Os Arcanos Menores do Tarot de Marselha

Os Arcanos Menores dão ao Tarot uma dimensão prática e quotidiana. Dão significado aos detalhes mais visíveis dos assuntos do dia-a-dia, mostrando pensamentos, sentimentos, acontecimentos e pessoas.

O Tarot é uma das ferramentas de autoconhecimento e autodescoberta mais populares em todo o mundo. Para além disso, enquadra-se nas artes de adivinhação e muitas pessoas recorrem a cartomantes para encontrar uma resposta ou um guia para as suas escolhas. O baralho de Tarot de Marselha é constituído por 78 Cartas, das quais 22 respeitam aos Arcanos Maiores, ou Trunfos, e 56 aos Arcanos Menores, divididas em 4 naipes, exatamente como as cartas de jogar. É estes últimos que vai ficar a conhecer neste artigo. Apesar de existirem vários baralhos de Tarot (Marselha, Rider Waite, Belline, Crowley, de Cristal, entre outros), o sentido e o significado esotérico das Cartas é semelhante entre eles.

O que são os Arcanos Menores do Tarot de Marselha?

Enquanto que os Arcanos Maiores incidem sobre arquétipos universais que refletem os padrões básicos dos sentimentos, ideias e pensamentos humanos, os Arcanos Menores conferem ao Tarot de Marselha uma dimensão prática e quotidiana. Não relatam histórias, apenas dão significado aos detalhes mais visíveis dos assuntos de interesse dessa mesma história. Desta forma, as 56 Cartas dos Arcanos Menores mostram pensamentos, sentimentos, acontecimentos e pessoas do dia-a-dia.

Os Arcanos Menores no Tarot de Marselha

Os Arcanos Menores do Tarot de Marselha designam situações mais completas, mais práticas. São compostos por 56 ilustrações, as quais se dividem em quatro grupos de 14 Cartas cada um. Estes diferentes grupos podem comparar-se aos naipes do baralho: Paus, Copas, Espadas e Ouros. Cada naipe contém 14 Cartas numeradas de 1 (Ás) ao 10, e quatro figuras: o Rei, a Dama, o Duque e o Valete.

A sua combinação baseia-se nos quatro elementos primordiais (também considerados na Astrologia para definir os arquétipos dos Signos do Zodíaco), e nas quatro funções psíquicas estabelecendo uma relação entre ambos:

  • Paus, Varapaus ou Batutas - O naipe de Paus é equivalente ao Elemento Fogo e à função psicológica da Intuição. Retrata a ideia de poder, de fogo e de confiança. Estas Cartas estão ligadas à paixão e à comunicação - problemas de desejo, criatividade e inspiração. Os Paus mostram que existe imenso movimento, atividade e comunicação verbal.
  • Copas ou Cálices - Este naipe corresponde ao Elemento Água e à função psicológica dos Sentimentos. As copas contêm líquidos e a água esta relacionada com a emoção. As Copas revelam os sentimentos.
  • Espadas - Este naipe corresponde ao Elemento Ar e à função psicológica do Intelecto. As Cartas deste naipe estão ligadas à mente e ao pensamento, à análise e às decisões. As espadas são uma arma e o que leva à discórdia e ao conflito interior no homem é o seu intelecto, os seus pensamentos indisciplinados.
  • Ouros ou Moedas - Este naipe corresponde ao Elemento Terra e à função psicológica das Sensações. O dinheiro, os bens materiais permitem as relações entre as pessoas e a ação no mundo material, em conjunto com a realidade física do corpo e das coisas práticas, como a casa, o dinheiro ou o trabalho.
NaipeAssociaçãoMnemónica
PausA alma: paixão, intuição e rumoEu desejo
CopasO coração: emoção e relacionamentosEu Sinto
EspadasA mente: inteligência e decisõesEu penso, Eu temo
OurosO corpo: posses, o mundo materialEu tenho

Cada naipe de Arcanos Menores contém 10 Cartas numeradas de 1 (Ás) ao 10. Esta ordem está relacionada com os dez níveis da Árvore da Vida da cabala hebraica. Cada naipe termina com quatro personagens: o Rei, a Dama, o Duque e o Valete. Em conjunto, os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores ajudam a interpretar a mensagem das Cartas e a fazer uma leitura de Tarot personalizada.

