A Torre no Tarot de Marselha - Sentido e Leitura da Carta

Conheça a explicação do significado da Carta A Torre, as indicações que dá quando sai direita ou invertida e a sua possível aplicação às diversas facetas da sua vida e questões do dia a dia.

A Torre é a Carta XVI dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Simboliza o passado que sofre destruição e mudanças. Há uma queda, mas também há uma libertação. Conheça o significado da Carta A Torre no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.

A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.

A Figura e a Simbologia da Carta A Torre no Tarot de Marselha

  • Arcano XVI
  • Afinidade Zodiacal: Marte
  • Palavras-chave: Revelação, acontecimentos inesperados, rutura exterior, mudança abrupta, influência exterior, desafios, queda, calamidade, inesperado, renovação.
  • Expressões-chave: Colapso do que é velho para dar lugar ao que é novo, nenhuma fortificação é impenetrável, aprender a fazer ajustes rapidamente, reviravolta inesperada e dramática, leitura errada de uma situação, desafios inesperados que exigem resposta imediata, caos exterior.
  • Conselho: Enfrente a tempestade; acolha a novidade com prazer.
  • Significado Invertido: A Torre pode deixá-lo desorientado, mas a amargura e a culpa de nada servem. Está na hora de recuperar.

A Figura

A Carta A Torre também é conhecida como A Torre Caída, A Torre da Destruição, A Torre Atingida por um Raio, O Fogo do Céu, A Casa de Deus, O Hospital ou A Torre de Babel. A ilustração mostra uma torre fulminada por um raio celeste. Duas pessoas são atiradas para o chão de modo violento e inesperado. O telhado da torre, em forma de coroa enfeitada com quatro ameias, está quase a desabar pela força do raio que a atingiu.

Esta Carta representa a destruição causada por algo externo à vontade da pessoa mas, ao mesmo tempo, tem um sentido libertador. Depois da demolição, das perdas, da dor e do choque, há espaço para reconstruir algo de novo. As figuras que são projetadas pela torre não morrem, apoiam-se no chão sobre as mãos estendidas, libertando-se da torre que as aprisionava.

A Simbologia

Esta Carta é, na sua base, negativa, apesar de a mensagem final ser de esperança. Afinal, um sistema de valores pode estar à beira do colapso, as crenças, o modo de vida, as relações e as convições podem ser questionadas e postas à prova mas, deste aparente caos, surgirá um novo equilíbrio e um toque de liberdade.

A Torre representa a fortaleza que cada pessoa constrói à sua volta e, simultaneamente, a recusa em ver e admitir a realidade, os factos. É como uma "bolha", uma redoma que construiu à sua volta e onde se sente absolutamente segura. Mas, A Torre vem lembrar que tudo o que é material é efémero. Só a força do espírito prevalece sobre todas as coisas.

Quando esta Carta aparece num lançamento, significa que a mudança está prestes a acontecer e que é motivada por fatores externos. Não adianta resistir: a vida da pessoa vai mesmo mudar. Contudo, e apesar do tumulto inicial, esta mudança poderá revelar-se extremamente positiva. O que era velho e desgastado desaparece, deixando espaço livre para a construção de uma nova realidade, novos sentimentos e diferentes experiências de vida.

Simbolicamente, o raio divino rasga com uma situação que não convinha à pessoa mas que esta se recusava a ver, no seu mundo de falsas ilusões. É o destino que a faz tomar uma atitude, que a leva a mudar o que está errado e a construir uma realidade que a faça feliz. Novas emoções e sentimentos vão surgir e esta será uma oportunidade para construir um novo mundo interior.

Esta mudança involuntária e abrupta, imposta por algum acontecimento exterior ou pessoa, acabará por exigir uma resposta rápida, uma adaptação imediata e a aceitação de novos desafios, em vez da negação. No final, a pessoa terá adquirido novas experiências e a capacidade de reconstruir a sua vida sentimental, profissional ou financeira. Mas, este processo de destruição / reconstrução também pode significar um desenvolvimento espiritual, a passagem para uma fase mais esclarecida.

Esta Carta está relacionada com O Carro, a Carta que prediz uma resolução e um caminho novo. Na cabala, A Torre corresponde à vereda número 27 da Árvore da Vida: a vitória sobre o esplendor.

Leitura da Carta A Torre no Jogo de Tarot de Marselha

Leitura da Carta Direita

Quando A Torre surge numa leitura de Tarot, significa dificuldades e obstáculos. O caminho não será fácil mas, no final, a pessoa sairá fortalecida. Esta Carta abre portas que, provavelmente, o consulente preferia manter fechadas. De certa forma, prediz dificuldades que não podem ser evitadas mas que se irão transformar numa oportunidade para criar uma nova realidade, emocional, física ou espiritual. É o caso da perda do emprego, um negócio que tinha tudo para dar certo mas que não se concretiza, uma pessoa querida que se afasta sem motivo aparente ou uma relação que termina de forma abrupta e inesperadamente.

Após a queda, a pessoa pode sentir-se confusa e desorientada. Vai precisar de tempo para analisar e corrigir a situação. Talvez seja necessário traçar um novo rumo. No final desta experiência, sairá completamente livre para decidir o que fazer e começar de novo, certa de que não voltará a cometer os mesmos erros. Os golpes de azar costumam ser seguidos de boas oportunidades. Uma outra Carta do Tarot fala deste ciclo da vida: A Roda da Fortuna. A seguir à tempestade, vem a bonança, num ciclo que se repete ao infinito. No plano financeiro, a mensagem é clara: poupança, contenção e moderação nos gastos e investimentos.

Leitura da Carta Invertida

Quando sai invertida, as indicações desta Carta podem ser algo perturbadoras. A pessoa pode ser alvo de uma falsa acusação, pode estar sujeita a uma relação abusiva ou mesmo sentir-se isolada do resto do mundo. Invertida, esta Carta indica que a necessidade de tomar uma decisão. Aconselha a pessoa a ser objetiva e a fazer o que tem de ser feito.

O Consulente não pode continuar em negação nem deve ter medo de assumir as suas limitações. Também significa que o consulente pode estar a revelar uma faceta menos positiva da sua personalidade, como a tirania. A natureza desta expressão pode ser complementada pela leitura de outras Cartas quando se faz uma leitura combinada com outras Cartas de Tarot.

Leitura de Combinações de A Torre com Outras Cartas do Tarot de Marselha

A presença de A Torre numa leitura combinada com outras Cartas não é, geralmente, boa. Quando surge com A Lua, indica a possibilidade de atingir objetivos e incita a pessoa a pensar de novo nos seus planos e metas. Com O Sol, pode sugerir a rutura de uma relação, o que acabará por ser um evento positivo para quem faz a consulta. Afinal, poderá tratar-se de uma relação abusiva na qual a pessoa estava envolvida mas que era incapaz de controlar ou terminar. Quando sai em conjunto com O Louco, A Torre, indica a necessidade de se ser flexível para uma rápida adaptação às mudanças que surgem, independentemente da área da vida onde as mesmas ocorram.

Arcanos Maiores do Tarot de Marselha

Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.

Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot

O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.

As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.

A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.