O Mago, também designado como O Malabarista ou O Mágico, é a primeira Carta dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. A figura desta carta, tem uma varinha mágica que lhe permite abrir todas as portas do inconsciente. O punhal que tem à sua disposição permite-lhe combater as sombras e conquistar a luz da sabedoria universal. Conheça o significado da Carta O Mago no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta O Mago no Tarot de Marselha
- Arcano 1
- Afinidade Zodiacal: Mercúrio
- Palavras-chave: Iniciativa, persuasão, ação, empreendedorismo, energia, intuição, potencial, vitalidade, começos, dinamismo, visionário.
- Expressões-chave: Capacidade de concretização, autoconsciência do próprio potencial, concentração em objetivos e metas, elevada esperança no futuro, uso da força de vontade.
- Conselho: Manifeste os seus sonhos. Concretize as suas ideias agora.
- Sentido Invertido: Logro; ser cativado por uma pessoa desleal; falha de comunicação e atrasos de planos.
A Figura
A Carta do Tarot O Mago apresenta a ilustração de um jovem, de pé, atrás de uma mesa, sobre a qual estão dispostos alguns objetos. Na mão direita, segura uma bola e com a esquerda, levanta uma varinha. A forma do seu chapéu, invoca o "8", a forma do símbolo matemático do "infinito", estabelecendo uma relação com o espírito indivisível e eterno, o Fogo. Em conjunto com os elementos dispostos na mesa, a simbologia do chapéu do O Mago, sugere a potencialidade dos quatro elementos primordiais ou funções psíquicas.
A Simbologia
Este arquétipo relaciona-se com a ilusão e o acaso, com um espírito brincalhão e escorregadio. Simboliza a ponte entre o "eu" interior e o mundo material e o modo como os desejos inconscientes se insinuam na consciência, fazendo as coisas acontecerem.
Esta Carta representa, também, a capacidade de fazer escolhas e usar de forma confiante as capacidades e competências para se atingir objetivos e propósitos. Contudo, também alerta para a necessidade de se saber reconhecer que, apesar do conhecimento já adquirido, ainda representa uma fase de aprendizagem.
Esta Carta também apresenta um elemento de incerteza uma vez que novos começos podem implicar dificuldades iniciais e obstáculos a ser ultrapassados. No entanto, as capacidades de O Mago fazem com que a probabilidade de ser bem sucedido seja elevada. Quando se pretende iniciar um novo projeto ou atividade, a presença desta Carta certifica o potencial dos planos e desafia a pessoa a concretizá-los.
Caso a pessoa enfrente alguma oposição, a natureza perspicaz e viva de O Mago garante que nada nem ninguém terá a capacidade ou a força para lhe fazer resistência.
Hábil e educado, astuto, inteligente e dominado a arte da negociação, a figura O Mago pode ser reconhecida no estereótipo do advogado, do comerciante, do político ou do ator. Representa todas as pessoas que vendem ilusões, tanto no sentido positivo como negativo do termo.
O Mago representa o início da viagem que levará a pessoa ao autoconhecimento. Ostenta o número 1, o que em Numerologia significa começo, origem e iniciativa. Na cabala, corresponde à vereda número 12 da Árvore da Vida: a coroa do entendimento.
Leitura da Carta O Mago no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
A mensagem mais importante desta Carta é a de que o poder está no interior de cada pessoa. Só ela tem ao seu alcance tudo aquilo de que precisa para produzir mudanças significativas na sua vida e a capacidade para fazer acontecer tudo aquilo que deseja.
Cada um tem dentro de si a inteligência e a habilidade necessárias para mudar a sua vida, mesmo que sinta que estas ainda não se manifestaram. O Mago no Tarot, simboliza a pessoa que está ao leme da sua própria vida.
No plano emocional, representa maturidade quer no amor como nas relações de amizade. As suas ligações emocionais são estáveis e felizes. No plano material, este é um bom momento para fazer investimentos, confiando nos instintos e nas capacidades de avaliar as situações e respetivos riscos.
Leitura da Carta Invertida
Alguns acontecimentos podem ter invertido a ordem normal das coisas e criado algum caos na vida da pessoa, o que se pode manifestar num sentimento de frustração, indecisão e falta de confiança.
No plano sentimental, a pessoa pode sentir alguma inquietação. Este é um momento para fazer uma pausa e ponderar no tipo de relação que se quer no futuro. Podem aparecer conflitos na vida familiar e na intimidade, que exigem paciência e compreensão para que sejam ultrapassados.
No plano material, podem surgir uma série de obstáculos. Analise os seus hábitos e estilo de vida e a forma como trabalha. Pode tentar reorganizar os seus comportamentos e introduzir algumas melhorias. Não é uma boa altura para fazer grandes investimentos.
Leitura de Combinações de O Mago com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Os conceitos de novo e de insólito aplicam-se a todas as Cartas combinadas com O Mago. As ligações positivas são com os Ases dos Arcanos Menores, e com as Cartas O Sol, O Carro e A Roda da Fortuna do grupo dos Arcanos Maiores. Mesmo quando combinada com Cartas relativamente negativas, como A Torre, O Mago sugere que os obstáculos e dificuldades serão ultrapassados.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.