A Justiça é a Carta VIII dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha - no Tarot Rider Waite, esta é a Carta XI, apesar do seu significado ser idêntico em ambos os baralhos. A figura desta Carta não aparece vendada e representa o poder de distinguir entre o que é justo e o que é injusto, de modo imparcial. Conheça o significado da Carta A Justiça no Tarot, as indicações que dá quando sai direita, invertida ou conjugada com outras Cartas e a sua possível aplicação às diversas facetas da vida e questões do dia a dia.
A numeração dos Arcanos Maiores diz-lhe o estádio em que se encontra quanto a uma situação ou a um problema em particular. Faça a sua pergunta ao Tarot e interprete o Arcano consoante o seu número e respetiva posição no baralho. Quando as suas experiências de vida estão completas, regressa ao zero, O Louco. Apesar do significado divinatório das Cartas, pense no Tarot como uma viagem. Se olhar desta forma para as Cartas que lhe vão saindo, a cada questão que coloca, torna-se mais fácil interpretar intuitivamente as Cartas e encarar as suas mensagens como, também, uma história de vida.
Índice
A Figura e a Simbologia da Carta A Justiça no Tarot de Marselha
- Arcano VIII
- Afinidade Zodiacal: Libra/ Balança
- Palavras-chave: Justiça, honestidade, força física, mental e emocional, coragem, autoconsciência, imparcialidade, compaixão, lealdade, razão, isenção, neutralidade, idealismo.
- Expressões-chave: Equilíbrio em todas as relações, necessidade de enfrentar e de ver a realidade tal como ela é, aprender a responsabilizar-se pelos próprios actos, capacidade de perdoar a imperfeição, força interior, ter consciência dos próprios instintos.
- Conselho: Mantenha-se fiel aos seus valores.
- Significado Invertido: Poderá haver tratamento injusto ou um erro judicial.
A Figura
No Tarot, a figura de A Justiça é ilustrada por uma mulher sentada no seu trono. Na mão direita, segura uma espada desembainhada com a ponta virada para cima. Com a esquerda, segura uma balança com dois pratos em equilíbrio. O trono é estável e sólido, tal como o que se apresenta na Carta O Imperador.
Está de frente, mostrando equilíbrio e simetria. A espada representa o poder distributivo e o equilíbrio da balança. A figura não está vendada, mas sim com os olhos abertos, o que simboliza um sentido de justiça racional. Não precisa de uma venda para julgar de modo imparcial, dando a cada um aquilo que merece.
Na Numerologia, o número 8 representa o poder máximo da consciência, da energia material e espiritual. Na cabala, corresponde à vereda número 22 da Árvore da Vida: a severidade da beleza.
A Simbologia
O significado desta Carta é bem direto e evidente: refere-se à justiça, à imparcialidade, à lógica, ao equilíbrio na relação com os outros. Numa leitura, esta Carta é bastante positiva quando direcionada para os negócios, sociedades e parcerias.
A Justiça também indica o caminho para dar e receber bons conselhos e que decisões tomadas por quem de direito serão a favor do consulente. Esta Carta promove o sentido de equilíbrio de harmonia intelectual sendo a sua mensagem fundamental a honestidade, lealdade e idealismo.
Leitura da Carta A Justiça no Jogo de Tarot de Marselha
Leitura da Carta Direita
Quando na posição direita esta Carta pode significar um novo contrato de trabalho, uma nova parceria vantajosa para ambas as partes ou êxito em assuntos legais. Também sugere que, caso o consulente tenha sido alvo de algum ato ou avaliação injusta no passado, a verdade possa ser agora reposta.
A Justiça também pode ser interpretada a um nível mais espiritual, como ativação de karma positivo, ou seja, o consulente poderá ser recompensado nesta vida por ações realizadas no passado. Desta forma, o equilíbrio cósmico é reposto e a pessoa gozará de um fase muito favorável na sua vida.
