A Temperança ou A Moderação é a Carta XIV dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Representada por um Anjo que despeja o líquido da ânfora para a outra, sem derramar uma só gota. Simboliza disciplina e autocontrolo. O líquido vertido é a essência da vida, tal como o passado flui no futuro através do presente. Conheça o significado da Carta A Moderação no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta A Temperança no Tarot de Marselha
- Arcano XIV
- Afinidade Zodiacal: Sagitário
- Palavras-chave: Autocontrolo, disciplina, capacidade de adaptação, virtude, moderação, mudança, evolução, harmonia, equilíbrio, compreensão.
- Expressões-chave: Fusão de ideias, a moderação enquanto chave do sucesso em várias áreas da vida, respeito pela cooperação, energia terapêutica, aconselha calma, paciência e uma ação planeada e estratégica.
- Conselho: Tome muita atenção. Encontre o equilíbrio e será bem sucedido.
- Significado Invertido: Ser um mártir das exigências dos outros, estar emocionalmente assoberbado, esbanjamento, dívidas.
A Figura
A ilustração desta Carta representa uma mulher com duas asas grandes, vestida com uma saia comprida, metade azul e metade vermelha. Em cada mão segura uma ânfora, cujo líquido despeja de uma para a outra. A Temperança é, com as Cartas A Força e A Justiça, uma das designadas "virtudes cardeais". No Tarot de Marselha, as três são representadas por uma figura feminina. Entre elas, A Temperança distingue-se pela aura angelical transmitida pelas asas.
Esta Carta simboliza a eterna circulação no plano cósmico, o equilíbrio da força vital. Também simboliza a necessidade de encontrar o equilíbrio entre o espírito e a matéria que coexistem em cada um de nós. Depois da Carta A Morte, A Temperança implica uma nova harmonia que deve ser feita de modo gradual. Segundo a Numerologia, o número 14 também é um número kármico, que representa a capacidade de canalizar a mudança de forma lógica. Na cabala, corresponde à vereda número 25 da Árvores da Vida: a beleza do fundamento.
A Simbologia
A Temperança é uma Carta moderadora. Colocada no baralho de Tarot entre as dramáticas influências de A Morte e O Diabo, mostra o controlo cuidadoso de circunstâncias particularmente difíceis e a capacidade em lidar com a incerteza e a mudança. Esta Carta representa o arquétipo das parcerias harmoniosas, da junção e da combinação de esforços para alcançar os resultados certos. As suas características mais favoráveis são o autocontrolo e a capacidade de adaptação a circunstâncias variáveis e imprevisíveis.
Leitura da Carta A Temperança no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
A leitura desta Carta associa-se ao momento que a pessoa que a consulta está a viver. Caso tenha passado por uma fase difícil, de perda material ou emocional, A Temperança é um sinal positivo. A paz de espírito será reconquistada em breve, os males aliviados e os obstáculos ultrapassados. A vida do consulente encontrará um novo equilíbrio.
Esta Carta indica que a moderação é a chave para resolver eventuais problemas e obstáculos. Bom senso e calma são boas estratégias a seguir. O confronto direto e a guerra aberta não produzirão bons resultados.
Leitura da Carta Invertida
Quando A Temperança se encontra invertida, prediz perda de harmonia. A falta de tempo para avaliar cuidadosamente onde está, onde quer chegar e o caminho que está a percorrer pode implicar desvios e perda de foco na meta.
Pode haver um rival por perto que mina a confiança do consulente. Discussões e conflitos podem aparecer, dificultando ainda mais o entendimento. Aconselha calma, paciência e uma ação planeada e estratégica. A impulsividade e a resposta condicionada por emoções negativas só agravarão o problema e o conflito.
Leitura de Combinações de A Temperança com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Em combinação com O Mago, A Temperança, pode significar compreensão profunda e grande sabedoria. numa leitura conjunta com A Papisa, tem o mesmo significado, embora mais intuitivo. Quando está perto de O Louco, anuncia paz interior e tranquilidade. Próxima de O Diabo pode significar doença enquanto que, combinada com A Estrela, mostra a necessidade de se ser mais energético nas ações e franco nas opiniões.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.