Com certeza que já leu muitos textos com a descrição das qualidades dos signos do Zodíaco. Contudo, sabe como foram definidas as características da personalidade dos signos? Porque será Áries/ Carneiro, signo do elemento Fogo, foi associado a qualidades como criação, pioneirismo, entre outras? É sobre este tema que falamos neste conjunto de artigos.
Índice
Como Foram Definidas as Características Astrológicas dos Signos?
No início da Astrologia, há muitos milénios atrás, a observação dos eventos naturais e dos ciclos da Natureza, marcavam e serviam de explicação para muitos acontecimentos importantes da vida quotidiana. Por outro lado, também foi neles que procuramos o motivo para várias situações, numa tentativa de compreender o sentido da vida e o lugar que cada um de nós ocupa no mundo.
A base do sistema astrológico consiste na definição das particularidades de cada um dos elementos cósmicos e da pessoa, o centro do estudo da Astrologia. Deste modo, os astrólogos olharam para os fenómenos naturais e, a partir daí, criaram conceitos e modelos que ainda hoje são usados na Astrologia.
Cada um dos 12 signos do Zodíaco, espelha as “regras” naturais considerando vários aspetos: as Qualidades Primordiais, a base de tudo, os Elementos, os Modos, as Polaridades e os Planetas.
Apesar de certos signos partilharem determinados atributos entre si, isso não significa que manifestam as suas energias da mesma forma. Cada signo, faz um uso diferenciado de um mesmo elemento, dá-lhe “um cunho pessoal”. Da mesma forma que dois irmãos, nascidos na mesma família e educados com o mesmo sistema de valores, desenvolvem a sua própria personalidade.
Assim, cada signo apresenta características únicas que o distinguem dos demais. No entanto, o desenvolvimento da personalidade não é uma coisa estanque e sofre influências de vários quadrantes ao longo da vida. Vai-se moldando à medida que amadurece e integra novas experiências e aprendizagens.
Desta forma, para a Astrologia, a descrição dos signos representa um ponto de partida para a análise individual de cada um de nós. Esta análise, só é possível através do mapa astral, instrumento astrológico que permite estudar o posicionamento dos astros no exato momento do nosso nascimento. É o nosso cartão de identidade astral.
O modo como planetas, signos, Aspectos e Ascendente se posicionam nas Casas (principais elementos considerados na análise do mapa natal, sendo que, cada astrólogo pode integrar outros), no momento do nosso nascimento, permite traçar uma imagem única do céu e, a partir daí, o estudo da forma como estes elementos influenciam e se manifestam na nossa personalidade astral.
Então, Como foi Definida a Personalidade dos Signos?
As características astrológicas dos signos do Zodíaco foram definidas com base no estudo dos atributos de vários elementos presentes na Natureza. Considera-se que estes elementos criam e sustentam a vida e tudo o que existe no céu e na Terra:
1. Qualidades Primordiais
- Quente e Frio
- Seco e Húmido
2. Elementos
3. Qualidades
4. Planetas
As energias e atributos destes diferentes elementos relacionam-se e interagem entre si de modo dinâmico e contínuo. Tal como na Natureza, a personalidade de cada um de nós é o conjunto de várias partes que, agindo como um todo, conferem uma identidade única (na Astrologia, esta identidade dá origem à personalidade astrológica). A partir das diferentes conjugações entre os vários elementos cósmicos e do tipo de relações que daí resultam, nasceram os 12 perfis astrológicos que caracterizam cada um dos signos solares.
Origem da Personalidade dos Signos
Saiba de que forma cada um dos elementos da Astrologia contribuem para a definição da personalidade dos signos do Zodíaco.