Leitura da Carta Invertida
Na posição invertida, A Justiça significa, geralmente, o inverso, ou seja, a injustiça. Mesmo que o consulente tenha razão em algum assunto ou matéria, a decisão pode não lhe ser favorável. Quando esta Carta aparece nesta posição numa leitura, os assuntos legais não estão favorecidos.
Podem ser feitas falsas acusações ou o julgamento ser baseado em preconceitos. Invertida, esta Carta aconselha prudência na escolha das pessoas que se procuram para conselheiros. Estes devem ser imparciais e dar as suas sugestões sem interesses pessoais.
Também alerta para a necessidade de pensar sobre eventuais opiniões e a não tomar decisões precipitadas ou mal fundamentadas.
Leitura de Combinações de A Justiça com Outras Cartas do Tarot de Marselha
Quando combinada com O Eremita, A Justiça indica que as respostas lógicas que o consulente procura estão dentro de si mesmo e não tanto nos conselhos e opiniões que possa procurar junto de outras pessoas. Junto de O Enforcado, sugere um desenvolvimento espiritual que resulta da análise da situação e da aprendizagem que daí resulta. A combinação com O Louco sugere o uso sensato da liberdade. Quando colocada junto de O Diabo, A Torre e A Lua, indica que os obstáculos e as forças negativas vão ser ultrapassados.
Arcanos Maiores do Tarot de Marselha
Os Arcanos Maiores, ou Grandes Mistérios, são tidos como símbolos de grandes questões, momentos ou pessoas. As suas Cartas representam um arquétipo humano, evocando os mais variados sentimentos, posições morais e comportamentos. Descubra os Arcanos Maiores e conheça o significado da leitura de cada um das Cartas do Tarot de Marselha.
- 0 - O Louco - Confiança
- I - O Mago - Energia
- II - A Papisa - Intuição
- III - A Imperatriz - Criatividade
- IV - O Imperador - Concretização
- V - O Papa - Tradição
- VI - Os Enamorados - Atração
- VII - O Carro - Determinação
- VIII - A Justiça - Verdade
- IX - O Eremita - Introspeção
- X - A Roda da Fortuna - Ciclos
- XI - A Força - Coração Valente
- XII - O Enforcado - Suspensão
- XIII - A Morte - Transformação
- XIV - A Temperança - Paciência
- XV - O Diabo - Impostura
- XVI - A Torre - Crise
- XVII - A Estrela - Iluminação
- XVIII - A Lua - Jornada Noturna
- XIX - O Sol - Esplendor
- XX - O Julgamento - Avaliação
- XXI - O Mundo - Apogeu
Leitura, Simbologia e Interpretação dos Arcanos Maiores no Tarot
O Tarot é usado como uma ferramenta de autodescoberta e de autoconhecimento. Nesse sentido, mais do que adivinhar o futuro, serve para ler e interpretar todos os elementos da nossa vida: descreve o momento atual, esclarece os motivos, desejos e intenções e aponta o caminho e as energias que estão presentes na nossa vida.
As leituras possíveis para cada Carta de Tarot são de uma variedade praticamente infinita. Não existe uma interpretação única para cada Carta, para cada disposição de Cartas ou para cada método de leitura. O Tarot baseia-se na intuição. Cada pessoa que lê a mensagem de uma Carta, ou de um conjunto de Cartas, desvenda intuitivamente o significado da mensagem da Carta e como se liga com a sua própria realidade e circunstâncias da vida.
A palavra "arcano" tem origem no latim e significa "segredo" e, no Tarot, os Arcanos Maiores são tidos como figuras universais, simbólicas e figurativas: são considerados simbólicos de grandes questões, momentos ou pessoas. São considerados arquétipos, ou seja, representam os mais diversos sentimentos, posições morais e comportamentos humanos. Quando surgem numa leitura, indicam um acontecimento ou decisão importantes, seja de caráter prático, espiritual ou emocional. Também estabelecem correspondência com os signos e planetas da Astrologia.