Plutão na Astrologia - Significado, Signos e Mapa Astral

Destruição total, novas oportunidades, renovação e cura. Assim é descrito Plutão na Astrologia. Planeta "moderno" (só foi descoberto em 1930), logo foi associado aos eventos da década: a ascensão de uma nova geração de ditadores e o desenvolvimento da tecnologia nuclear. Plutão é corregente de Escorpião, cujo planeta regente tradicional é Marte. Tem uma personalidade intensa, obsessiva e compulsiva.

Glifo Plutão

" O crescente da alma paira sobre a cruz da matéria. Esta, é encimada pelo espírito, simbolizando a descida do espírito através da alma da matéria, e a mente inconsistente a sentir o fogo da renovação. "

Caracterização Astral

  • Qualidade Primordial - Não atribuída
  • Elemento - Não atribuído
  • Temperamento - Não atribuído
  • Rege/ DignidadeEscorpião
  • Dia da Semana - Não atribuído
  • Cores - Vermelho-escuro, magenta, violeta, preto
  • Detrimento/ ConflitoTouro
  • Exaltação - Por determinar
  • Queda - Por determinar
  • Virtude - Não atribuído
  • Vício - Não atribuído
  • Número - Zero
  • Obstáculos de Vidas Passadas - Abuso de poder, falta de confiança nas próprias convições, sacrifício de terceiros para fins individuais
  • Associações - Transformação, morte, nascimento e renascimento, mudança forçada, submundo, experiências infernais, ameaça de morte, riqueza, grandes negócios, sequestros, homicídios, investigação, inviabilidade, terramotos, erupções, vulcões
  • Palavras-chave - Nascimento-morte-ressurreição, poder, abuso, tabu, regeneração, obsessão, compulsão, mente inconsciente, ditador, orgasmo, diálogo religioso, psicanálise

Breves Factos da Astronomia sobre Plutão

Plutão é um dos planetas “modernos”, em conjunto com Úrano e Neptuno. Esta expressão refere-se aos planetas que eram desconhecidos na antiguidade, num tempo em que só era possível vislumbrar-los a olho nu e não havia instrumentos de observação. Plutão foi descoberto pelo astrónomo norte-americano Clyde Tombaugh em 1930. Por ser muito pequeno, é atualmente considerado um planeta anão, foi até 2006 considerado como planeta. 

Dada a grande distância deste planeta anão, a sua observação a partir da Terra é bastante difícil. Plutão demora 248 anos terrestres a dar uma volta completa em torno do Sol, pouco mais de 6 dias e 9 horas para completar uma volta sobre o seu próprio eixo de rotação e cerca de 20 anos a deslocar-se por um único signo do Zodíaco. Apesar de ser mais pequeno que a nossa Lua, Plutão possui uma ténue atmosfera.

Simbologia de Plutão na Astrologia

O simbolismo dos planetas “modernos” na Astrologia moderna é bastante independente dos mitos ligados ao mundo dos deuses. Contudo, tanto no caso de Neptuno como no de Plutão, os mitos enfeitam a interpretação astrológica.

Plutão, versão romana do senhor grego do mundo inferior, Hades, simboliza o inconsciente profundo, o crime e a depravação. Na mitologia, Hades usava um capacete de invisibilidade quando saía do inferno, o que foi de grande vantagem nas suas inúmeras campanhas de sedução. Do mesmo modo, Plutão fala do que é invisível ou aparente.

A descoberta de Plutão foi vista pelos Astrólogos como um presságio dos acontecimentos de 1930, incluindo a ascensão de uma nova geração de ditadores. Reflete, também, o nascimento de novas energias com imensa capacidade de destruição, como é o caso da energia atómica.

Plutão na Astrologia

PODER. SUBMUNDO. INFERNO.

Plutão simboliza o impulso de confrontar tudo o que há de mais profundo e misterioso na psique humana. Este planeta representa tudo o que é tóxico: na mente, nas relações, na sociedade, no mundo. Mas, também, tudo o que precisa de ser eliminado: a maldade, a inveja, a violência, o desprezo pelo próximo, a discriminação, o rancor, a injustiça, os valores que desprezam uns a favor de outros, a teoria da superioridade.

A função de Plutão na Astrologia é pôr em evidência tudo o que é mau e errado, dando-nos a oportunidade de nos confrontarmos com essa realidade e de a transformarmos. É como um choque elétrico, um aviso, um letreiro que nos diz que estamos a seguir por um mau caminho e que devemos pensar se é mesmo por ai que queremos ir.

Plutão faz luz sobre a alma. Obriga a pensar, a olhar para dentro, a refletir, a procurar no mais profundo do subconsciente as respostas. Incita a procurar as causas mais escondidas, a vasculhar a alma. Faz-nos a pensar na nossa verdadeira natureza, nos sentimentos mais profundos e nos valores pelos quais regemos a nossa vida. No modo como nos relacionamos com os outros, em família e em sociedade.

Nos momentos mais difíceis, de escuridão pessoal e de catástrofe social, Plutão leva a pessoa e a sociedade a experienciar as questões da vida com maior profundidade, conduzindo à renovação, ao renascimento e à cura. Este planeta conduz à criação de uma nova realidade para substituir a que termina mas, quase sempre, de modo violento.