A Árvore da Vida simboliza a vida humana e as suas diferentes fases. Os seus ramos sobem em direção ao céu para receber a luz e a energia do Sol. As raízes enterram-se no solo, fonte de alimento mas, também, de segurança, prendendo-a ao chão quando chegam as tempestades. Esta simbologia pode ser transposta para a vida humana.

Conheça em Detalhe o Significado dos Arcanos Menores do Tarot de Marselha

Quando pegar no seu baralho de Tarot, separe as Cartas dos Arcanos Maiores dos Menores. Depois coloque os naipes dos Arcanos Menores por ordem, começando pelos Ases e terminando nos Reis. Disponha-os em filas. Encare os Ases como o início de uma viagem que culmina com as Cartas número 10. Este, representa o fim da viagem e o início da evolução, do desenvolvimento e das mudanças.

Os Ases - Inícios, Começos, Vitalidade, Novas Oportunidades

Os quatro Ases do baralho de Cartas do Tarot correspondem a tudo o que simboliza Kether, o primeiro sefiró (ou emanação sagrada) da Árvore da Vida. Está relacionado com o planeta Neptuno, a energia mais espiritual e distante da Terra. O Ás refere-se à origem, ao início. É a primeira força, a raiz a partir da qual tudo nasce. Nesse sentido, mantém uma relação simbólica estreita com o Arcano Maior número 1, O Mago.

  • Ás de Paus - Representa força e energia. Se a Carta sai ao contrário, significa falta de força e de energia.
  • Ás de Copas - Representa um novo amor ou uma nova relação que ainda não se manifestou. Se a Carta sai ao contrário, traduz uma mudança do núcleo afetivo, ou mudança de casa.
  • Ás de Espadas - Representa a rutura com o passado num determinado assunto. Se a Carta sai ao contrário, vaticina uma derrota.
  • Ás de Ouros - Esta Carta prediz sorte e sucesso em qualquer assunto. Mesmo que a Carta saia ao contrário, o seu significado não muda, sendo também positiva e de êxito.

Os Dois - Dualidade, Parceria, Decisões, Força Redobrada

Na Árvore da Vida Cabalística, o 2 corresponde ao sefiró Chokmanh: a sabedoria. Esta Carta corresponde à energia do planeta Úrano. É uma força dinâmica e desorganizada. Está vinculada ao Arcano Maior número 2: A Papisa. O número 2 representa a dualidade de começar a evoluir e a criar.

  • 2 de Paus - Implica a dualidade da mente intuitiva para poder refletir melhor em alguma coisa, nas vantagens e desvantagens de um projeto ou de uma ideia. Se a Carta sai ao contrário, prediz dificuldades para trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo.
  • 2 de Copas - Refere-se ao marido ou à esposa ou a alguém novo que aparecerá na vida da pessoa. Se a Carta sai ao contrário, faz referência à rutura do casal ou do equilíbrio interior da personalidade.
  • 2 de Espadas - Representa a dualidade intelectual, a capacidade de pensar num assunto sob pontos de vista diferentes de modo a criar um novo pensamento, a evoluir e ter mais claridade de raciocínio. Também pode apontar para uma luta interna mental ou para um conflito com alguém. Se a Carta sai ao contrário, prediz sofrimento e uma luta difícil. Pode representar uma separação mental.
  • 2 de Ouros - Representa a concretização de um projeto. Prediz gravidez ou alguma coisa que dará frutos. Se a Carta sai ao contrário, significa que algum projeto pode demorar ou que uma gravidez pode não acontecer no momento desejado.

