A Força é a Carta XI dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha - no Tarot Rider Waite corresponde à Carta VIII, mas o seu significado é idêntico. Também designada em alguns baralhos como A Fortaleza ou A Luxúria, este arquétipo simboliza a fusão do consciente com o inconsciente mas, também, a força do poder feminino. Conheça o significado da Carta A Força no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta A Força no Tarot de Marselha
- Arcano XI
- Afinidade Zodiacal: Leão
- Palavras-chave: Coragem, força física, determinação, força de vontade, justiça, harmonia, igualdade, causa e efeito.
- Expressões-chave: O raciocínio objetivo restaura o equilíbrio, valor da comunicação para esclarecer a verdade e evitar mal-entendidos, aceitação da realidade, assumir a responsabilidades pelas escolhas realizadas, capacidade de ver os dois lados da questão, igualdade sexual.
- Conselho: Tenha paciência. Recorra à sua força interior.
- Significado Invertido: Evitar conflitos em vez de confrontar um desafio.
A Figura
A ilustração desta Carta mostra uma mulher que abre com ambas as mãos as goelas de um leão. Na cabeça, ostenta um chapéu tricolor que lembra O Mago e o símbolo do infinito. A Força é o arquétipo do poder feminino, que domina a besta. Devido à sua subtileza e ternura, o poder feminino é substancialmente diferente do masculino, baseado na brutalidade e na agressividade. Esta Carta transmite uma ideia de vigor, mas não de esforço.
O leão parece não mostrar resistência ao ato da mulher. Este arcano representa a utilização lógica do instinto (simbolizada pelo leão), mas sem o destruir. Os instintos são necessários e estimulam a ação. A sua energia e força podem ser bem aproveitados quando se sabe como usá-los com razão e propósito.
O número 11 desta Carta faz referência ao 2. Aparece outra vez a dualidade, a relação entre as duas forças: o corpo e o espírito, a energia instintiva e a energia espiritual. Na Numerologia, o número 11 é um dos "números mestres". É o número da inspiração e que nos permite compreender que vivemos entre dois mundos. Na cabala, corresponde à vereda número 19 da Árvore da Vida: a misericórdia da severidade.
A Simbologia
O significado desta Carta pode ser interpretado como a capacidade de resistir a uma enorme pressão e de triunfar sobre ela. A Força é uma Carta muito positiva no que toca a questões relacionadas com a saúde, sugerindo uma rápida recuperação. Se o consulente estiver a pensar em abandonar um hábito nocivo, como fumar, ou iniciar um estilo de vida mais saudável, significa que terá a força de vontade necessária para o fazer.
A Força também pode indicar a luta pela justiça. A coragem e a determinação farão com que a batalha seja ganha. Esta Carta ressalva a força de vontade, o poder mental e a autoconfiança para vencer obstáculos e desafios mas, também, a força que é preciso ter para avançar em novos projetos ou manter decisões. A presença de A Força numa leitura é garante de que a pessoa conseguirá fazer frente a pessoas invejosas ou que estão por perto para tentar ganhar vantagem.
Leitura da Carta A Força no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
Numa leitura de Tarot em que esta Carta sai direita, a sua interpretação pode significar que a pessoa deve acreditar nas suas capacidades e afastar todas as dúvidas e inseguranças pessoais. Tudo aquilo de que precisa para concretizar os seus desejos, está dentro dela.
Esta Carta também adverte para o facto de as batalhas não devem ser travadas contra nós próprios mas contra as adversidades ou contra aquelas pessoas tóxicas que insistem em permanecer na nossa vida. Provavelmente, o consulente sabe exatamente o que fazer para defender os seus interesses e firmar a sua posição. Só precisa de seguir em frente e de acreditar nas suas capacidades para pôr em prática o seu plano.
Leitura da Carta Invertida
Quando a Carta A Força sai na sua posição invertida, a mensagem mais importante é a de que a principal batalha a travar é contra a própria insegurança ou medo. Esta posição também pode sugerir que a pessoa está prestes a desistir, que se acobardou ou que perdeu a paciência para tentar atingir os seus intentos. A rendição parece iminente apesar de ter tudo para alcançar a vitória. Também pode sugerir que o consulente precisa de ajuda externa até conseguir tomar as rédeas da situação. Esta questão tanto se pode aplicar a assuntos emocionais como práticos, nomeadamente, no trabalho ou financeiramente.
Leitura de Combinações de A Força com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Em conjunto com O Enforcado, A Força indica uma capacidade fora do comum para controlar qualquer tipo de situação. Com O Imperador, indica possíveis alianças, enquanto que com A Morte, O Diabo ou quaisquer Cartas de Espadas mais elevadas, prediz batalhas difíceis. Combinada com O Louco, alerta para a necessidade de se fazer uma clara distinção entre o que se pensa serem atos de coragem confundidos com imprudência e impetuosidade.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.