Casa 9 na Astrologia: Viagens, Educação, Religião e Filosofia

Na Casa 9 a personalidade está madura, tem uma larga experiência de vida. O "eu" encontra-se preparado para refletir e começar a tirar conclusões sobre o propósito da sua passagem terrena.

Depois da passagem pela Casa 8, a Casa onde evoluímos a partir das relações com o mundo e com os outros, a Casa 9 oferece-nos uma perspetiva renovada da vida. Com as dificuldades, crescemos, aprendemos e reinventamo-nos. Agora, estamos renovados e ganhamos uma visão mais ampla de quem somos e de como interagimos com os outros. 

Tradicionalmente associada ao planeta Júpiter e ao signo Sagitário, a Casa 9 depara-se com uma personalidade madura, com uma larga experiência de vida. Por esse motivo, o "eu" encontra-se preparado para refletir e começar a tirar conclusões sobre o propósito da sua passagem terrena.

Nona Casa

  • Esfera - Filosofia
  • Planeta - Júpiter
  • Signo - Sagitário
  • Elemento - Fogo
  • Qualidade - Mutável
  • Polaridade - Masculina
  • Posição - Cadente
  • Fisiologia - Ancas e coxas
  • Lugares - Universidades, editoras, jornais, estrangeiro
  • Cor - Verde, branco
  • Palavras-chave - Filosofia, ética, sistema de valores, crenças, divino, religiões, horizontes distantes, parentes, missão de vida, viagens longas, futuro, negócios estrangeiros

Casa 9 e a Noção de “Mente Superior”

A Casa 9 indica a nossa missão de vida, o que viemos fazer a este mundo. Está ligada aos assuntos religiosos, filosóficos, místicos e esotéricos. Os estudos académicos de grau superior, como mestrados e doutoramentos, também aparecem nesta Casa. O “eu” procura agora a resposta para as grandes questões da existência.

A partir de um determinado momento, os seres humanos procuram saber o significado das coisas. Precisam de balizar os seus modelos de conduta e perceber os ideais pelos quais se regem. Quando não encontramos o significado das coisas, tudo nos parece banal e sem sentido. Para avançarmos, precisamos de objetivos, de definir metas, de saber para onde caminhamos e porquê. Sem objetivos, não há esperança. 

Independentemente de acreditarmos ser nosso dever criar o nosso próprio significado de vida ou se ele está nas mãos de uma divindade ou num plano superior, o desafio da Casa 9 reside na procura de linhas de conduta, de finalidades e do propósito de vida.

A Casa 9 significa tudo o que é conhecido como “mente superior”. Oposta à Casa 3, a Casa da mente concreta, agora é a vez do pensamento abstrato e do processo intuitivo. A meditação, a introspeção e o pensamento profundo são parte deste processo.

Enquanto que Mercúrio (regente natural das Casas 3 e 6) é um acumulador de factos, Júpiter, regente natural da Casa 9, expressa a nossa capacidade para criar símbolos mentais e a tendência que temos para atribuir um significado ou um sentido a todas as coisas que acontecem.

Os factos recolhidos na Casa 3 são agora sujeitos a análise e são tiradas conclusões. Tudo é organizado, sistematizado e categorizado. Traçamos modelos e padrões e procuramos perceber a mensagem que nos pretendem transmitir.

Casa 9 e a Relação Com o Divino

Esta Casa também é conhecida como a "Casa da Filosofia" ou a "Casa de Deus". Os posicionamentos dos planetas, signos e aspetos na Casa 9 sugerem a natureza da nossa relação com o divino, bem como, a nossa filosofia de vida.

A presença de Mercúrio ou Vénus, sugerem uma compreensão intelectual de Deus, enquanto que Neptuno e Peixes, uma aceitação devota do divino. Vénus tem uma abordagem tolerante relativamente a este assunto, e Marte, uma posição dogmática e fanática.

A imagem formada de Deus é, igualmente, mostrada nesta Casa. Saturno e Capricórnio concebem um Deus austero, punitivo, crítico e paternalista, a quem se deve obediência cega. Neptuno e Peixes, por seu lado, vêem Deus como uma figura compassiva, afetuosa e branda.