Os Três - Reconhecimento, Atividade, Resultados, Criatividade

Na Cabala, este número dos Arcanos Menores corresponde ao terceiro sefiró, Binah. Representa a grande mãe que dá, simultaneamente, a vida e a morte. Também significa a compreensão. Está relacionado com a energia de Saturno, que ganha força através da forma. Corresponde ao Arcano Maior número 3, A Imperatriz. Kether, Chokmah e Binah formam o triângulo na Árvore da Vida. A partir deles, já não se considera o aspeto potencial, mas o atual. Está situado na coluna da severidade.

  • 3 de Paus - No campo dos projetos, indica solução, equilíbrio, harmonia. Se a Carta sai ao contrário, prediz dificuldade na concretização dos projetos.
  • 3 de Copas - No plano afetivo, refere-se ao resultado do amor entre duas pessoas: a geração de um filho. Se a Carta sai ao contrário, prediz uma separação entre o casal ou entre este e o filho.
  • 3 de Espadas - No sentido das disputas, anuncia a rutura necessária de uma ligação, que tanto pode ser entre o casal como no trabalho. Se a Carta sai ao contrário, prediz depressão, dor.
  • 3 de Ouros - No sentido da matéria, refere-se à assinatura de um documento - um contrato de trabalho, casamento, compra e venda de uma casa, etc.. Se a Carta sai ao contrário, indica que este não é o melhor momento para assinar nada.

Os Quatro - Estabilidade, Contenção, Dúvidas, Limitações

Na Árvore da Vida, o 4 corresponde a Chesed: a misericórdia. Relaciona-se com a energia de Júpiter, simbolizando o Rei em tempo de paz. Preserva o que Binah cria. Está situado na coluna da misericórdia.

  • 4 de Paus - Harmonia e organização para enfrentar projetos e planos. Representa equilíbrio mental. Se a Carta sai ao contrário, significa dificuldade em encontrar a harmonia necessária para avançar. Mas, ainda assim, esta é uma posição positiva, que não implica impossibilidade mas sim a tendência para a estabilização e concretização.
  • 4 de Copas - Harmonia afetiva no mundo interior. Representa o amor, o encontro de alguém especial. Se a Carta sai ao contrário, prediz a necessidade de uma reestruturação afetiva.
  • 4 de Espadas - Significa isolamento e introversão. A pessoa vira-se para dentro de si própria, onde se recolhe e procura refúgio, pois não se sente à vontade para lutar. Se a Carta sai ao contrário, prediz uma pessoa só, isolada e indefesa.
  • 4 de Ouros - Equilíbrio mental. Também exprime um amor interesseiro, baseado na conveniência ou procura de estabilidade material. Se a Carta sai ao contrário, prediz dificuldades económicas, problemas de saúde ou instabilidade emocional.

Os Cinco - Instabilidade, Versatilidade, Comunicação, Abertura

As Cartas com o número 5 correspondem a Geburah na Árvore da Vida, ou seja, a severidade. É um número relacionado com a energia do planeta Marte. Simboliza a disciplina, a guerra e tudo o que é destrutivo. A sua missão é libertar a força da forma. Está situado na coluna da severidade e relaciona-se com o Arcano Maior número 5, O Papa.

No Tarot, o número 5 é tido como um número destrutivo. Todavia, não deixa de ter um papel importante neste oráculo porque, ao criar uma rutura com o passado, promove a renovação e dá força e ânimo para avançar no sentido de se criarem novas realidades.

  • 5 de Paus - Contendas e conflitos mentais. A pessoa está ávida de mudança, seja em que campo da vida for. Se a Carta sai ao contrário, prediz o mesmo, mas com maior intensidade.
  • 5 de Copas - A nível afetivo, é a Carta da família completa, para além do casal e do filho. No Tarot esotérico, a família é considerada um assunto kármico, o que quer dizer que a pessoa deve reaprender alguma coisa para poder crescer e evoluir. Se a Carta sai ao contrário, prediz conflitos familiares ou a perda de algo no círculo familiar.
  • 5 de Espadas - Esta é uma das Cartas mais fortes dos Arcanos Menores, já que a energia do número 5 e das espadas se fortalecem mutuamente. É a personalidade e a missão de Marte multiplicados por dois. Prevê a rutura total, uma grande mudança, a morte. Se a Carta sai ao contrário, prediz uma depressão profunda, uma morte lenta. Indica que a resistência à mudança acabará por destruir a pessoa.
  • 5 de Ouros - No plano material indica escassez de dinheiro e eventuais problemas económicos. Se a Carta sai ao contrário, acentua o cenário de dificuldade económica.

