O Papa ou O Pontífice é a Carta V dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Este arquétipo segura uma cruz tripla, símbolo da força criadora nos domínios divino, intelectual e físico. Representa a ponte entre o céu e a terra, entre Deus e os Homens. Conheça o significado da Carta O Papa no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta O Papa no Tarot de Marselha
- Arcano V
- Afinidade Zodiacal: Touro
- Palavras-chave: Conformismo, revelação, reflexão, contenção, respeito, regras, ensino, oportunidade, cerimónias convencionais, moral, dever, consciência.
- Expressões-chave: Capacidade de adaptação à realidade do momento, aceitar a disciplina, pressão dos pares, procura de respostas, estudo de princípios espiritualmente mais elevados, saber estar condignamente, discernimento que provém do conhecimento e da experiência, caminho espiritual.
- Conselho: Sane as discórdias. Comprometa-se e aprenda.
- Significado Invertido: Potencial abuso de poder; críticas injustas.
A Figura
No Tarot, a ilustração da Carta O Papa mostra uma personagem masculina sentada entre duas colunas. Com a mão direita abençoa duas figuras tonsuradas, que se apresentam na parte inferior da Carta. Na mão esquerda, o Papa segura a haste da cruz papal. A figura do Papa é significativamente maior do que as duas personagens abaixo, o que parece ilustrar a sua dimensão espiritual. Por outro lado, as duas figuras abaixo sugerem humildade e abertura para receber a doutrina.
O Papa simboliza a sabedoria espiritual. Não tem nenhum livro junto de si. A sabedoria está na sua pessoa. Este arquétipo simboliza a ponte entre o céu e a terra, entre Deus e os homens. Representa, também, São Pedro, que guarda as chaves do paraíso. É o guardião da verdade e que explica aos homens a verdade divina que lhe foi revelada.
Na Numerologia, o número 5 representa a passagem de um mundo para o outro, a mudança, a evolução. Na cabala, corresponde à vereda número 16 da Árvore da Vida: a sabedoria da misericórdia.
A Simbologia
O arquétipo de O Papa representa o conhecimento e a educação. Quando esta Carta sai numa leitura de Tarot, dá a indicação de que os valores tradicionais são adequados a qualquer tipo de ação mas também indica que a pessoa deve escutar o que lhe diz o seu "Eu" interior. Numa relação, pode significar que a pessoa precisa de algum tipo de orientação ou que se deve submeter a certas regras para conseguir cumprir os seus objetivos.
Este arcano representa a moral, o dever, a consciência. A necessidade de refletir sobre um determinado assunto. Simboliza, igualmente, o caminho que cada um deve percorrer para chegar ao divino, para desvendar o "Eu", para atingir um plano mais elevado da existência. Indica a necessidade de encontrar um propósito para a vida e a reflexão e autoconhecimento que tal objetivo implica. Representa a pessoa que sabe, que ensina, que orienta, que transmite os seus conhecimentos em benefício dos outros.
Leitura da Carta O Papa no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
Esta Carta convida a fazer uma análise à vida espiritual e às crenças da pessoa. Haverá forma de se aproximar do divino? Será que essa reconciliação seria benéfica para a espiritualidade de quem tira esta Carta? Será que precisa da ajuda de alguém em quem confie para tomar uma decisão importante?
No campo sentimental, O Papa sugere amor, uma nova relação ou uma amizade que se fortalece. Esta Carta também é considerada como indicador de casamento. Em termos materiais, chama a atenção para a necessidade de ajudar outras pessoas, de repartir a riqueza e de a colocar ao serviço da comunidade.
Leitura da Carta Invertida
Quando a Carta O Papa sai na sua posição invertida no jogo de Tarot pode ser um indicativo de que a pessoa está a permitir que outras tenham um papel excessivamente preponderante na sua vida. Talvez alguma coisa ou alguém a esteja a impedir de se realizar em pleno. Serão os valores tradicionais? As convenções sociais?
Uma série de valores vigentes, mas desajustados à forma de ser e de estar individuais, podem estar a paralisar ideias e pensamentos. Esta Carta também pode representar uma perda de fé, dando origem a comportamentos desordenados ou inesperados.
Leitura de Combinações de O Papa com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Em combinação com A Torre, O Papa prediz uma tragédia que pode dar origem a uma crise de fé. Com A Morte, indica uma transformação profunda na forma de pensar e nos valores pessoais. Com A Estrela, indica a necessidade de começar a pôr as ideias em prática, de sair do campo do plano para a ação no contexto real.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.