A Astrologia divide o círculo dos céus em doze segmentos, correspondendo a cada um deles um dos 12 signos do Zodíaco. O seu signo astrológico é determinado pela posição do Sol à data do seu nascimento. Em cada signo, a astrologia reconhece determinadas qualidades e características que podem ser expressas de múltiplas maneiras. Conhecê-las, é uma ferramenta para se conhecer melhor enquanto pessoa e descobrir o sentido da sua vida.
Índice
Os 12 Signos do Zodíaco
Conhecer os traços da personalidade de cada um dos signos do Zodíaco, permite-lhe aprender a analisar a sua personalidade, a conhecer melhor a dos outros e a identificar os aspetos menos positivos associados a cada um dos signos solares. No entanto, lembre-se que não são os planetas que, por si só, nos fazem ser ou fazer alguma coisa, não são a causa do nosso comportamento, da nossa personalidade ou dos acontecimentos da nossa vida. Esses, são feitos e construídos por cada um de nós ao longo do caminho.
Abaixo encontra certas características associadas aos nativos típicos de cada um dos signos do Zodíaco. Para aprender mais, avance para a página de detalhe do signo respetivo.
Áries/ Carneiro
- 21 de março a 20 de abril -
Áries é o primeiro signo do Zodíaco e esta é a pista mais importante para compreender a sua personalidade. Um Carneiro típico gosta de ser o primeiro em tudo. Regido por Marte, Áries é o signo do ego que precisa de se afirmar e de se exprimir.
Sendo os primeiros do Zodíaco, os nativos de Áries são pioneiros e inovadores. São espontâneos e diretos e preferem a ação ao pensamento e são brilhantes a fazer as coisas sem causar qualquer confusão. A paciência não é um dos seus pontos fortes e a preguiça das outras pessoas podem fazê-los perder a cabeça. O nativo de Áries precisa de aprender que o ego nem sempre pode ser satisfeito instantaneamente.
Touro
- 21 de abril a 21 de maio -
Após a realização do EU em Áries (Carneiro), o Touro devolve-nos à terra e liga-nos ao mundo físico. Touro é regido por Vénus, a deusa do amor na mitologia romana (na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite). Um taurino típico encarna os seus atributos: sensual, materialista, sensitivo e cheio de apetite. O comportamento de Touro é plácido, amável, pacífico e sensato. Vive e deixa viver poderia ser o seu lema e representa bem a forma como está na vida.
Touro gosta de viver rodeado pelo luxo e pela beleza. Quando está em dias difíceis, as compras, verdadeira terapia para os taurinos, podem ajudá-lo a recuperar o bom humor. O nativo de Touro é cauteloso e ponderado e não gosta de correr riscos. A segurança é outra das suas características. Precisa de se sentir ligado a qualquer coisa firme - como a família - para estruturar a sua vida. Detesta ser apressado ou pressionado a tomar decisões. Tudo a seu tempo. A resistência à mudança pode levar a comportamentos de teimosia mas, no fundo, precisa apenas de se sentir seguro.
Gêmeos/ Gémeos
- 22 de maio a 21 de junho -
O símbolo de Gêmeos sugere dualidade e esta é uma característica importante deste signo. Esta dualidade reflete-se em vários aspetos da vida do nativo deste signo. O geminiano típico é uma pessoa que se sente feliz a fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo. É bem possível que a mente se ocupe de um assunto enquanto as mãos estão ocupadas com outra tarefa. O planeta de Gêmeos, Mercúrio, regula as mãos e o geminiano usa-as bastante para se exprimir.
Gêmeos é o comunicador do Zodíaco, tal como demonstra a sua frase-chave "EU FALO". Os nativos deste signo adoram falar, discutir, bisbilhotar. Podem atacar e defender ao mesmo tempo, só para manter a conversa animada. São curiosos e espirituosos, sempre em movimento e podem tornar-se na pessoa dos sete-ofícios. São mais apologistas da generalização do que da especialização, o que faz com que consigam dar uma mão a tudo e evita o aborrecimento, a conceção de inferno na Terra para os geminianos.
Câncer/ Caranguejo
- 22 de junho a 22 de julho -
À semelhança de todos os signos do Zodíaco do elemento Água, os nativos de Câncer (Caranguejo) são sensíveis, embora a sua resistente carapaça exterior nem sempre o possa revelar. Afinal, esta, não é mais do que uma autoproteção que esconde um interior suave e vulnerável e para onde recolhe quando se sente magoado ou inseguro. A Lua, planeta regente deste signo, regula os seus hábitos e um Câncer típico preza, acima de tudo, a previsibilidade da sua rotina.
