O Imperador é a Carta IV dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Representado por um homem de meia idade, apoiado no trono, de pernas cruzadas, de onde observa o seu reino com uma postura que emana segurança e domínio. A sua coroa é humilde, porque não precisa de ostentar o seu poder nem a sua categoria. Conheça o significado da Carta O Imperador no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta O Imperador no Tarot de Marselha
- Arcano IV
- Afinidade Zodiacal: Áries/ Carneiro
- Palavras-chave: Poder, autoridade natural, figura paterna, justiça, autoridade, passado, família, confiança, segurança, domínio, liderança, poder da razão.
- Expressões-chave: Pensamento assertivo, insensibilidade em relação aos sentimentos e às paixões de outros, caos ordeiro, necessidade de estabelecer regras ou princípios orientadores, domínio de uma dada situação, pensamento estruturado, seguir as regras e de agir de acordo com elas.
- Conselho: Ponha a sua casa em ordem; organize-se; coloque os aspetos práticos à frente.
- Significado Invertido: Sentir-se controlado por atitudes arcaicas ou comandado por uma pessoa autoritária mas ineficaz.
A Figura
No Tarot, a ilustração de O Imperador, mostra um homem com uma coroa, sentado no seu trono, com as pernas cruzadas. Na mão direita segura um ceptro com um globo e uma cruz e com a mão esquerda segura um cinto. À direita da Carta, há um escudo com o desenho de uma águia com as asas erguidas, como se estivesse a levantar voo. O facto de a figura ter as pernas cruzadas está carregado de simbologia uma vez que, só os reis ou os grandes senhores detinham o privilégio de o fazer em público.
Na Numerologia, o número 4 é considerado o número da sorte, da fiabilidade e da estabilidade. O 4 é ação, realização, estabilidade, segurança, firmeza, justiça, honestidade e organização. Na cabala, O Imperador corresponde à vereda número 15 da Árvore da Vida: a sabedoria da beleza.
A Simbologia
No Tarot, A Carta O Imperador representa o princípio masculino, o arquétipo da autoridade, da paternidade e da liderança. Quando O Imperador interno está ativado, a pessoa tem a energia e a capacidade para tomar as rédeas da sua vida e fazer o que tem que ser feito para atingir as suas metas na vida.
Num relacionamento, esta Carta significa vontade de ter o controlo ou que alguma figura paterna está a impedir o consulente de avançar segundo os seus planos. Também pode indicar que está a sentir-se atraído por alguém dominador, empreendedor, dedicado ao trabalho e bem-sucedido.
Leitura da Carta O Imperador no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
Quando esta Carta aparece numa leitura de Tarot, significa que surgirá um desafio para a realização de algo, quer a concretização de uma ideia, quer a construção de alguma coisa. Pode ser um novo negócio, a celebração de um contrato importante, a compra de uma nova casa ou formar uma família.
Esta Carta, também pode representar uma oportunidade para participar em algo. Por vezes, prediz o aparecimento de alguém importante na vida da pessoa como um mentor ou uma figura parental. Também pode ser indicador de promoção no emprego ou de novas responsabilidades que impliquem ter mais poder.
Leitura da Carta Invertida
Quando sai ao contrário, esta Carta pode predizer perda de poder ou rutura de uma situação que parecia em equilíbrio. O consultante pode sentir-se dominado por alguém. As ambições pessoais podem não se realizar devido a circunstâncias exteriores e alheias à vontade da pessoa.
Em termos financeiros, pode revelar perda de rendimento involuntária. Também pode significar que a pessoa está sobrecarregada com o peso da responsabilidade. Em termos pessoais, importa comunicar melhor e saber pedir ajuda e reconhecer que não se é infinito.
Por outro lado, a posição invertida de O Imperador pode denotar comportamentos de tirania ou de abuso de poder exercido pela própria pessoa sobre outras. A autoridade tornou-se em repressão e abuso.
Leitura de Combinações de O Imperador com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Combinada com O Mago, O Imperador promete êxito absoluto em todas as áreas da vida. Todos os novos empreendimentos serão bem sucedidos. Com A Morte, mostra a necessidade de deixar o passado para trás e de começar de novo. Favorece as novas iniciativas e os recomeços.
Com A Estrela, indica uma visão clara e racional, com correta avaliação dos factos e da realidade. Combinada com O Diabo, avisa contra os perigos do excesso de orgulho e das suas eventuais consequências negativas para a própria pessoa. Combinada com qualquer um dos Reis dos Arcanos Menores, indica o caráter influente da pessoa.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.