Casa 9 e as Viagens de Longo Curso

A Casa 9 faz-nos recuar para que consigamos ver os acontecimentos a uma certa distância. Este afastamento, permite-nos ganhar uma nova perspetiva. Por isso, esta Casa está ligada às viagens longas. Estas viagens não são apenas físicas mas, também, espirituais.

As longas jornadas que o “eu” percorre enquanto procura um sentido para a sua existência. Reflete-se na vontade de aprender, de alargar os horizontes, de aprofundar e solidificar os conhecimentos. Na ação de meditar e de questionar para ir cada vez mais a fundo nas questões. O apelo para investigar, para perceber o porquê das coisas. Um questionamento constante das leis da vida e das coisas mundanas.

Em termos físicos, viajar permite-nos conhecer outras culturas. Ver as mesmas coisas mas sob perspetivas diferentes. Ensina-nos a tolerância, a reconhecer a verdade na verdade dos outros, mesmo que não seja a nossa. A vida tem imensas possibilidades. Um evento pode ser interpretado sob diferentes perspetivas, sendo, todas elas, igualmente válidas. Este confronto de culturas, de ideias e de valores permite questionar sempre e, a partir daí, evoluir conceitos, ideias e encontrar soluções inovadoras. 

Ver de longe, com distância, ajuda-nos a formar o quadro geral. A considerar todas as perspetivas e a analisar as questões com outros olhos.

Casa 9 e os Relacionamentos

Esta Casa indica a natureza dos relacionamentos com os parentes do parceiro (sogros). Enquanto que a Casa 3 descreve os nossos próprios parentes, a Casa 9 refere-se aos familiares de quem nos está mais próximo. Será uma relação cordial ou nem por isso? A posição dos planetas, signos e aspetos nesta Casa podem dar algumas pistas. 

Conceito de Sabedoria e Conhecimento na Casa 9

As viagens mentais, ou a procura do conhecimento, são uma outra esfera de influência da Casa 9. As áreas de interesse e o grau de estudos são sugeridos nesta Casa.

Neptuno nesta Casa pode ser sinal indecisão quanto à escolha da área de estudo ou indicar um possível um contratempo durante os estudos superiores. A presença de Úrano pode apontar uma postura de contestação contra o sistema de ensino superior, uma capacidade fora de série para os estudos académicos ou o desenvolvimento de um campo de estudo revolucionário. 

Na Casa 9, o nosso sentido para o coletivo desperta através da sabedoria e do conhecimento alargado. Os estudos superiores e a divulgação da informação para todos são outras preocupações desta Casa.

Visão do Futuro

O posicionamento de planetas fortes nesta Casa confere um elevado grau de intuição e de previsão ao nativo. A Casa 9 gere as tendências e as correntes do momento ao mesmo tempo que as projeta para o futuro.

Esta é a Casa dos visionários, das profissões que vivem com os olhos postos no futuro. Dependendo dos planetas, signos e aspetos presentes nesta Casa, podemos ver o futuro como algo maravilhoso e cheio de promessas de realização ou, por outro lado, um local povoado de incertezas, que gera medo e nos paralisa.

As 12 Casas na Astrologia

  • Casa 1 - Corpo e Imagem Pessoal (o “Eu”)
  • Casa 2 - Finanças, Posses e Dinheiro
  • Casa 3 - Comunicação
  • Casa 4 - Vida Doméstica e Familiar
  • Casa 5 - Divertimento, Lazer, Criatividade, Especulação e Casos Amorosos
  • Casa 6 - Saúde e Trabalho
  • Casa 7 - Amor, Romance, Casamento e Atividades Sociais
  • Casa 8 - Eliminação, Transformação e Bens de Terceiros
  • Casa 9 - Viagens, Educação, Religião e Filosofia
  • Casa 10 - Carreira
  • Casa 11 - Amigos, Atividades em Grupo e Aspirações Íntimas
  • Casa 12 - Sabedoria Espiritual e Caridade