O Eremita no Tarot de Marselha - Leitura da Carta

Conheça a explicação do significado da Carta O Eremita, as indicações que dá quando sai direita ou invertida e a sua possível aplicação às diversas facetas da sua vida e questões do dia a dia.

O Eremita é a Carta IX dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. A figura desta Carta representa um homem velho e sereno, agraciado com a sabedoria concedida pela idade. É uma personagem que está disposta a partilhar o seu saber espiritual para guiar os outros. Conheça o significado da Carta O Eremita no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.

A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.

A Figura e a Simbologia da Carta O Eremita no Tarot de Marselha

  • Arcano IX
  • Afinidade Zodiacal: Virgem
  • Palavras-chave: Precaução, discernimento, sabedoria que vem da experiência, discrição, afastamento, desprendimento, paciência, experiência de vida.
  • Expressões-chave: Procura de sabedoria interior, alimentar a espiritualidade, medo de revelar um segredo, ter a noção de que a sabedoria pode ser um fardo, desejo de solidão, procura de um rumo ou de uma orientação, afastamento em relação a um determinado relacionamento.
  • Conselho: O conhecimento é interior.
  • Sentido Invertido: Solidão indesejada, poderá sentir-se sem apoio mas essa situação irá mudar.

A Figura

No Tarot, a ilustração de O Eremita representa um idoso, um pouco curvado, que se apoia na mão esquerda num bordão. Com a mão direita, segura e erga um lampião até à altura dos olhos. Trata-se, por um lado, de uma figura solitária, de um peregrino que faz o seu caminho e, por outro, de um personagem carregado de simbolismo proporcionado pela idade e pelas muitas experiências vividas.

O Eremita representa um velho sábio. Simboliza a voz e a sabedoria da experiência. Também é o símbolo de Saturno e do tempo. Na Numerologia, o número 9 é o número da máxima vibração espiritual. Aconselha um distanciamento em relação a tudo o que é mundano e material. Prevalece a força espiritual. Na cabala corresponde ao número 20 da Árvore da Vida: a misericórdia da beleza.

A Simbologia

Em diferentes baralhos de Tarot, O Eremita também pode ser designado como O Monge, A Lâmpada Velada ou O Traidor. O significado desta Carta é subtil ao relacionar-se com a solidão e os pensamentos profundos. Contudo, isto não significa afastamento da vida social. Mesmo quando acompanhada, a pessoa pode encontrar consolo dentro de si mesmo.

Também pode sugerir que o consulente precisa de algum tempo para se recolher, para pensar ou colocar as ideias em ordem. Este processo pode implicar um processo de crescimento emocional e espiritual. O significado de O Eremita também se liga à sabedoria que é adquirida com a idade e experiência, ao longo da vida. De igual forma, recomenda precaução e paciência.

Leitura da Carta O Eremita no Jogo de Tarot de Marselha

Leitura da Carta Direita

A leitura desta Carta induz que os acontecimentos terão tendência a fluir mais lentamente. Se O Eremita se encontrar rodeado de cartas positivas, este atraso acabará por ser vantajoso, mostrando que poderá ter sido evitado um erro. Esta Carta pode ser uma oportunidade para refletir de modo calmo e deliberado.

Leitura da Carta Invertida

Quando esta Carta sai invertida numa leitura de Tarot, significa que a sabedoria e a cautela desapareceram. A impaciência e os temas relacionados com a idade são predominantes. Isolamento, solidão, saúde, questões ligadas à idade avançada podem ser colocadas em cima da mesa.

A Carta O Eremita invertida pode indicar o surgimento de grande teimosia em alguém de qualquer idade, assim como o esquecimento e a recusa orgulhosa de uma ajuda verdadeira. A solidão associada a esta posição pode ser resultado de uma traição ou de uma quebra de confiança a nível emocional.

Leitura de Combinações de O Eremita com Outras Cartas do Tarot de Marselha

A leitura de O Eremita com outras Cartas do Tarot mostra realidades distintas consoante as Cartas em presença e a fase da vida da pessoa. Em conjunto com A Força, mostra energia interior reprimida, enquanto que, com A Torre, é um aviso de que o consulente pode vir a cometer um erro de julgamento. Com A Lua ou O Sol, revela que a sabedoria interior, a harmonia e o crescimento espiritual dependem apenas da vontade da própria pessoa.

Arcanos Maiores do Tarot de Marselha

Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.

Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot

O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.

As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.

A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.