A Roda da Fortuna ou A Roda da Sorte é a Carta X dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Simboliza o ciclo perpétuo da vida. É a energia em contínua evolução. Representa o começo de um novo ciclo. Tudo passa, tudo se repete. Conheça o significado da Carta A Roda da Fortuna no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta A Roda da Fortuna no Tarot de Marselha
- Arcano X
- Afinidade Zodiacal: Júpiter
- Palavras-chave: Sorte, inevitabilidade, sorte, escolha do momento certo, ponto de viragem, destino, surpresa, oportunidade, prudência.
- Expressões-chave: A única certeza que existe na vida é a incerteza, cada momento corresponde a um novo começo, a única coisa que prevalece é a mudança, sincronismo e coincidência, saber reconhecer que a vida é feita de ciclos que implicam mudança e adaptação, deixar-se levar pela vida, sem a contrariar, saber tirar partido das oportunidades que surgem, acontecimentos imprevistos, não ter receio da mudança e saber aproveitá-la em benefício próprio.
- Conselho: Aceite tudo o que o destino lhe traz.
- Significado Invertido: Uma fase difícil está quase a terminar. Aproximas-se uma melhoria.
A Figura
No Tarot, a ilustração da Roda da Fortuna mostra uma roda sobre um suporte, com uma manivela que a faz girar e na qual se vêem três animais. À esquerda, está um macaco agarrado à roda, com a cabeça virada para baixo. À direita está um cão que olha para cima e que parece estar a trepar. Em último lugar, no topo da roda, num pedestal estreito, está uma esfinge com uma coroa dourada e duas asas vermelhas, que segura uma espada numa das mãos.
Esta Carta mergulha a pessoa no turbilhão mundano. Simboliza a mudança, a renovação e a transformação através do tempo. É a energia da vida em constante mutação. Nada fica igual, para sempre. Tudo passa, tudo se repete. Representa o início de um novo ciclo. É o Zodíaco e a passagem de cada um dos 12 signos e das doze Casas Astrológicas.
Na Numerologia, o número 10 corresponde ao número 1, já que os ciclos numerológicos são de nove anos. É, por isso, um novo começo, o princípio de uma nova etapa. Na cabala corresponde à vereda número 21 da Árvore da Vida: a misericórdia da vitória.
A Simbologia
No Tarot, a Roda da Fortuna anuncia um golpe de sorte. Algo surpreendente pode acontecer e a vida mudar para melhor. Quando esta Carta surge numa leitura, significa que o destino vai trazer sorte, geralmente, de modo súbito e inesperado. Os problemas, dificuldades ou litígios podem ser resolvidos de modo diligente, sem envolver grande investimento pessoal.
Esta Carta, também relembra que o destino está nas mãos de cada um. Cabe a cada um de nós aproveitar ao máximo aquilo que a vida nos proporciona. Cada um é responsável pelo caminho que trilha e pelas opções que faz e que, inevitavelmente, o conduzem a um determinado destino.
Leitura da Carta A Roda da Fortuna no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
A Roda da Fortuna está entre as Cartas positivas do baralho de Tarot. Anuncia uma situação afortunada seja a nível pessoal, profissional ou financeiro. Um ganho inesperado pode ocorrer. Todavia, a roda também nos lembra de que a vida está em constante movimento e a sorte pode acabar, seguindo-se uma fase menos positiva, e assim sucessivamente.
Desta forma, esta Carta recorda a necessidade de usufruir da bonança, quando tudo corre bem, do tempo passado alegremente e sem preocupações. Mas, também, da necessidade de cada um se preparar em terra para uma eventual tempestade no mar.
Leitura da Carta Invertida
Na leitura do jogo de Tarot, A Roda da Fortuna invertida pode indicar um período menos afortunado. As mudanças podem acontecer rapidamente (a roda da vida não para de girar e o seu ritmo é incontrolável), e os constantes altos e baixos podem deixar a pessoa confusa. É preciso ter noção desta realidade de mudança. Por outro lado, esta Carta nesta posição também indica que podem surgir surpresas desagradáveis mas que tudo acabará por se resolver.
Leitura de Combinações de A Roda da Fortuna com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Quando A Roda da Fortuna se combina com O Carro, são necessárias medidas urgentes para agir e aproveitar a oportunidade em tempo útil. Com O Eremita, a leitura sugere o oposto já que impõem cautela e prudência. Todas as ações devem ser ponderadas com cuidado de modo a aproveitar o momento da melhor forma. Com O Mago, a combinação realça a natureza inesperada da sorte, enquanto que, com A Justiça, promete eventos extraordinários e uma eventual renovação na vida do consulente.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.