A Papisa ou A Suma Sacerdotisa é a Carta II dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Apresentada como uma mulher corpulenta que, com a sua aparência imponente, parece desafiar a supremacia masculina. É a antiga deusa do universo feminino que transmite tranquilidade e sabedoria. Conheça o significado da Carta A Papisa do Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta A Papisa no Tarot de Marselha
- Arcano II
- Afinidade Zodiacal: Lua
- Palavras-chave: Segredos, sentimentos ocultos, intuição, instinto, capacidade de cura, poder feminino, inconsciente, motivação, calma, reflexão, segredos, vida interior, mulher sábia, influências misteriosas, capacidades em desenvolvimento.
- Expressões-chave: Necessidade de revelar um segredo, confiar na intuição, poderes de perceção extrassensorial, ver para além do óbvio, lembrar-se de algo ou de alguma coisa importante.
- Conselho: Assuma uma perspetiva espiritual; valorize a privacidade.
- Significado Invertido: Seguir um caminho errado ou quebrar a confiança; uma pessoa que usa a informação em segredo para alcançar sucesso ou estatuto.
A Figura
A ilustração desta Carta mostra uma mulher sentada. A cabeça está coroada com uma tiara pontifícia e tem um livro aberto pousado nos joelhos. Está voltada para o lado esquerdo. Os seus cabelos estão cobertos por um véu branco, que denota mistério, segredos e detalhes escondidos. Este Arcano simboliza a parte feminina do espírito: o recetivo, o oculto e o intuitivo.
A capa e o véu simbolizam os mistérios do inconsciente que permanecem ocultos para a pessoa imatura, para aquela que não pode nem deve descobrir a verdade secreta, pois ainda não está preparada para isso. A Papisa no Tarot está relacionada com os grandes enigmas ancestrais.
Para a Numerologia, o número 2 indica dualidade e tensão entre dois mundos. A Papisa não conta os seus segredos, apenas dá nota da sua existência, chamando a atenção para o mundo do invisível, da consciência, da intuição e das sensações. Apesar de misterioso e enigmático, o mundo não real também pode ser apreendido, mas exige maturidade e procura interior. Na cabala, A Papisa corresponde à vereda número 13 da Árvore da Vida: a coroa da beleza.
A Simbologia
A Papisa é o símbolo arquétipo do desconhecido que tudo vê mas nada revela. É a guardiã dos segredos do inconsciente e representa a fronteira entre o mundo real visível e todos os outros domínios. Esta Carta representa o poder feminino mas, ao contrário de A Imperatriz, que representa o poder mundano, A Papisa simboliza o desconhecido, o esotérico, o instinto feminino.
Quando esta Carta sai numa leitura, é aconselhável tentar ver para além da evidência e afastar o véu da ilusão ou daquilo que é tido como garantido e aceitar que a vida também tem mistérios. Sugere que chegou a altura de usar o sexto sentido, de abrir as portas da perceção e de expandir os horizontes da consciência.
Leitura da Carta A Papisa no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
Numa leitura de Tarot, A Papisa indica a necessidade de confiar nos instintos e na intuição. Nem tudo é apenas racionalidade. É preciso confiar nas energias do universo - tudo o que tiver de acontecer, acontecerá no seu devido tempo.
No campo das emoções e das relações, simboliza a necessidade de abrir os canais de comunicação. Que as conversas devem ser francas e honestas. Se é preciso tomar uma decisão importante, A Papisa mostra que o instinto é o melhor guia.
Em termos profissionais, sugere ouvir a intuição e aquilo que se sente ser o passo correto a dar. No plano financeiro indica que estão à disposição recursos valiosos que não estão a ser utilizados no seu máximo potencial. Aconselha intuição e descrição.
Leitura da Carta Invertida
A dificuldade em resolver alguma questão ou problema pode gerar frustração, impaciência e desconfiança. Também indica dor provocada por comentários impróprios e descuidados, bem como a revelação de segredos que deveriam ter sido mantidos.
Pode ser necessária uma nova solução para ultrapassar um determinado obstáculo - o que funcionou no passado pode não funcionar neste momento. No amor, mostra divisão, duas paixões, talvez. É fundamental ouvir a voz do coração para decidir qual a escolha a fazer.
Ressentimentos podem estar a prejudicar as amizades ou as relações familiares. É o momento de curar feridas e avançar. As atitudes impensadas podem tolher o bom-senso e levar a decisões precipitadas.
Profissionalmente, um ciclo pode estar a fechar-se. Esta situação deve ser encarada como uma oportunidade de evolução pessoal e de carreira e não como mais um problema. A Papisa recorda a importância de usar a intuição, a memória, o instinto e as capacidades psíquicas para transformar aparentes obstáculos em oportunidades. O modo como se lida com as situações depende apenas da própria pessoa.
Leitura de Combinações de A Papisa com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Quando combinada com a Carta O Mago, A Papisa revela um amor profundo que parece estar a desenvolver-se. Com O Imperador, é sinal de que este é um momento para passar à ação. Se combinada com O Louco, mostra um cenário onde tudo é possível. Todas as opções estão em aberto. Se combinada com A Imperatriz, e qualquer uma das Cartas se encontrar invertida, avizinha-se um período de enorme perturbação devido a algum tipo de indecisão emocional.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.