Os nativos de Câncer não gostam do confronto e, numa situação de conflito direto, tendem mais à retirada do que à luta. A sua natureza é indireta, prudente e evasiva, o que não quer dizer que não consiga atingir os seus objetivos e obter resultados. A paciência e a tenacidade são os seus maiores recursos. Os nativos deste signo são os melhores a cuidar dos outros. A Lua, seu planeta regente, simboliza a família, a maternidade e o lar e estas preocupações estão no topo das prioridades de Câncer.
Leão
- 23 de julho a 23 de agosto -
O signo Leão é o rei dos signos do Zodíaco e gosta de ser tratado com a reverência que o título merece. Leão é o único signo do Zodíaco regido pelo Sol, e tal como este astro está no centro do sistema solar, também os nativos de Leão são o centro do seu próprio universo. Tal como os calorosos raios do Sol, Leão tem uma personalidade brilhante e ilimitada.
A sua criatividade e necessidade de atenção, levam muitos nativos deste signo para as artes de representação ou outras expressões artísticas onde as suas atuações sejam apreciadas por um vasto público. Valoriza o orgulho e a dignidade pessoal. Quando se sente inútil ou pouco apreciado pode mergulhar na inércia, o que o leva à depressão ou à doença. Mais do que qualquer outro signo, Leão floresce quando é reconhecido e definha quando não tem o reconhecimento ou a atenção que pensa justa.
Virgem
- 24 de agosto a 23 de setembro -
Virgem é o perfecionista do Zodíaco. Regido por Mercúrio, este nativo pode ganhar fama de ser excessivamente crítico ou demasiado exigente. Em contrapartida, a fasquia elevada que coloca aos outros também a usa com padrão de comportamento para si próprio. Virgem destina-se a servir. Tem uma forte ética de trabalho, às vezes à custa da sua vida pessoal. É minucioso e viciado no trabalho. Em casa, são arrumados e organizados. Cada coisa tem que estar no seu devido lugar.
A sua habilidade para o detalhe faz com que sobressaia facilmente em todas as tarefas em que está envolvido. Para o Virgem típico, se é para fazer seja o que for, que seja bem feito. Caso contrário, não vale a pena sequer começar. Esta destreza requer atenção, exatidão e paciência, habilidades que sobejam em Virgem. Dono de um sentido de humor inteligente e agudo, Virgem tende a esconder este seu lado mais descontraído. Esperar demasiado dos outros pode levar muito facilmente o virginiano ao desapontamento e à crítica.
Libra/ Balança
- 24 de setembro a 23 de outubro -
Equilíbrio e harmonia. Estas são duas características quase imediatamente reconhecidas aos nativos de Libra (Balança). Embora estes sejam atributos importantes, o seu principal simbolismo reside no facto de ser o sétimo signo do Zodíaco, e por isso, o oposto a Áries (Carneiro), o signo do ego e da individualidade. Regido por Vénus, Libra representa o oposto, ou seja, o princípio da importância do outro significante e das relações.
Libra é comunicação, partilha, parceria. O nativo típico deste signo detesta estar sozinho ou fazer as coisas sem companhia. Precisa de estar ligado aos outros pela partilha de ideias, por uma relação de verdadeira amizade ou num relacionamento amoroso. Os seus poderes de negociação, arbitragem e mediação são imbatíveis. Sempre à procura do consenso, a sua pergunta típica é "O que achas?". Também são rápidos a pedir desculpa quando fazem alguma coisa errada.
Escorpião
- 24 de outubro a 22 de novembro -
Os nativos de Escorpião têm fama de serem complicados e misteriosos, reputação que pouco os incomoda. Sendo o signo da água fixa, podem apresentar uma fachada fria e distante, muito longe da verdade. Escorpião vive a vida com grande intensidade. Os seus sentimentos são apaixonados e profundos, apesar da sua dificuldade em ver meios tons. Tudo é preto e branco. Ou adora ou odeia. Uma situação é boa ou má. É tudo ou nada. Não existem meias medidas.
Escorpião é o signo do sexto sentido e tem muita dificuldade em lidar com a indiferença das outras pessoas. Na Astrologia Moderna, Escorpião é regido por Plutão, deus do submundo, Escorpião tem curiosidade pelo oculto e pelo mistério. Marte (considerado o planeta regente deste signo pela Astrologia Clássica), é o seu planeta corregente na Astrologia Moderna. Na via negativa, Escorpião pode tornar-se numa pessoa vingativa e ciumenta, incapaz de assumir soluções de compromisso.
Sagitário
- 23 de novembro a 21 de dezembro -
Sagitário é cheio de energia e entusiasmo. Regido por Júpiter, este é o signo dos viajantes do Zodíaco de tal forma que, na maior parte das vezes, se sentem tão bem em casa como nos locais aonde acabam de chegar. Otimista por natureza, o nativo de Sagitário não perde muito tempo em considerações vagas sobre o que podia ter sido. Olha sempre em frente, para o horizonte do futuro.
