Na Astrologia, as 12 Casas são a base do estudo da personalidade astral. Constituem o "onde", focando-se, cada uma delas, numa determinada área da vida. É nas Casas que as diferentes energias dos planetas atuam. A roda do Zodíaco simboliza a viagem que cada um de nós tem que fazer na sua passagem pela Terra. Cada Casa representa uma fase, um passo, uma etapa desse percurso.
Índice
Casas na Astrologia, Planetas e Signos
O horóscopo fundamenta-se na análise de três elementos centrais: planeta-signo-casa. As Casas são consideradas por alguns astrólogos como sendo o elemento verdadeiramente individual do mapa astral.
Afinal, todas as pessoas nascidas num determinado dia têm os mesmos planetas nos mesmos signos enquanto que a colocação das Casas depende do momento de nascimento de cada um. Esta individualidade faz com que sejam tidas como o ponto central da leitura do mapa.
Sistemas de Divisão das Casas
Existem muitos sistemas de divisões de Casas, ou seja, formas de dividir artificialmente o espaço à volta da Terra de modo a organizar todos os elementos celestes no mapa astral.
O mais popular foi descoberto por Placidus por volta de 1688, sendo baseado no tempo que cada grau da eclíptica (movimento imaginário ou aparente do sol em volta da Terra) leva a passar do signo Ascendente para o Meio-do-Céu. É, por isso, considerado um sistema baseado no tempo.
Outros sistemas usados são os de Regiomontanus, de Campanus, de Porphyry, ou o de Morinus, mas o mais antigo é o Sistema de Casas Iguais. Neste último, o Ascendente é definido como a cúspide da Casa 1 e todas as Casas têm o mesmo tamanho (exatamente 30°).
A Viagem Pelas 12 Casas
As 12 Casas não são entidades astrológicas separadas entre si, isoladas, como segmentos independentes da vida. A vida de cada um de nós, começa com o nascimento, no Ascendente. Até esse momento, não temos consciência de nós mesmos como um ser único e individual.
Gradualmente, Casa por Casa, através de uma série de passos, fases e mudanças, vamos construindo a nossa identidade, até nos tornarmos parte de uma realidade que nos transcende. Chegamos ao fim do ciclo de crescimento pessoal e regressamos à origem de todas as coisas.
Simbolismo das Casas no Mapa Astral
Cada uma das doze Casas representa uma esfera da vida humana. Por isso, é através do uso das Casas que a Astrologia descobre em que área da vida quotidiana o movimento dos planetas nos afeta.
- Os planetas representam a motivação
- Os signos mostram como nos vamos direcionar ou usar essa motivação
- As Casas mostram em que esfera da vida essa motivação e esforço se vão manifestar
Na interpretação do mapa astral, algumas Casas têm mais importância do que outras e dão mais força aos planetas que nelas se encontram. O foco principal está na primeira, quarta, sexta, sétima, décima e décima segunda Casas e aquela onde se encontra o Meio-do-Céu. Contudo, todas as Casas podem revelar informações importantes consoante a área da vida em análise e são, por isso, objeto de estudo.
No mapa astral, pode acontecer as Casas estarem vazias, desocupadas por planetas. Contudo, as esferas da vida que elas cobrem são ainda assim importantes: o signo que se encontra na Casa deve ser analisado assim como o planeta regente desse signo. Esta informação dá um bom sinal de como a pessoa reage aos assuntos relativos à Casa em questão.
O Que as Casas Representam
As primeiras seis Casas têm uma aplicação tradicional enquanto que as restantes se relacionam com questões mais exteriores e com outras pessoas. A primeira Casa é a mais pessoal e a sétima, por exemplo, representa a atitude das pessoas com os seus parceiros. A quarta Casa relaciona-se com o lar e a décima com assuntos fora do lar, a carreira e a ambição. Cada Casa é regida por um signo e por um planeta.
Casa 2 ou Segunda Casa
Casa 4 ou Quarta Casa
Casa 5 ou Quinta Casa
Casa 6 ou Sexta Casa
- Domínios/ preocupações - Saúde e o serviço ao outro, ou seja, relações profissionais ou outra função que envolva relacionar-se com a esfera social. Saúde pessoal e/ou doença. Inclui médicos e hospitais, assim como nutrição e salubridade.
- Signo ligado a esta Casa - Virgem
- Planeta ligado a esta Casa - Mercúrio
Casa 7 ou Sétima Casa
Casa 8 ou Oitava Casa
- Domínios/ preocupações - Capacidade de partilha (particularmente dinheiro e bens pessoais). Relações sexuais, sentimentos partilhados e qualquer tipo de começo e fim, como nascimento e morte. Grandes mudanças de estilo de vida ou de formas de pensamento.
- Signo ligado a esta Casa - Escorpião
- Planeta ligado a esta Casa - Marte ou Plutão
Casa 10 ou Décima Casa
- Domínios/ preocupações - Estatuto, carreira, objetivos pessoais. O ego encontra-se no centro de tudo. No mapa astral, a cúspide, ou fronteira, desta casa é chamada de Meio do Céu (MC) e dá pistas sobre o percurso profissional.
- Signo ligado a esta Casa - Capricórnio
- Planeta ligado a esta Casa - Saturno
Casa 11 ou Décima Primeira Casa
- Domínios/ preocupações - Amizades, atividades de grupo, originalidade, excentricidade, eventos inesperados, surpresas, invenção, astrologia, fição, valores sociais, crenças políticas, justiça social, rebelião e as causas humanitárias.
- Signo ligado a esta Casa - Aquário
- Planeta ligado a esta Casa - Saturno ou Úrano
Casa 12 ou Décima Segunda Casa
- Domínios/ preocupações - Solidão, sacrifício, o que está perdido para nós, misticismo, karma, segundas intenções, intenções não reveladas, inimigos secretos, destruição do ego, emboscadas. Rege a imaginação, criatividade, artes, jornais e o subconsciente.
- Signo ligado a esta Casa - Peixes
- Planeta ligado a esta Casa - Neptuno ou Júpiter
Saiba mais sobre as Casas na Astrologia e o que dizem sobre a sua personalidade e como interpretar os diferentes elementos do mapa astral.
As 12 Casas na Astrologia
- Casa 1 - Corpo e Imagem Pessoal (o “Eu”)
- Casa 2 - Finanças, Posses e Dinheiro
- Casa 3 - Comunicação
- Casa 4 - Vida Doméstica e Familiar
- Casa 5 - Divertimento, Lazer, Criatividade, Especulação e Casos Amorosos
- Casa 6 - Saúde e Trabalho
- Casa 7 - Amor, Romance, Casamento e Atividades Sociais
- Casa 8 - Eliminação, Transformação e Bens de Terceiros
- Casa 9 - Viagens, Educação, Religião e Filosofia
- Casa 10 - Carreira
- Casa 11 - Amigos, Atividades em Grupo e Aspirações Íntimas
- Casa 12 - Sabedoria Espiritual e Caridade