Os Seis - Harmonia, Aperfeiçoamento, Idealismo, Paz Interior

O número 6 no Tarot corresponde a Tiphareth, na Árvore da Vida, ou seja, a beleza. Está relacionada com a energia do Sol, com o equilíbrio e a redenção. A decisão está do lado da pessoa, trata-se da representação do livre-arbítrio. Todas as questões que surjam só podem ser resolvidas pelas decisões e através da ação da pessoa. O número 6 está vinculado ao Arcano Maior 6, O Apaixonado.

  • 6 de Paus - No plano mental representa dúvida e meditação. Se a Carta sai ao contrário, prediz o mesmo, mas indica que será ainda mais difícil para a pessoa ultrapassar as suas dúvidas.
  • 6 de Copas - Nas relações, representa o encontro de novos vínculos afetivos e o início de uma nova relação seja ela romântica, de trabalho, uma nova amizade, etc.. Se a Carta sai ao contrário, prediz a separação do casal, que não conseguiu superar as suas divergências, ou a interferência de fatores externos ao casal na sua vida conjugal, como problemas económicos ou familiares.
  • 6 de Espadas - Significa uma dúvida obsessiva que impede de tomar uma decisão e avançar. Se a Carta sai ao contrário, significa que é necessário voltar a pensar no que motiva o conflito para o tentar resolver da melhor forma possível.
  • 6 de Ouros - Indica que está na altura de agir. A pessoa deve falar menos e, em vez disso, agir. Se a Carta sai ao contrário, significa que a pessoa não tem como fazer em conformidade com a sua própria decisão.

Os Sete - Potencial, Ambição, Sonhos, Ilusão, Magia

Na cabala, o 7 corresponde ao Netzach na Árvore da vida, a vitória. Representa a energia do planeta Vênus, sendo tido como o número da transformação e da integração. É a Carta da mudança rápida, da variação. Esta relacionado com o Arcano Maior número 7, A Carruagem.

  • 7 de Paus - Representa a fluidez mental, a rapidez de raciocínio e as instituições súbitas. Indica uma mente ágil e subtil. Se a Carta sai ao contrário, significa que a mente está bloqueada.
  • 7 de Copas - Indica uma alegria temporária, uma surpresa agradável. Se a Carta sai ao contrário, prediz frustração porque algo esperado não se concretiza, particularmente, no campo afetivo.
  • 7 de Espadas - Sugere uma interrupção abrupta de algo ou de alguma coisa. O caminho das lutas não apresenta obstáculos. Se a Carta sai ao contrário, prediz uma separação involuntária que pode trazer dor. Contudo, a recuperação será mais rápida do que o previsível. Simboliza um transtorno imprevisto mas que não é duradouro.
  • 7 de Ouros - Sugere bem-estar material. O dinheiro e os bens materiais serão obtidos sem dificuldade ou esforço. Se a Carta sai ao contrário, prediz despesas repentinas ou uma situação pouco favorável no campo material.

Os Oito - Passagens, Mudança, Superação de Obstáculos, Abrandamento de Restrições

Na Cabala, o número 8 corresponde a Hod, o esplendor da Árvore da Vida. Regeneração espiritual, princípio, justiça, harmonia e equilíbrio são alguns dos princípios associados a este número. Está vinculado à energia do planeta Mercúrio e com o Arcano Maior, A Justiça.

