Os Planetas na Personalidade dos Signos

Conheça a influência de cada um dos planetas na personalidade dos signos e saiba como tirar proveito deste conhecimento para melhorar as suas relações.

A Astrologia é uma ferramenta que nos ajuda a compreender como pensamos, agimos, nos relacionamos e amamos. Quando fazemos e interpretamos o nosso mapa astral, percebemos que há muitos planetas para além do Sol e da Lua que influenciam a nossa personalidade astrológica. Conheça a influência de cada um dos planetas na personalidade dos signos e saiba como tirar proveito deste conhecimento para melhorar as suas relações.

A palavra planeta evoluiu do vocábulo grego que designava "vagabundo". Os planetas devem os seus nomes à mitologia clássica: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão. Para a Astrologia, o Sol e a Lua são também considerados planetas.

Os Elementos e os Planetas

À semelhança dos signos, também os planetas estão ligados aos Elementos, um dos aspectos básicos da simbologia astrológica. Cada planeta rege um dos signos do Zodíaco, onde imprime a sua energia simbólica. Os signos correspondem às constelações que estão no céu, que o Sol ilumina à medida que via passando na eclíptica. Os planetas antigos (ou seja, os planetas conhecidos na Antiguidade), relacionam-se com determinadas divindades da mitologia que, por sua vez, representam áreas da vida e arquétipos de personalidade.

As Qualidades Primitivas e as Características dos Planetas

As Qualidades Primordiais (Quente e Frio / Seco e Húmido) são a base de toda a simbologia energética presente na Astrologia. Inspiradas pelas características da Natureza e da matéria, regulam subtilmente a energia cósmica.

Sol
  • Qualidades Primordiais: Quente e Seco
  • Elemento: Fogo
  • Temperamento: Colérico
Lua
  • Qualidades Primordiais: Frio e Húmido
  • Elemento: Água
  • Temperamento: Fleumático
Mercúrio
  • Qualidades Primordiais: este planeta não tem uma qualidade definida, já que tende a absorver as qualidades daquilo com que entra em contacto. Contudo, quando é observado isoladamente, sem qualquer outra influência, é considerado Frio e Seco.
  • Elemento: Terra
  • Temperamento: Melancólico
Vénus
  • Qualidades Primordiais: Frio e Húmido
  • Elemento: Água
  • Temperamento: Fleumático
Marte
  • Qualidades Primordiais: Quente e Seco
  • Elemento: Fogo
  • Temperamento: Colérico
Júpiter
  • Qualidades Primordiais: Quente e Húmido
  • Elemento: Ar
  • Temperamento: Sanguíneo
Saturno
  • Qualidades Primordiais: Frio e Seco
  • Elemento: Terra
  • Temperamento: Melancólico

Aos planetas modernos (Úrano, Neptuno e Plutão) e a Quíron, não foram atribuídos estes atributos. Estes, remontam ao início dos estudos astrológicos, altura em que estes astros ainda eram totalmente desconhecidos por não serem visíveis a olho nu a partir da Terra.

Ou, categorizando de outra forma:
  • Sol e Marte - "Quente e Seco"
  • Saturno e Mercúrio - "Frio e Seco"
  • Vénus e Lua - "Frio e Húmido"
  • Júpiter - "Quente e Húmido"

A Ação dos Planetas na Personalidade dos Signos

Conhecer o significado astrológico dos planetas presentes no nosso mapa natal, ajuda-nos a conhecer as várias facetas da nossa personalidade, tendências e potenciais. Este autoconhecimento permite-nos trabalhar sobre os traços mais desfavoráveis e que, potencialmente, impedem o nosso crescimento pleno.

No mapa astral, os planetas estão posicionado numa Casas Astrológicas (que representam as várias esferas da nossa vida), e num signo. Os planetas dão a tónica para a energia do signo se expressar na Casa. Ou seja, os planetas usam a energia do signo para se expressarem numa determinada área da vida. Por exemplo, ter Vénus em Peixes na Casa 10, significa que o potencial de Vénus usa a energia de Peixes para se expressar na carreira e na forma como lida com as questões do sucesso profissional.

Entre os planetas, temos os Aspetos que indicam os relacionamentos entre as diferentes áreas da vida (ou seja, entre as Casas), as energias entre os planetas e as energias entre os signos.

Imagine uma pessoa que nasceu a 25 de fevereiro. O signo solar é Peixes uma vez que o Sol estava na zona do Zodíaco chamada Peixes. Contudo, a Lua (que rege as emoções), estava em Áries, Mercúrio (regente da mente), em Escorpião, Marte, (regente da força física), em Touro e Vénus (que rege as relações) em Capricórnio, e assim sucessivamente com os outros planetas. Neste exemplo, e apesar de a personalidade-base ser Peixes, as várias nuances da personalidade desta pessoa refletiriam as características específicas de cada um dos planetas presentes no seu mapa astral.

Influência dos Planetas na Personalidade dos Signos

Glifo Sol

Sol

  • Signo: Leão
  • Áreas de Influência: Personalidade, principais preocupações, vitalidade

O Sol representa a nossa personalidade astrológica básica, identidade, ego e consciência. É através da sua posição no momento do nosso nascimento que conhecemos o nosso signo. É, por isso, o nosso signo principal. O arquétipo central da nossa personalidade e o mais poderoso indicador de quem somos.

Glifo Lua

Lua

A Lua representa a nossa natureza emocional, sensibilidade e subconsciente. Para alguns astrólogos, o Sol é a forma como nos vemos e a Lua reflete quem realmente somos. De todos os planetas, a Lua é aquele a quem devemos prestar mais atenção. Afinal, trata-se de preservar o nosso bem-estar emocional. A Lua muda de signo a cada dois dias e meio.

