A Lua no Tarot de Marselha - Sentido e Leitura da Carta

Conheça a explicação do significado da Carta A Lua, as indicações que dá quando sai direita ou invertida e a sua possível aplicação às diversas facetas da sua vida e questões do dia a dia.

A Lua é a Carta XVIII dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Esta Carta mostra os cães que ladram à Lua. Esta, mostra uma luz artificial que simboliza a força e os perigos do mundo das aparências, dos rumores e dos escândalos. Reflete o mundo imaginário, a confusão e a incerteza. Conheça o significado da Carta A Lua no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.

A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.

A Figura e a Simbologia da Carta A Lua no Tarot de Marselha

  • Arcano XVIII
  • Afinidade Zodiacal: Peixes ou Câncer/ Caranguejo, segundo diferentes autores
  • Palavras-chave: Intuição, medo, autoilusão, incerteza, confusão, engano, mundo invisível, miragem, instinto, sonhos, quimeras, sentimentos obscuros.
  • Expressões-chave: Caso amoroso, sonhos irrealistas, sentir-se confuso, sentir-se ansioso, preocupado e apreensivo, confiar na intuição, capacidade intuitiva, perder a noção da realidade, passagem para outro mundo, forças mais básicas do inconsciente.
  • Conselho: Escute a sua intuição.
  • Significado Invertido: Evitar um assunto profundo ou complexo.

A Figura

Na parte superior da ilustração desta Carta vê-se o halo azul da lua, no qual aparece um perfil humano com a forma de meia-lua e a partir do qual saem raios de cores. Ao fundo da ilustração, erguem-se, à direita e à esquerda, duas torres. No centro, dois cães, ou um cão e um lobo, estão frente a frente e parecem ladrar ou uivar. Na parte inferior da ilustração, há um lago azul espelhado no qual se vê um caranguejo. Esta ilustração mostra a divisão entre o céu, a terra e a água. A presença dos cães de guarda representa como que uma fronteira ou obstáculo no caminho.

A Simbologia

No Tarot, A Lua revela uma pessoa que está a viver emoções fortes. Nesse sentido, esta Carta significa ilusão, porque a realidade pode ser facilmente distorcida perante emoções descontroladas. Alguns autores designam esta Carta como "a noite escura da alma" ou "a noite do espírito", o que demonstra bem o caráter sombrio a ela associada.

A vibração de A Lua pode ser positiva ou negativa consoante o modo como a pessoa se relaciona com o seu lado emocional. Uma pessoa criativa e intuitiva, verá as suas qualidades melhoradas. O seu génio artístico pode revelar-se e atravessar uma fase extraordinariamente criativa. Já aquela demasiadamente racional e com dificuldade em lidar com os seus próprios sentimentos, pode ficar ainda mais desorientada e sentir grande dificuldade em ultrapassar a instabilidade emocional em que mergulhou.

A mensagem desta Carta, perante um estado de emoções indisciplinadas, traduz-se na necessidade de distanciamento e de se encarar a situação que provoca ansiedade com serenidade. Contudo, é provável que este seja um caminho difícil de percorrer ao exigir uma grande maturidade emocional e um elevado empenho em desconstruir as ilusões e as emoções negativas. Ainda assim, a luz ténue da lua está presente e mostra o caminho, mesmo que pareça mais difícil atingir os objetivos.

De acordo com a Numerologia, o 18 refere-se ao número 9, a sua base, que é a Carta O Eremita. No Tarot, as simbologias de A Lua e O Eremita estão fortemente interligadas. Ambas remetem para o mundo interior, para as emoções. Também estão relacionadas com o instinto, o inconsciente, o mundo invisível e o lado feminino da personalidade. Na cabala, a Carta A Lua corresponde à vereda número 29 da Árvore da Vida: a vitória das coisas naturais.

Leitura da Carta A Lua no Jogo de Tarot de Marselha

Leitura da Carta Direita

No jogo do Tarot, quando a Carta A Lua sai na posição direita indica que o consulente tem uma decisão importante a tomar mas que se sente confuso e dividido. Contudo, apesar dos conselhos e das opiniões que possa ouvir, a decisão final caberá sempre a quem se confronta com a necessidade de fazer uma escolha. Provavelmente, terá que ser mais autoconfiante e confiar na intuição para tomar uma decisão, tranquilizar as emoções e seguir em frente.

A presença desta Carta, em relação ao amor, sugere a presença de uma terceira pessoa que está a criar um obstáculo na comunicação do casal. No plano financeiro, lembra a importância da autoconfiança e do planeamento para se ser bem sucedido nos investimentos. Apesar disso, a saída desta Carta não é negativa, apenas alerta para a definição de metas e objetivos concretos e para a necessidade da ação como forma de os concretizar. A Lua nesta posição também sugere a reavaliação de prioridades e a importância de equilibrar a vida profissional e pessoal. Alguém próximo pode estar a precisar de mais atenção e cuidado.

Leitura da Carta Invertida

Neste momento, a frustração e a impaciência são os maiores obstáculos presentes na vida do consulente. A deceção e o engano pairam sobre a sua vida. Invertida, esta Carta significa inimigos e armadilhas escondidas. Mentiras e falta de honestidade exigem cautela. Alerta para a necessidade de pensar com clareza e com objetividade. Enquanto tal não acontecer, a visão da realidade será distorcida por uma onda de negativismo que fará tomar decisões pouco esclarecidas e nada racionais.

Em termos sentimentais, A Lua invertida aponta para uma relação de amor ou de amizade abusiva que pode estar a causar grande instabilidade emocional. É necessário terminar com essa situação e seguir em frente. Esta posição não é favorável a um amor clandestino, que pode ser descoberto.

Esta Carta também previne em relação ao deixar-se guiar pelos instintos: certas matérias e momentos da vida exigem uma linha de pensamento objetiva e clara. Em termos materiais, este é o momento para investir energia, tempo, dinheiro e criatividade em novos projetos ou ideias. Os resultados serão positivos se a dedicação for autêntica.

Leitura de Combinações de A Lua com Outras Cartas do Tarot de Marselha

A combinação de A Lua com O Sol, revela uma certa dificuldade inicial em estabelecer uma relação íntima devido a estilos de vida diferentes dos membros do casal. Tradicionalmente, quando perto da A Imperatriz, prediz problemas de saúde na mulher, especialmente, de fertilidade. Conjugada com A Roda da Fortuna, anuncia uma grande probabilidade de acidentes ou contratempos súbitos.

Arcanos Maiores do Tarot de Marselha

Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.

Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot

O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.

As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.

A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.