Signos de Fogo na Astrologia - Significado e Características

Na Astrologia, a energia efervescente do Elemento Fogo favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Os signos de Fogo são Áries, Leão e Sagitário.

Na Astrologia, existem quatro Elementos, ou Triplicidades, cada um constituído por três signos. Os signos de Fogo são Áries/ Carneiro, Leão e Sagitário. Os signos de Fogo tendem a ser naturalmente apaixonados, dinâmicos e temperamentais. Geralmente são pessoas que demonstram determinação, ardor e perseverança, e tendem a gostar mais de mandar do que obedecer, assumindo facilmente papéis de liderança.

O Elemento Fogo é símbolo da criação, energia e paixão. Com uma abrangência radiante, este Elemento possui uma energia que influencia a criatividade e as novas ideias, que atiça as aventuras e impulsiona a ação. A energia efervescente de Fogo favorece a elevação espiritual, a lucidez extrema e a purificação da alma. Na vida humana, o Elemento Fogo representa a mente superconsciente.

O que são os Elementos na Astrologia?

Para a Astrologia, a energia dos planetas no mapa astral é filtrada pelos quatro Elementos - Fogo, Terra, Água e Ar e cada um dos signos solares faz parte de um destes grupos. As características naturais de cada Elemento a que cada signo pertence influencia a personalidade dos nativos desse signo e representa posturas diferentes de encarar a vida.

O Elemento a que cada signo pertence é também muito importante para compreender as compatibilidades desse signo. Tal como sucede na Natureza, o Fogo é alimentado pelo Ar, mas neutralizado pela Água, que por sua vez se liga melhor com a Terra, nutrindo-a e proporcionando-lhe estabilidade.

Em conjunto, os quatro Elementos representam as forças do mundo natural e, de certa forma, dependem da existência uns dos outros para encontrar o seu próprio equilíbrio e para criar um fluxo geral de energia equilibrado.

O que Significa ser um Signo de Fogo?

Os nativos Fogo são dinâmicos, empreendedores, fisicamente ativos e cheios de entusiasmo. Para eles, é fundamental acreditar naquilo que fazem. Só assim se sentem motivadas para agir. Quando algo ou alguma coisa deixa de lhes fazer sentido, não há como persistir. Podem desistir ou mesmo sucumbir a uma depressão. 

Os signos Fogo, são um dominados pela paixão, e têm uma certa tendência para se exprimirem com exagero e em excesso. De temperamento colérico, os seus génios inflamam-se facilmente – todos os que convivem com uma pessoa deste Elemento, conhecem bem as suas explosões típicas de mau humor. 

Fogo é dominado pela vontade de fazer e pela forma positiva como encara a vida. Fogo é criação e expressão da força vital - é o Elemento mais ativo de todos e aquele que consome mais energia. Fogo em equilíbrio, é otimista, intuitivo, espontâneo, afetuoso e inspirado. Fogo a menos dá origem a uma personalidade "baça", sem brilho nos olhos, com falta de iniciativa e de coragem. Sem energia ou criatividade, é incapaz de se regenerar.

O Elemento Fogo é caracterizado pela vontade de fazer, de iniciar, de concretizar, o que pode levar a que a pessoa “atropele” os outros, na maior parte dos casos, inadvertidamente. Impaciente, não consegue esperar pelo resultado e não se apercebe que há outras pessoas envolvidas no processo e no seu caminho.

Em termos profissionais, esta forma de ser precipitada reflete-se em comportamentos como a impossibilidade de esperar que um colega cumpra uma tarefa que lhe estava atribuída. Fogo, não espera. Vai lá e faz. Claro que isto pode ser muito mal interpretado pela outra parte, que vê nesta atitude um sinal de falta de confiança ou mesmo de desrespeito pelo seu trabalho.

O nativo Fogo tem perfil para funções de liderança, de organização e gestão de equipas, ou definição de processos de trabalho. Apesar de funcionar em equipa, Fogo precisa de autonomia, de poder de decisão e de se responsabilizar pelo seu trabalho.

O excesso de Fogo pode levar a pessoa a ter dificuldades em criar bases, em começar pelo início ou a saber esperar pelos resultados. Tudo tem que acontecer no imediato. Sem paciência para esperar, não atinge o seu potencial nem consegue ver os frutos do seu trabalho. A impulsividade e a vontade de estar sempre a fazer algo de novo, tira-lhe capacidade de amadurecer as suas ideias e ações, e de investir em algo a longo prazo.

Por outro lado, uma presença fraca do Elemento Fogo no mapa astral, pode tornar a pessoa apática, com pouca energia de concretização. Passiva, deixa-se ficar na quietude, à espera que as circunstâncias sejam favoráveis ou que alguém a “empurre” para agir. São personalidades sem independência, sem motivação interna, sem capacidade de iniciativa, e com dificuldade em fazer alguma coisa sem que haja algum tipo de estímulo externo, seja ambiental, circunstancial ou pessoal.

Na esfera amorosa, os signos de Fogo são afeitos às paixões passageiras, onde facilmente se interessam por algo e, no momento a seguir, perder o interesse por completo. Aventureiros, desejam o novo, não temem o perigo, nem a exposição. Em geral, os signos de Fogo não concedem tempo à dor e ao sofrimento, tanto próprio como alheio.

Quais são os Signos de Fogo?

O Elemento Fogo na Astrologia representa ação, ímpeto e criatividade, sendo o combustível de Áries/ Carneiro, Leão e Sagitário.

Áries

Áries/ Carneiro

Ardente, impulsivo e individualista. Sendo um signo Cardeal, obedece a princípios e, por isso, tem mais dificuldade em adaptar-se quando não se sente motivado para agir.  Áries é o signo que abre caminho para o desconhecido, que quer vencer a inércia do tempo, o fogo das origens, a afirmação do Ser e a ação na sua mais elevada potencialidade. 

Leão

Leão

Com o coração no sítio certo, este signo expressa o calor do Fogo. Inspirando autenticidade, Leão traz o prazer de experimentar a vida com uma visão otimista do mundo. Neste signo, a mente e o coração unem-se para representar a individualidade e expansividade do homem de forma mais independente. Signo Fixo, pode também revelar o lado prepotente deste Elemento.

Sagitário

Sagitário

Este é o mais abrangente dos signos de Fogo. Naturalmente entusiasmado e exagerado, Sagitário inspira a aventura e a audácia. Para este nativo, o objetivo e a razão da existência são ideais que estimulam um conhecimento maior sobre todas as coisas, na procura do caminho certo a seguir. Para o Mutável Sagitário, o que conta é a viagem e não a meta em si mesma.

Os Signos de Fogo são Compatíveis com…

Os signos regidos pelo Elemento Fogo combinam-se facilmente com os signos de Ar - estes avivam a sua chama e acendem a paixão. Quando unidos, estimulam-se mutuamente. Para a relação resultar na perfeição, apenas precisam de aprender a cuidar-se, para não se sufocarem um ao outro. 

Os Signos de Fogo podem ter mais Dificuldade em Relacionar-se com…

Os signos de Fogo têm uma maior dificuldade em relacionar-se com os signos de Água, pois estes tendem a apagar a sua chama, por serem, geralmente, pessoas demasiado dependentes e introspetivas. Contudo, Água pode ser uma opção desde que admire, peça ajuda, proteção e conquiste Fogo.

Por outro lado, também não têm uma relação muito favorável como signos de Terra - Fogo gosta de aventuras e de ser o centro das atenções, já Terra procura a estabilidade e não lida muito bem com mudanças.

Os Elementos na Astrologia