradicionalista
- Impulso - Conseguir
- Anatomia - Joelhos, ossos
- Planeta regente - Saturno
- Símbolo - Bode marinho mítico
- Dualidade - Feminino
- Polaridade - Negativo
- Elemento - Terra
- Qualidade - Cardinal
- Casa - Décima
- Cor - Castanho
- Cristais - Olho-tigre, peridoto, azeviche
- Signo oposto - Câncer (Caranguejo)
Capricórnio - O Chefe
O nativo do signo Capricórnio é incapaz de demonstrar abertamente que está satisfeito com alguém ou com certa situação. Impõe um elevado sentimento de dever e de responsabilidade e espera o mesmo empenho por parte das outras pessoas.
O respeito é, para o nativo deste signo, tão essencial como o oxigénio que respira. Inteligente, prático, sereno, perspicaz e meticuloso, o nativo deste signo é o melhor parceiro no trabalho e no amor. Os capricornianos têm uma enorme força de espírito e energia para batalhar pelos seus objetivos e lutar contra as adversidades.
No seu lado desfavorável, os nativos deste signo têm dificuldade em aceitar as suas emoções e em compreender as dos outros. Isto faz com que possam parecer frios e arrogantes. Podem mesmo ficar algo constrangidos perante manifestações de afeto. Tendem a levar a vida demasiado a sério.
Capricórnio na Mitologia
Na mitologia grega, Capricórnio é associado à história de Prico, a cabra-marinha, ser mitológico, com a cabeça e o corpo de cabra e a cauda de peixe. Vivia perto do mar e era reconhecido como sendo uma criatura honrada e inteligente. Criado por Cronos, o deus do tempo, Prico tinha a mesma capacidade de manipular o tempo.
A partir do seu reino marinho, Prico viu com tristeza que os seus filhos se afastavam cada vez mais do mar à medida que nadavam para a praia e permaneciam em terra firme. Ao longo do tempo, os seus filhos perderam as caudas, a inteligência, a capacidade de falar e de viver no mar. Estavam a transformar-se em cabras normais. Para impedir que tal acontecesse, Prico inverteu o tempo e avisou os filhos do destino que os esperava em terra, mas o seu esforço foi em vão. Os seus filhos continuavam a nadar para terra e a abandonar o mar.
Desolado, Prico pediu a Cronos que acabasse com a sua imortalidade. Em vez disso, foi colocado no céu como constelação de Capricórnio. Daí, podia continuar a ver os seus filhos, mesmo quando brincavam no pico mais alto das montanhas. Capricórnio lembra-nos o amor paterno e a importância de deixar ir.
Energias Positivas do Signo Capricórnio
Capricórnio tem uma personalidade excepcionalmente determinada e nunca perde a calma (pelo menos em público). Raramente se entrega a lamúrias. Em vez disso, analisa o problema, pensa e pesa as suas opções, arregaça as mangas e põe pés a caminho. Isto torna-o num líder excepcional, que enfrenta os períodos de crise e dá a confiança necessária a quem o segue.
Ambicioso, o Capricorniano tem uma enorme força de espírito e energia para batalhar pelos seus objetivos. Quando se envolve em alguma coisa, o seu objetivo é sempre conquistar o lugar cimeiro. Não confia na sorte, mas no trabalho árduo e na força da persistência.
É dedicado às pessoas, aos projetos em que se envolve e às causas em que acredita. Tem uma persistência ímpar para lutar contra a adversidade. Nunca desiste de nada nem de ninguém, a não ser que lhe faltem ao respeito ou que, manifestamente, não valha a pena o esforço.
À semelhança do signo oposto, Câncer, dá grande importância à família. Também apoia incondicionalmente aqueles que ama e não se poupa a esforços para garantir um ambiente estável e seguro à sua prol.
Se procura a ajuda de alguém, o seu amigo Capricorniano pode ser a melhor opção. Prático, consegue pensar racionalmente sobre os problemas e encontrar a melhor solução. Por outro lado, não o abandonará. Seguirá fiel, a seu lado, independentemente do que isso implicar.
Capricórnio é reservado em tudo o que faz. Prefere a qualidade à quantidade e, na verdade, consegue viver feliz com muito pouco. Não tem qualquer problema em assumir compromissos, na sua vida pessoal e profissional, mas convive mal com o fracasso. Contudo, quando percebe que precisa de tomar uma decisão radical para se manter no topo, não tem medo de arriscar e de tomar medidas objetivas e concretas.
Empenha-se a sério no seu trabalho e sabe como valorizar-se. Excelente negociador, não vende as suas capacidades ao desbarato. Comprometido com os projetos a que se dedica, empenhado em atingir os objetivos a que se propõe e com a capacidade intelectual necessária para desenvolver um excelente trabalho. E faz-se pagar por isso.
Potencial Harmónico
Bondoso, combativo, confiante, comedido, cumpridor, determinado, enérgico, empenhado, exigente, forte, generoso, inteligente, líder, lutador, negociador, preocupado, persistente, pragmático, prático, realista, racional, reservado, responsável, resistente, respeitador, sério, tradicionalista.
Energias Negativas do Signo Capricórnio
O Capricorniano desfavorável, pode ser completamente insensível, subindo na vida sem dó nem piedade por quem se atravessa no seu caminho. Frio, materialista e ambicioso, fará o que for necessário para conquistar o seu quinhão do poder.