A sua franqueza pode assustar os outros signos do Zodíaco. Por vezes, podem ser demasiado diretos e não medir as palavras causando constrangimentos desnecessários. Honesto e frontal, odeia a mentira. Raramente se vê um Sagitário triste ou a chorar. Estes momentos são vividos em recolhimento ou num ombro amigo. Para o mundo, o nativo deste signo está sempre feliz e de bem com a vida. Sagitário também é o signo da mente superior. Procura o sentido e a sabedoria com o mesmo apetite com que viaja.
Capricórnio
- 22 de dezembro a 20 de janeiro -
Um Capricórnio típico é intrépido, firme, de pés bem assentes na terra e com objetivos definidos. Os nativos deste signo do Zodíaco são ambiciosos e nunca perdem os seus objetivos de vista, independentemente das pedras que encontrem no caminho. No entanto, tudo tem que se fazer sentido. Sem propósito, o esforço é em vão. Acreditam no trabalho árduo, na dedicação e no planeamento.
Capricórnio é regido por Saturno, o planeta das fronteiras e gostam de saber onde se encontram. Da mesma forma que acreditam na necessidade de tempo para grandes concretizações, também nas relações são cautelosos. Apostam na conquista gradual da confiança ao invés de assumirem rapidamente a intimidade. A criança Capricórnio parece um adulto em ponto pequeno. O sentido de dever e a responsabilidade são atributos que cedo se reconhecem nos nativos deste signo.
Aquário
- 21 de janeiro a 19 de fevereiro -
Aquário é um signo de Ar, o elemento da mente e os nativos deste signo têm uma inteligência superior à média. É corregido por dois planetas: Úrano e Saturno. O Aquário é o signo do intelecto, da ideologia, das preocupações políticas e sociais, das causas humanitárias e ecológicas. Os nativos de Aquário são objetivos e sobrepõem os interesses do grupo ao do indivíduo. Contudo, Aquário preza muito a sua individualidade e aqui reside o seu paradoxo. Preocupado com todos os temas que preocupam a sociedade e que afetam todos em geral, não deixa de valorizar a sua própria identidade.
Os aquarianos tendem a sentir-se pouco à vontade ou embaraçados perante demonstrações emocionais e podem desligar-se dos seus sentimentos. A intimidade não é fácil para eles apesar de poderem ansiar por aconchego. Racionais e objetivos, precisam de ser intelectualmente estimulados. As relações amorosas podem evoluir mais facilmente a partir de uma amizade do que de um jogo de atração física. Sempre que possível, os nativos de Aquário mantêm uma relação com de amizade com ex-amantes e companheiros(as).
Peixes
- 20 de fevereiro a 20 de março -
Peixes é regido por Neptuno, o rei do mar. É muito raro o nativo de Peixes que não sente afinidade pela água. Estar perto do mar, praticar desportos náuticos, cuidar de um aquário ou simplesmente ouvir a cadência das ondas. Os Peixes lutam frequentemente com as realidades do dia a dia. Tal como o mar, a sua personalidade não conhece limites e tem pavor de ser privado da sia liberdade. Encontrar um sentido para a vida é o maior desafio do nativo de Peixes. Depois de encontrar o seu caminho, pode atingir grandes feitos mas, quando tal não acontece e não consegue definir objetivos, sente-se como um barco à deriva.
Extremamente sensíveis os Peixes absorvem as cargas energéticas à sua volta como se fossem uma esponja. A sua recetividade em relação às emoções alheias faz com que precise de se proteger face a pessoas mal intencionadas. O Peixes típico tem um grande desejo de agradar e vai-se moldando àquilo que dele esperam. Quando não encontra estabilidade nem regras, sente-se perdido o que faz com que se possa refugiar no seu mundo de fantasia.
Origem da Personalidade dos Signos
Saiba de que forma cada um dos elementos da Astrologia contribuem para a definição da personalidade dos signos do Zodíaco.
- Personalidade dos Signos - Compreenda Como foi Definida
- Qualidades Primordiais na Personalidade dos Signos
- Elementos na Personalidade dos Signos - Fogo, Terra, Ár e Água
- Modos na Personalidade dos Signos - Cardinal, Fixo e Mutável
- Planetas na Personalidade dos Signos
O seu signo estelar (ou solar) é o signo do Zodíaco (Áries, Touro, etc.) no qual o Sol estava no momento em que nasceu. As datas de início e de término dos 12 signos são aproximadas, uma vez que o dia do mês em que o Sol entra nos vários signos pode mudar de ano para ano. Por outro lado, é impossível pretender que todas as pessoas que nascem na mesma data tenham a mesma personalidade, pensem da mesma forma ou vivam relacionamentos e experiências semelhantes. O signo estelar é uma pista para desvendar a natureza e os traços mais relevantes da personalidade, não deixando, contudo, de ser genérico e parcial. Só o seu mapa astral lhe permitirá obter informação individualizada sobre a sua forma de ser e potencial de desenvolvimento.