O Louco é a Carta 0 (zero) ou 22, dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. O rosto de O Louco exprime ingenuidade e inocência. É a imagem de um viajante ou do peregrino da vida que regressa à casa paterna. Na sua liberdade, reflete o amor e o poder eterno. Como Carta 0, representa o fim e o início. Conheça o significado da Carta O Louco no Tarot, as indicações que dá quando sai direita ou invertida e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta O Louco no Tarot de Marselha
- Arcano 0 ou 22, conforme os cartomantes
- Afinidade Zodiacal: Úrano
- Palavras-chave: Impulso, entusiasmo amoroso passageiro, ingenuidade, infantilidade, pureza, honestidade.
- Expressões-chave: O eterno otimista, recetivo a novas oportunidades e aventuras, espontâneo e despreocupado, novos começos, início de um projeto pessoal, acreditar nas próprias capacidades, seguir o coração, necessidade de confiar na sorte, cabeça que vive nas nuvens, comportamento impulsivo.
- Conselho: Salte, mas olhe primeiro. Abrace a aventura, mas conheça os riscos.
- Significado Invertido: Um pensamento idealista pode toldar considerações práticas; tolices.
A Figura
Na Carta O Louco, vemos um homem andar com um bordão na mão. Leva ao ombro uma cana com uma trouxa de roupa. Tem uma meia rota numa das pernas, como se tivesse sido arranhado pelo gato que o acompanha.
O Louco é tido como uma Carta extra, considerada por muitos cartomantes como uma Carta fora do baralho, que pode ser ou não numerada. Quando tal acontece, é-lhe atribuído o número 0 (zero) ou o 22.
Esta Carta possui uma leitura especial e, em termos numerológicos, significa o início de tudo, e daí o número zero. Foi adotada nas modernas cartas de jogar, nas quais é conhecida como Joker. Quando é colocada no início do baralho, simboliza o início da viagem e, no fim, a consequência ou o começo de outra. A escolha é pessoal.
A ilustração de O Louco, sugere a imagem de um viajante ou de um peregrino, que leva apenas a bagagem necessária para a sua empreitada. Aparenta ser livre, não depender de nada nem de ninguém, e que segue o seu caminho com alegria e confiança.
O mais importante para esta personagem é o caminho e as aventuras que terá até alcançar o seu destino. O gato que o segue representa o sexto sentido, o instinto que o avisa dos possíveis perigos que podem surgir na sua jornada. Essa é a voz que deve escutar perante o perigo.
A Simbologia
O Louco representa novos começos e uma atitude positiva e despreocupada face à vida. Representa a parte da pessoa que desperta quando precisa de aventura, se apaixona ou procura respostas rápidas. É como uma criança que olha para a vida com os olhos da inocência e que se surpreende com tudo e com todos.
O Louco no Tarot implica que a vida está cheia de surpresas e pode indicar que está na altura de deixar as preocupações e as inseguranças para trás, de confiar na sorte em vez de ter medo de fazer uma escolha. Esta Carta também pode sugerir alguma imaturidade face às relações emocionais ou ao trabalho.
Esta figura universal, representa o arquétipo daquelas pessoas que parecem percorrer a vida com liberdade, sem se prenderem às convenções sociais, a um emprego fixo e rotineiro. Que não se submetem às ordens de terceiros para subsistir. No fundo, vivem com pouco, pelo prazer da viagem, das aventuras, da diversão, e sem se relacionarem muito com a realidade do mundo material.
Na Numerologia, o 0 simboliza o círculo do princípio e do fim. Na cabala, corresponde à vereda número 11 da Árvore da Vida: a coroa da sabedoria.
Leitura da Carta O Louco no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
Indica que está na altura de abandonar a zona de conforto e que tudo o que gira à volta da pessoa a incita a ir em frente e a arriscar. A mudança está a chegar e é inevitável. Seja numa relação, no trabalho ou em questões do dia a dia. Não vale a pena resistir à mudança. No entanto, aconselha a abrir bem os olhos e a observar com atenção a realidade, de forma realista.
No amor, esta Carta indica uma grande paixão, nas amizades e na família, sugere aventura e diversão. Em termos financeiros, prediz boas possibilidades, o mesmo para o campo profissional, onde podem surgir novas oportunidades ou o início de uma nova atividade ou projeto.
Leitura da Carta Invertida
Quando aparece na sua posição invertida, O Louco sugere a necessidade de perder o medo de seguir em frente. As mágoas do passado devem ser analisadas e as lições aprendidas. Depois disso, só resta levantar a cabeça e continuar o caminho, seja ele qual for.
O passado é aprendizagem que transformará a inocência em conhecimento para uma nova etapa que se inicia. Também pode indicar solidão e amigos que se afastam. Em termos económicos prediz escassez de recursos o que implica uma boa gestão dos bens de que se dispõe no momento.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.