O nativo deste signo tende a levar a vida demasiado a sério, o que pode ser desvantajoso em determinadas situações. A sua inflexibilidade pode fazer com que recuse algumas vias mais criativas. O seu modo de ação cristaliza depois de decidir o caminho. Isso faz com que não se adapte facilmente ao imprevisto e à mudança.
Na versão desfavorável, Capricórnio tem tendência para o materialismo e para o status, que exibe. É obcecado pelo reconhecimento e pelo sucesso pessoal e profissional. Faz questão que todos conheçam as suas conquistas e posição social. Isto faz com que seja extremamente exigente consigo próprio e com aqueles com quem se relaciona. Numa posição de chefia, é rígido, inflexível, autoritário e crítico.
Potencial Desarmónico
Autoritário, ambicioso, arrogante, crítico, conservador, distante, frio, implacável, opressivo.
Como Melhorar?
Se é Nativo do Signo Capricórnio
- Procure conhecer-se melhor e interpretar as suas emoções.
- Seja menos rígido consigo. Aprenda a aceitar o risco de falhar e a combater o medo de fracassar.
- Aprenda a soltar-se. Ria. Dance. E não se preocupe com aquilo que os outros pensam de si.
- Pergunte-se de onde vem, o que motiva essa sua necessidade de controlo. Será capricho, uma educação controladora, ...
- Liberte-se do peso excessivo que impõe a si mesmo. Deixe-se ir com a maré, em algumas situações.
- Abdique das suas percepções fixas de como devem ser as coisas. A vida é cada vez mais incerta e instável e ser flexível é condição necessária à adaptação e ao sucesso.
Se Convive Com Um Nativo do Signo Capricórnio
- Tenha presente que, para um capricorniano desfavorável, o mais importante é a reputação. Se interferir com a sua carreira ou se o questionar no sítio errado à hora errada, pode ter que enfrentar as consequências.
- Para conquistar o respeito do nativo de Capricórnio tem que desempenhar as suas funções com grande profissionalismo.
- Se está numa relação com um nativo deste signo, procure controlar as suas explosões. Ele pode não ser muito compreensivo perante dramas emocionais.
- Procure ajudá-lo a ser mais espontâneo e flexível.
- Não ceda perante ataques de autoritarismo. Faça-o ver que todos têm o seu valor, independentemente da posição que ocupam na escala social.
O Signo Capricórnio no Amor
Os nativos de Capricórnio encaram os relacionamentos com seriedade e sinceridade. São geralmente pessoas confiáveis, dedicadas e empenhadas. No amor, Capricórnio é cauteloso: teme quem se aproxima, mas almeja alguém fiel e constante, pois não deseja perder o que conquistou.
Em modo negativo, Capricórnio sente-se de tal forma desconfortável com as emoções que não consegue dar apoio emocional ao companheiro, o que muitas vezes faz com que não tenha sucesso nas relações. Tem dificuldade em admitir os seus próprios erros levando-o a culpar os outros do seu afastamento.
A Criança do Signo Capricórnio
O seu filho Capricórnio pode parecer-lhe um adulto em ponto pequeno. Muito responsável desde pequenino, pode lançar-lhe aquele olhar reprovador quando lhe fala à bebé, aos 2 anos de idade.
O seu filho não é de desistir. Há-de ter provas disso muito cedo. Quando começar a dar os primeiros passos, por muitas quedas que dê, nada o vai impedir de se levantar e tentar outra vez. Também não é criança de ficar a chorar a um canto. Quando quer uma coisa, vai atrás e só pára quando conquista o que deseja.
Muito organizado e metódico, guardará os seus próprios brinquedos nos locais que ele próprio escolheu. Às vezes, até poderá arrumar as tralhas que os pais deixam espalhadas pela casa...
Os Signos do Zodíaco
- Áries/ Carneiro - 21 de março a 20 de abril
- Touro - 21 de abril a 21 de maio
- Gêmeos/ Gémeos - 22 de maio a 21 de junho
- Câncer/ Caranguejo - 22 de junho a 22 de julho
- Leão - 23 de julho a 23 de agosto
- Virgem - 24 de agosto a 23 de setembro
- Libra/ Balança - 24 de setembro a 23 de outubro
- Escorpião - 24 de outubro a 22 de novembro
- Sagitário - 23 de novembro a 21 de dezembro
- Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro
- Aquário - 21 de janeiro a 19 de fevereiro
- Peixes - 20 de fevereiro a 20 de março
O seu signo estelar (ou solar) é o signo do Zodíaco (Áries, Touro, etc.) no qual o Sol estava no momento em que nasceu. As datas de início e de término dos 12 signos são aproximadas, uma vez que o dia do mês em que o Sol entra nos vários signos pode mudar de ano para ano. Por outro lado, é impossível pretender que todas as pessoas que nascem na mesma data tenham a mesma personalidade, pensem da mesma forma ou vivam relacionamentos e experiências semelhantes. O signo estelar é uma pista para desvendar a natureza e os traços mais relevantes da personalidade, não deixando, contudo, de ser genérico e parcial. Só o seu mapa astral lhe permitirá obter informação individualizada sobre a sua forma de ser e potencial de desenvolvimento.