O Enforcado no Tarot de Marselha - Leitura da Carta

Conheça a explicação do significado da Carta O Enforcado, as indicações que dá quando sai direita ou invertida e a sua possível aplicação às diversas facetas da sua vida e questões do dia a dia.

O Enforcado ou O Dependurado é a Carta XII dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Considerada com uma das Cartas mais enigmáticas, simboliza a salvação e a redenção. Os olhos do enforcado estão abertos e o seu olhar é vivo e atento, observando e conhecendo tudo o que está à sua volta. Conheça o significado da Carta O Enforcado no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.

A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.

A Figura e a Simbologia da Carta O Enforcado no Tarot de Marselha

  • Arcano XII
  • Afinidade Zodiacal: Neptuno
  • Palavras-chave: Transição, reajustamento, limbo, paradoxo, autoconsciência, necessidade de expressão, espiritualidade, salvação, redenção, derrota, começar de novo.
  • Expressões-chave: Pode ser necessário um sacrifício, relação que está estagnada, necessidade de ver a vida de outra perspetiva, mudança de prioridades na vida, renúncia ao controlo, desejo de seguir em frente, necessidade de recuar para se poder avançar.
  • Conselho: Aceite onde está.
  • Significado Invertido: Ingenuidade, sacrifícios desnecessários.

A Figura

Nesta Carta, vê-se um jovem suspenso por um pé, virado de cabeça para baixo. A forca é verde e a corda é curta. A forca está apoiada em duas estacas de madeira, com cicatrizes em cada ramo cortado. As pernas e os braços da figura estão cruzados, estes últimos, atrás das costas. Tal como O Diabo ou A Morte, esta Carta pode suscitar inquietação quando sai numa leitura de Tarot. Contudo, a sua interpretação também tem um lado positivo. Este arcano está ligado aos mártires e, por isso, traz a mensagem de salvação e redenção. Na cabala, corresponde à vereda número 23 da Árvore da Vida: a severidade do esplendor.

A Simbologia

A Carta O Enforcado, é considerada como sendo uma das mais enigmáticas do baralho de Tarot. A ambiguidade desta Carta está relacionada com o sacrifício obrigatório ou voluntário perante uma situação específica. Pode representar uma inversão temporária da ordem natural das coisas ou um autossacrifício, sobretudo, de valores espirituais. Também pode apontar para a necessidade de abandonar velhos hábitos e crenças para dar espaço a novas realidades.

O aparente sacrifício da figura O Enforcado, possui uma implicação espiritual. Em algumas religiões e práticas místicas antigas, o sacrifício e a provação pessoais faziam parte dos rituais de purificação e de passagem. Nesse sentido, esta Carta pode significar mudança ou passagem de uma fase da vida para outra mais plena, ao mesmo tempo que a autoconsciência e a espiritualidade se desenvolvem.

Leitura da Carta O Enforcado no Jogo de Tarot de Marselha

Leitura da Carta Direita

Esta Carta lembra que não é possível lutar contra os factos. A melhor opção será aceitar a situação, render-se às circunstâncias e procurar soluções. É como que um ponto de partida para começar algo de novo, seja a nível pessoal seja a nível profissional. A pessoa pode sentir-se estagnada, encurralada numa dada situação ou relação. Essas limitações ou obstáculos tanto podem ser autoimpostas ou surgir por pressão ou influência de outra pessoa. A pessoa está atada a algo ou a alguma coisa. Só lhe resta aceitar essa circunstância e definir o que quer fazer para mudar ou, então, aceitar a situação.

Leitura da Carta Invertida

Quando na posição invertida, a figura da Carta O Enforcado parece apoiar-se apenas sobre um pé, que a prende a um lugar. Simbolicamente, isto pode querer dizer que a pessoa tem o desejo de seguir em frente mas alguma dificuldade em deixar o passado para trás. Esta posição poderá, também, indicar que o consulente está a ser manipulado por terceiros, que farão chantagem emocional para conseguirem o que desejam. Por outro lado, pode simbolizar que é a própria pessoa que está a fazer-se de mártir, para chamar a atenção sobre si próprio ou que está a ser masoquista punindo-se desnecessariamente por atos indesejáveis imaginários.

Leitura de Combinações de O Enforcado com Outras Cartas do Tarot de Marselha

O autocontrolo é a chave para todas as combinações de O Enforcado com qualquer uma outra Carta do Tarot. Com A Imperatriz, são as emoções que devem ser controladas; com A Justiça é necessária objetividade na interpretação dos factos e da realidade. Com A Lua, O Enforcado tem uma expressão mais elevada, referindo-se à espiritualidade, informando sobre possíveis obstáculos do caminho kármico.

Arcanos Maiores do Tarot de Marselha

Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.

Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot

O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.

As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.

A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.