Plutão na Astrologia - Transformação e Cura Emocional

Contudo, o papel de Plutão na Astrologia não se limita ao medo, à perda ou à aniquilação total. Em 1930, registou-se um grande avanço no campo da psicoterapia. Iniciar uma terapia, é uma exploração do nosso submundo, uma análise profunda ao nosso subconsciente (emoções enterradas) que, deste modo, se abre à cura emocional.

O conhecimento profundo nas mãos certas, tem uma enorme capacidade de transformação positiva. Contudo, em Plutão, mesmo este tipo de envolve sofrimento e tempo. Plutão, também pode significar riquezas pois o seu nome deriva de "plutos", a palavra grega para riqueza.

Como se Expressa Plutão Através dos Signos?

Dado as suas órbitas longas, o que torna os seus posicionamentos irrelevantes, os signos Áries (Carneiro), Touro, gêmeos (Gémeos), Aquário e Peixes não são considerados na esfera de influência de Plutão.

Câncer

Plutão em Câncer/ Caranguejo

Posição aproximada em Câncer - 1914-1939

Plutão a atravessar Câncer correspondeu a um período dramático para a Humanidade, abrangendo o tempo das duas guerras mundiais. Destruição, morte, genocídio, ascensão ao poder de figuras maléficas, foram acontecimentos que deixaram marcas profundas e influenciaram negativamente várias gerações.

Saber mais sobre Câncer

Leão

Plutão em Leão

Posição aproximada em Leão - 1939-1957

Com Plutão em Leão, nasceu a "Geração EU". Com o fim da II Guerra Mundial, a sociedade transformou-se. A família nuclear fragmentou-se com o forte desejo de individualidade. A vontade de autonomia e de liberdade de expressão individual, contribuíram para a criação de uma nova consciência e expressão sociais.

Saber mais sobre Leão

Virgem

Plutão em Virgem

Posição aproximada em Virgem - 1957-1972

Questões relacionada com a saúde e com a poluição do planeta ganharam relevo. A mulher conseguiu conquistar algum poder sobre o seu corpo, com a contraceção. O amor livre revolucionou a conceção tradicional da família e a natureza das relações.

Saber mais sobre Virgem

Libra

Plutão em Libra/ Balança

Posição aproximada em Libra - 1972-1984

Transformar os relacionamentos foi o desafio da presença de Plutão em Libra. A revolução social prolongou-se por esta fase alterando drásticamente o tecido social e o modo de estar nas relações.

Saber mais sobre Libra

Escorpião

Plutão em Escorpião

Posição aproximada em Escorpião - 1984-1995

Plutão em Escorpião infetou o mundo com uma nova doença que matou muitos e lançou o pânico: a SIDA. Face ao inesperado, à mudança social em curso e à ausência da capacidade de combater o mal, os indivíduos viraram-se para o espiritual.

Saber mais sobre Escorpião

Sagitário

Plutão em Sagitário

Posição aproximada em Sagitário - 1995-2008

Com Plutão em Sagitário, o idealismo aumentou. No entanto, velhas ideologias persistiram e o mundo continuou a ser um lugar injusto para milhares de pessoas. Velhos hábitos ainda precisam de ser questionados e transformados.

Saber mais sobre Sagitário

Capricórnio

Plutão em Capricórnio

Posição aproximada em Capricórnio - 2008-2022

Surge uma nova oportunidade para transformar a sociedade. Desta feita, a necessidade de tornar o mundo mais igualitário, onde todos os povos, de todos os continentes, consigam acesso à condições de vida condignas e à justiça social. A preocupação ambiental torna-se na agenda do dia. A necessidade de encontrar o bem-estar emocional torna-se cada vez mais presente em todas as culturas.

Saber mais sobre Capricórnio

Os Planetas na Astrologia

Cada planeta tem o seu domínio e simbolismo. A Astrologia moderna também considera na elaboração da carta astral, o planeta recém-descoberto Quíron. Em Astrologia todos os signos são masculinos ou femininos. Descubra mais sobre o simbolismo de cada um dos planetas na Astrologia, selecionando abaixo o planeta a consultar:

  • O Sol - Identidade, Individualidade, o Pai
  • A Lua - Instintos, Subconsciente, a Mãe
  • Mercúrio - Mentalidade, Comunicação
  • Vénus - Amor, Valores, Mulher
  • Marte - Ação, Homem, Desejo
  • Júpiter - Sabedoria, Expansão
  • Saturno - Desafio, Moderação
  • Úrano - Originalidade, Revolução
  • Neptuno - Espiritualidade, Ilusão
  • Plutão - Transformação, Submundo
  • Quíron - Integração, Cura
  • Nodo Norte - Destino, Potencial Futuro
  • Nodo Sul - Experiência Profunda, Lições Aprendidas

Cada planeta domina um aspeto específico da nossa vida. O signo solar, ou seja, o signo do Zodíaco onde o Sol estava posicionado no momento em que nascemos, rege a faceta mais íntima do nosso "Eu". Contudo, os restantes planetas do Sistema Solar também contribuem para a caracterização da nossa personalidade astrológica. Por exemplo, se Mercúrio, planeta que governa a comunicação, estava posicionado em Leão quando nasceu, é provável que o seu estilo de comunicação seja apaixonado e entusiasta - características tradicionalmente atribuídas a este signo.