Planetas Interiores - Mercúrio, Vénus e Marte

Os planetas interiores, ou planetas pessoais, representam as principais facetas da nossa personalidade astrológica. Mercúrio rege a mente, Vénus a natureza amorosa e Marte, os impulsos. O local onde estes planetas se posicionam no nosso mapa astral revela de que forma expressamos os vários tipos de energias.

Glifo Mercúrio

Mercúrio

  • Signos: Gêmeos e Virgem
  • Áreas de Influência: Comunicação, intelecto, razão

Mercúrio rege a mente, o intelecto e a comunicação. Este planeta indica como falamos, aprendemos, escrevemos e raciocinamos. Os nossos interesses intelectuais, a curiosidade em aprender ou a forma como assimilamos novos conhecimentos.

Glifo Vénus

Vénus

Vénus rege a natureza amorosa, os valores e a criatividade. Este planeta reflete harmonia, beleza, arte e abundância. O posicionamento de Vénus no nosso mapa astral indica de que forma nos relacionamos com a estética, as relações e a riqueza. Reflete a nossa força de atração, o nosso encanto pessoal e sucesso nas relações sociais.

Glifo Marte

Marte

Marte rege o esforço físico, as atrações e a sexualidade. O posicionamento deste planeta no nosso mapa astral reflete os nossos impulsos e a sexualidade. Mostra os nossos instintos mais básicos: o que nos atrai e o que nos repugna. Reflete como nos comportamos no máximo das nossas emoções.

Planetas Sociais - Júpiter e Saturno

Os planetas sociais, menos pessoais do que os planetas anteriores, refletem a forma como nos relacionamos com o mundo exterior. Júpiter rege a religião, a filosofia e o humor, enquanto que Saturno rege a sociedade, o governo e as tradições.

Glifo Júpiter

Júpiter

  • Signos: Sagitário
  • Áreas de Influência: Expansão, otimismo, abundância

Júpiter é o planeta mais alegre, animado e divertido. Representa o humor, a abundância, o otimismo, a generosidade, a expansão e a sorte. Liderança, entusiasmo, estabilidade financeira são algumas das energias positivas deste planeta que se refletem na nossa personalidade astrológica.

Glifo Saturno

Saturno

  • Signos: Capricórnio e Aquário (regente na Astrologia Moderna)
  • Áreas de Influência: Restrição, pessimismo, estrutura

Saturno é o planeta dos obstáculos, da responsabilidade e da ambição. As adversidades que nos apresenta ao longo da vida permitem-nos crescer e amadurecer pessoalmente. Este planeta ajuda-nos a pensar nas decisões que tomamos perante um dilema, nas falhas que cometemos e na aprendizagem que daí retiramos para futuro. No nosso mapa astral, o signo no qual Saturno se situa revela os desafios que temos que enfrentar e o que precisamos de trabalhar para atingir os nossos objetivos.

Planetas Exteriores - Úrano, Neptuno e Plutão

Estes três planetas distantes da Terra representam os aspetos mais esotéricos - as qualidades místicas e ocultas da vida que nos empurram da nossa zona de conforto para um nível mais elevado da existência. São planetas mágicos que trazem profundidade e grandeza à nossa vida. Úrano rege a intuição e o futuro, Neptuno rege a cura e a espiritualidade, Plutão é poder e transformação.

Glifo Úrano

Úrano

  • Signo: Aquário (corregente na Astrologia Moderna)
  • Áreas de Influência: Rebelião, excentricidade, tumulto

Úrano é o planeta da intuição, da revolução e do futuro. Inovação, génio criativo e sagacidade são expressões da presença da energia de Úrano na nossa vida. A influência deste planeta na nossa personalidade astrológica leva-nos a testar os nossos limites e a correr riscos. Incita-nos a querer mais e diferente, a fazer revoluções e a rasgar com um passado que não nos serve.

Glifo Neptuno

Neptuno

  • Signo: Peixes
  • Áreas de Influência: Imaginação, sonhos, ilusões

Neptuno é o planeta da cura e da espiritualidade. É um planeta de natureza mística, sensível e piedosa que revela as nossas energias mais profundas. Rege os sonhos e as ilusões. Positivamente, eleva o nosso espírito criativo, é o patrono da expressão artística e da harmonia. Negativamente, pode levar à credulidade, à falta de espírito prático e à ilusão.

Glifo Plutão

Plutão

  • Signo: Escorpião
  • Áreas de Influência: Transformação, obsessão, poder

Plutão, o "planeta anão" do nosso sistema solar representa poder e transformação. É considerado um dos planeta mais poderoso na Astrologia, regendo a morte, o renascimento e a transformação. Encerra e inicia movimentos ao mover-se de signo para signo. Reflete as dificuldades, as paixões e as mudanças de cada uma das gerações na Terra.

Glifo Quíron

Quíron

  • Signo: Não atribuído
  • Áreas de Influência: Sofrimento, dilema, renúncia, fusão, cura

A órbita altamente excêntrica de Quíron fez com que fosse associado ao conceito de ponte que une mundos, à integração entre duas realidades, dois opostos, aos dilemas. Este astro, representa a união entre o “Eu” instintivo e a autoconsciência, a vontade de resolver dilemas e paradoxos pessoais. Contudo, dada a sua descoberta recente, o seu significado astrológico ainda está em discussão.

Origem da Personalidade dos Signos

Saiba de que forma cada um dos elementos da Astrologia contribuem para a definição da personalidade dos signos do Zodíaco.