A Imperatriz é a Carta III dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha. Símbolo do trabalho e da eficiência irradia resolução e determinação. Persuasão, afeto, vaidade e sedução são algumas das associações a este arquétipo. Reúne em si todas as mulheres: a mãe, a esposa a filha. Conheça o significado da Carta A Imperatriz no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta A Imperatriz no Tarot de Marselha
- Arcano III
- Afinidade Zodiacal: Vénus
- Palavras-chave: Persuasão, afeto, vaidade, sedução, ação, cuidado, proteção, desenvolvimento, vitalidade feminina, prazer sexual, abundância, compaixão, criatividade, instinto maternal, satisfação com a vida.
- Expressões-chave: Centrada na beleza e na arte, em harmonia com o mundo natural, vida dedicada aos prazeres, desperta do ponto de vista sensual.
- Conselho: Crie a sua própria abundância.
- Significado Invertido: Desafios financeiros ou problemas de fertilidade; bloqueios criativos; relacionamentos desequilibrados.
A Figura
Esta Carta representa uma figura feminina, de cabelo branco onde ostenta uma coroa. Está sentada no seu trono, com ar solene mas afável e tranquilo. Na mão direita, tem um escudo com uma águia desenhada e, na esquerda, um ceptro com um globo com uma cruz no topo. Está sentada de frente, com os joelhos separados, numa postura solene e hierática.
A túnica azul, que usa sobre o vestido vermelho, é interpretada como a necessidade de proteger as energias da paixão. O ceptro, com o globo encimado pela cruz, significa que, na Terra, prevalece a lei da matéria e que o espírito deve aceitá-la. Representa a força dominante da Natureza sobre todas as coisas.
O arquétipo de A Imperatriz relaciona-se com a imagem materna enquanto a aquela que dá a vida. No Tarot, esta Carta simboliza a sabedoria instintiva da natureza e a necessidade de valorizar do corpo físico, que deve ser cuidado e nutrido para poder usufruir dos prazeres da vida. Adverte para os riscos de viver somente com a cabeça e com o intelecto, desligados do corpo. Para a Numerologia, o número 3 simboliza a harmonia, o equilíbrio e a manifestação artística. A tensão que existia no número 2 desfez-se e houve uma evolução positiva para o nível seguinte da consciência. Segundo a ordem da cabala, A Imperatriz corresponde à vereda número 14 da Árvore da Vida: a sabedoria do entendimento.
A Simbologia
A Imperatriz simboliza a criatividade e o lado maternal da essência da mulher sendo, também, o arquétipo da abundância, da fertilidade e da sensualidade. No Tarot, A Imperatriz diz respeito ao mundo natural, à arte, à beleza e, no lado negativo, à ganância, à possessividade e ao excesso de indulgência. Esta é a Carta da conceção e da fertilidade indicando que algo de novo vai nascer: uma nova vida, um novo projeto, uma nova relação afetiva ou de amizade.
Leitura da Carta A Imperatriz no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
A Imperatriz revela a necessidade de proteger a vida, de olhar para os outros com compaixão e de ser solidários. No amor, na amizade e na vida familiar significa geração de vida: um novo bebé foi ou vai ser gerado ou a família recebe um novo membro através de um casamento ou de uma adoção, por exemplo.
Pode, também, indicar o nascimento de uma nova ideia, de um novo projeto. Em termos financeiros, sugere conforto, prosperidade e abundância. Em termos de carreira, é um bom momento para abraçar novos desafios, seguir uma vocação ou mesmo mudar de rumo.
Leitura da Carta Invertida
Quando aparece na posição invertida, A Imperatriz sugere bloqueios ou resistências. Mesmo com esforço, no passado ou no presente, os resultados obtidos podem não ser os esperados. Alerta para a necessidade de olhar para os factos e fazer uma análise realista do que motiva esta situação de impasse.
No amor, revela alguma distração: a pessoa pode estar a receber sinais de afeto que, simplesmente, não vê ou não consegue reconhecer. Na vida familiar, pode sentir-se posto de parte ou esquecido.
Em termos financeiros, esta Carta pode ser um sinal de dificuldades. Na carreira, sugere paciência, comunicação e entendimento por forma a evitar problemas e confrontos desnecessários.
Leitura de Combinações com Outras Cartas do Tarot
Quando conjugada com a Carta O Mundo, prediz a realização emocional. Com A Torre ou A Lua, alerta para sentimentos negativos como frustração, conflitos interiores e ruturas nas relações. Com O Enforcado, alerta para a necessidade de baixar as defesas emocionais e de se ser mais espontâneo na vida amorosa.
As combinações mais felizes para A Imperatriz são aquelas com O Sol, os Ases de Paus, de Copas e de Ouros e com qualquer um dos valetes (ou pajens) dos Arcanos Menores.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.