  • 8 de Paus - Representa a mente equilibrada, que dá a atenção necessária a cada tema e assunto. Um intelecto que não se perde nem se distrai com miudezas e assuntos menores. Se a Carta sai ao contrário, significa que o equilíbrio é necessário para levar um projeto ou um assunto pessoal a bom porto.
  • 8 de Copas - Indica alegria, equilíbrio e harmonia afetiva. Se a Carta sai ao contrário, prediz falta de equilíbrio sentimental, a impossibilidade de ser feliz e de desfrutar a vida. Também sugere perda de tempo com falsas preocupações.
  • 8 de Espadas - Representa a necessidade do esforço para fazer acontecer alguma coisa. Pode predizer questões e litígios legais para se resolver alguma questão. Se a Carta sai ao contrário, indica uma situação de injustiça, perde-se um julgamento. Assuntos mal planeados podem trazer outras preocupações e a necessidade de repensar.
  • 8 de Ouros - Representa a capacidade de gerir bem as contas. Se a Carta sai ao contrário, indica má gestão ou que o dinheiro não chega para fazer face aos compromissos assumidos. Sugere a necessidade de uma reorganização financeira.

Os Nove - Intensidade, Ação, Coragem, Autoconfiança

O número 9 corresponde ao Yesod, a nona esfera na Árvore da Vida cabalística. Representa a verdade. É o pilar central, o pilar do equilíbrio, o recipiente que recebe tudo, que corrige e purifica. Quando o praticante do Tarot entra nesta esfera, inicia-se o seu período de consciência astral. Corresponde à energia da Lua e ao Arcano Maior número 9, O Eremita. Este 9 tem tendência para aprofundar e dar um ritmo mais lento às coisas.

  • 9 de Paus - Representa os projetos a longo prazo. Se a Carta sai ao contrário, significa que a mente está tranquila e funciona com claridade.
  • 9 de Copas - Implica alegria na solidão. A pessoa desfruta com prazer da sua intimidade. Quanto às relações, revela estabilidade. Se a Carta sai ao contrário, prediz uma ferida profunda e dolorosa a nível sentimental. A pessoa sente-se só e pode não encontrar serenidade por isso.
  • 9 de Espadas - Prediz uma luta longa e solitária. Se a Carta sai ao contrário, indica uma depressão e ruturas, ambas difíceis de superar.
  • 9 de Ouros - Indica recursos económicos escassos mas, ainda assim, suficientes para fazer face às despesas diárias. Se a Carta sai ao contrário, sugere dificuldades económicas durante um longo período de tempo.

Os Dez - Completude, Finais e Começos, Novos Destinos, Realização Pessoal

Na Árvore da Vida, o número 10 corresponde a Malkuth: o reino. Este é o local onde Yesod transmite as emanações purificadas para as expressar. É o sefiró mais próximo do mundo material. O número 10 representa a terra e a alma da terra. É o fim da viagem, onde se inicia o caminho da evolução, o desenvolvimento e as mudanças. Corresponde à energia do planeta Plutão e ao Arcano Maior A Roda da Sorte.

  • 10 de Paus - Prediz sintonia com uma nova visão mental. Se a Carta sai ao contrário, indica um novo começo de ideias e projetos.
  • 10 de Copas - Representa a alegria partilhada na comunidade e em grupo, como festas, convívios e contactos sociais. Se a Carta sai ao contrário, indica que a pessoa não se sente bem entre as outras pessoas ou que algum assunto a preocupa.
  • 10 de Espadas - Vislumbra lutas e confrontos mas, também, a vitória. Se a Carta sai ao contrário, indica depressão, perda ou derrota.
  • 10 de Ouros - Esta Carta sugere ganhos financeiros avultados no futuro. Se a Carta sai ao contrário, prediz dúvidas e mudanças de ambiente como, por exemplo, de casa ou de trabalho.

Figuras do Baralho de Tarot de Marselha- Significado e Personalidade

Agora que conhece o significado da sequência dos Ases até aos 10 descubra, também, a simbologia das Figuras dos Arcanos Menores no baralho de Tarot de Marselha.